XBOX Microsoft Gaming - Xbox Games Showcase, 9 de junho às 18h00

Do que tenho reparado é que o Spencer é um grande gestor na área do hardware e um péssimo gestor na área dos jogos... Desde que ele entrou, praticamente todos os estúdios quebraram de rendimento.

Foi sempre a subir até ao final da geração 360, assim que ele entrou no comando, muitos grandes jogos perderam bastante qualidade, calendário de lançamentos bastante irregular, muitos jogos com grande orçamento bastante a baixo das espectativas, etc.

Se fizer uma análise dos grandes IPs da Xbox antes e depois dele, é uma quebra abismal.
 
Do que tenho reparado é que o Spencer é um grande gestor na área do hardware e um péssimo gestor na área dos jogos... Desde que ele entrou, praticamente todos os estúdios quebraram de rendimento.

Foi sempre a subir até ao final da geração 360, assim que ele entrou no comando, muitos grandes jogos perderam bastante qualidade, calendário de lançamentos bastante irregular, muitos jogos com grande orçamento bastante a baixo das espectativas, etc.

Se fizer uma análise dos grandes IPs da Xbox antes e depois dele, é uma quebra abismal.
Não é ele que está à frente dos Xbox Studios é o Matt Booty.

Isto andar sempre a atacar o Phil já parece o caso Ronaldo, se não fosse o Phil a marca tinha acabado.

É normal que com o crescimento rápido que teve, se perca algum controlo e depois há gestão separada como da Bethesda.

Há sempre reports para cima mas os de baixo é que têm de ser profissionais.

Em todo o caso não quero defender a MS foi 1 ano fraco, mas graças ao Gamepass nunca parei de jogar e continuo com fila de espera.

Não esquecer que temos 8 jogos confirmados para 2023, se chegarem todos é uma barrigada muito grande. O objetivo da MS quando tiver tudo alinhado é 1 FirstParty a cada 2 meses.
 
Escrevi para a thread do Game Awards,mas meto aqui tambem.


Alguns do que foram comprados em 2018/2019 ainda tinham jogos de outros acordos no forno(Obsidian com o Outer Worlds,InXile com o Wasteland 3,Double Fine com o Psychonauts 2).
A Playground Games meteu 2 Forzas cá fora e criou a equipa que está a trabalhar no reboot do Fable.
Ninja Theory esta trabalhar no Hellblade 2 e um jogo mais pequeno de horror(Project Mara).
The Initiative foi criada em 2018,e producao do Perfect Dark a serio começou ano passado com a adicao da malta da Crystal Dynamics.
Undead Labs é que ainda nao mostrou nada desde do trailer cgi de 2020. É ver se é um dos jogos de segundo semestre 2023(nao me acredito) ou 2024.



Malta da Bethesda,assim de cabeça é basicamente:

-MachineGames está a trabalhar em algo desde de que o Wolfenstein 2 saiu em 2018(Wolfenstein 3?). Para além disso tem o jogo do Indiana Jones em pre-producao.

-Tango Gameworks esteve a trabalhar no Ghostwire Tokyo que saiu este ano.

-Arkane Lyon meteu o Deathloop cá fora ano passado. Arkane Texas vai meter o Redfall cá fora para o ano.

-Bethesda(o estudio) está a fazer Starfield.

-iD Software meteu o Doom Eternal cá em 2020 e trabalhou nas expansoes em 2021. O que quer que estejam a fazer tem talvez dois anos de trabalho,1 com o estudio todo a remar na mesma direcção.


Mojang faz Minecraft e spinoffs do Minecraft.
343 meteu o Halo Infinte cá fora em 2021.
Turn10 vai meter o reboot do Forza Motorsport cá fora em 2023.
The Coalition é que está desaparecida desde que meteram cá fora o Gears 5 em 2019 e o dlc do Hivebusters em 2020.Sabe-se que vao usar Unteal Engine 5 no proximo jogo e nada mais.


E depois há a malta do XGP(Xbox Game Publishing,o que trata de acordos para fazer jogos exclusivos com estudios externos).
Sabe-se de um jogo da da IO Interactive(os do Hitman),da Stoic Studio(malta dos Banner Saga) e por fim o Contraband(malta do Just Cause,anunciado em 2021).



Assim muito friamente,para a segunda metade do ano que vem eu apostava no Avowed,Hellblade 2,Wofenstein 3. E digo Avowed porque a Obsidian está com o gás todo. Para lá de terem expandido com o dinheiro da MS(como a maioria dos estudios de 2018 e 2019 tiveram de fazer),supostamente estao a usar outsourcing forte e feio.




Sabias palavras, completamente de acordo!

Não sei até que ponto sendo o Game Pass tendo enorme sucesso se não afecta esta calmaria...

Se é para crescer ainda mais e mais rapido,é preciso ter um fluxo jeitoso de first parties a sair todos os anos+continuar a arranjar AAA recentes third party. Se o negocio da ABK for em frente,ter o COD day one tambem é outro boost grande.
 
Não é ele que está à frente dos Xbox Studios é o Matt Booty.

Isto andar sempre a atacar o Phil já parece o caso Ronaldo, se não fosse o Phil a marca tinha acabado.

É normal que com o crescimento rápido que teve, se perca algum controlo e depois há gestão separada como da Bethesda.

Há sempre reports para cima mas os de baixo é que têm de ser profissionais.

Em todo o caso não quero defender a MS foi 1 ano fraco, mas graças ao Gamepass nunca parei de jogar e continuo com fila de espera.

Não esquecer que temos 8 jogos confirmados para 2023, se chegarem todos é uma barrigada muito grande. O objetivo da MS quando tiver tudo alinhado é 1 FirstParty a cada 2 meses.

Pois, mas mesmo esse só pode seguir em frente com decisões se o Spencer concordar. Se o Matt quiser fazer um jogo e o Spencer dizer que não vai financiar, o jogo não é feito e ponto final. Retirar a responsabilidade ao Spencer é só querer jogar areia para os olhos. É a mesma coisa que querer culpar o estado do SNS ao ministro da saúde e não ao Antonio Costa.

E não estou a falar dessa geração, estou a falar desde o inicio da geração anterior, quando o Spencer começou a mandar na Xbox, em 2014. Teve tempo mais do que suficiente para ter arrumado a casa em termos de estúdios e aconteceu o contrário.

Basta fazer uma analise as IP's que o Spencer recebeu da Xbox 360 e o estado que elas estão hoje em dia... O único que foi sempre a evoluir foi o Forza Motorsport. De resto estagnaram, degradaram ou mesmo desapareceram... O Halo é uma fração do que já foi, o Forza Motorsport está estagnado, Gears está estagnado, Fable desapareceu (até novo lançamento), Crackdown cometeu suicídio, Dead Rising estagnado, entre outras IP's que tiveram sucesso e estão mortas... E isso com cheques em branco a vir da Microsoft.

Não se pode dizer que o Spencer não recebeu a Xbox com várias IP's para dar continuidade e que a gestão nesse sentido foi só um desastre. Tanto que agora a Microsoft está a tentar recuperar o tempo perdido a fazer compras astronômicas. Mas pelo que temos visto, é melhor ele deixar essa area, pois com o mesmo andamento, daqui a 10 anos a Bethesda desaparece.

Em relação ao Hardware e serviços, tomou grandes decisões que ajudou a marca, mas em termos de gestão de estúdios e jogos, deixa muito a desejar.
 
Vai ser como o Ketchup do Ronaldo, quando sair vão sair uma explosão deles.

O Starfield neste momento é a grande promessa poderá ser um dos IPs entrar como candidato a GOTY é como na altura da X360 foi com o Mass Efect em que para mim foi a melhor geração da Xbox.

Estou a torcer para que o Starfield tenha mesmo sucesso para se perceber que não é só promessas e mais promessas e aquisições de estudios, quantidade nem sempre é qualidade.
 
O Starfield concorrer para GOTY concordo mas infelizmente, mesmo com o apoio técnico da MS, espero um jogo muito buggado. No entanto, tenho a certeza que será mais um grande IP a juntar ao Elder's Scrolls e Fallout.

Assim sendo, a Bathesda tem sandboxes em praticamente todas as áreas. Fantasia, pós apocalíptico e futurista.

De realçar que em Fevereiro a Zenimax vai anunciar o seu novo MMO que conta com muito suporte da MS.
 
O Starfield concorrer para GOTY concordo mas infelizmente, mesmo com o apoio técnico da MS, espero um jogo muito buggado. No entanto, tenho a certeza que será mais um grande IP a juntar ao Elder's Scrolls e Fallout.

O Fallout 4 saiu todo buggado como é apanágio da Bethesda, e não foi isso que o impediu de ser nomeado para GOTY no Game Awards, e só não ganhou porque concorreu no mesmo ano que o The Witcher 3, e qualquer jogo que fosse, não teria a mínima hipótese.

Se sair grande jogo, não será os bugs que o farão deixar ou não de ser nomeado. Já o concorrer em nome da Microsoft é que poderá ter mais influencia.
 
@Ansatsu Mas foi o que eu disse.
Concordo que irá concorrer a GOTY mas a "Bugthesda" já tem cadastro e depois de um adiamento que não ajudou à já má imagem da MS em 2022, os problemas técnicos, que certamente terá, vão ser alvo de muito escrutínio e impacto na opinião geral.
 
@Ansatsu Mas foi o que eu disse.
Concordo que irá concorrer a GOTY mas a "Bugthesda" já tem cadastro e depois de um adiamento que não ajudou à já má imagem da MS em 2022, os problemas técnicos, que certamente terá, vão ser alvo de muito escrutínio e impacto na opinião geral.

Atenção que se fosse pela Bethesda o jogo não era adiado e tinha sido lançado no mês passado. A Bethesda nunca adiava jogos, estivesse no estado que estivesse.

A Microsoft é que meteu o dedo, por intermédio do Phil, e disse que o jogo teria de ser adiado. Por isso imagino que vão usar estes meses a mais, para fazer correções e mais correções de bugs e sair bem melhor do que os jogos anteriores nesse aspecto.
 
Meia verdade. Morrowind e o Oblivion foram adiados.
E a MS ter "metido o dedo" pouco ou nada me diz porque temos um 1st party que pouco ou nada ganhou com isso. Falo, obviamente, do Halo.

Apesar disto tudo, o jogo vai ter problemas de performance e bugs. E quem disser o contrário, lamento, mas não sabe o que diz. Especialmente no trailer vimos vários problemas técnicos e até mesmo bugs.

Com isto tudo, não significa que não seja um grande jogo. Porque certamente que será. Joguei Skyrim no lançamento e está no meu top de melhores jogos de sempre. Não posso dizer o mesmo do Fallout 4 mas deixei perto de 600h nele.

Por muito apoio que tenha da MS, um sandbox desta grandeza terá sempre problemas.

EDIT:
E metendo o meu tin foil hat, até acredito que a MS fez esta jogada de adiamento não só por causa da performance do jogo mas sim porque também quer ter um GRANDE candidato a GOTY e sabia que o Elden Ring ia ganhar o de 2022.
 
EDIT: E metendo o meu tin foil hat, até acredito que a MS fez esta jogada de adiamento não só por causa da performance do jogo mas sim porque também quer ter um GRANDE candidato a GOTY e sabia que o Elden Ring ia ganhar o de 2022.

Para as empresas, isso pouco ou nada diz, a não ser em termos publicitários. Mas, caso fosse isso, teriam lançado na mesma este ano, até mesmo para "terem algo", e iria acabar por ser nomeado na mesma.
 
@JoaoRibeiro24 Publicidade e Marketing é algo que a MS falha em muito na Europa, por isso, é sempre um ponto para apostar.

Uma coisa é ser nomeado, outra é ganhar o prémio. Depois do impacto que o Elden Ring teve, dificilmente iriam tirar do trono. Mas isto sou eu com as teorias da conspiração.
 
E a MS ter "metido o dedo" pouco ou nada me diz porque temos um 1st party que pouco ou nada ganhou com isso. Falo, obviamente, do Halo.

Essa comparação não tem muita logica, pois são estúdios totalmente diferentes. Inclusive, a Bethesda não faz parte da Xbox Game Studios, tem a sua própria autonomia.

Uma coisa é certa, se a Bethesda tivesse lançado o jogo em Novembro, como estava previsto, é uma certeza que sairia com bem mais bugs do que quando for lançado no próximo ano.

A não ser que passem os próximos meses a dormir ao invés de andarem a corrigir bugs...

Apesar disto tudo, o jogo vai ter problemas de performance e bugs. E quem disser o contrário, lamento, mas não sabe o que diz. Especialmente no trailer vimos vários problemas técnicos e até mesmo bugs.

Isso vai ter sempre. Até te digo mais, o jogo é lançado, lançam uns 10 patch's, e mesmo assim vai ter bugs e vão continuar a lançar mais patch's. O que quero dizer é que vai ter muito menos bugs do que se tivesse sido lançado no mês passado.


Estamos a falar de um Open World RPG massivo com alterações na historia conforme as nossas decisões. Este tipo de jogos é praticamente impossível ser lançado sem bugs.
O melhor jogo de todos os tempos para mim, o The Witcher 3, também foi lançado carregado de bugs, exatamente pelos mesmos motivos. Aliás, o TW3 teve 24 patch's. Isso não o impediu de ganhar o GOTY e de vencer uma carrada de outros premios.
 
Vocês falam do Halo Infinite mas apesar do adiamento e vir pouco completo etc, já foi jogado por mais de 20Milhões de jogadores ok é F2P o MP, mas só é batido na MS pelo Sea of Thieves mais de 30Milhoes jogaram esse. (Não conto o Minecraft)



Quanto a updates no God of War Ragnarok dois dos updates que teve após o lançamento, tiveram perto de 100 correções e mesmo assim é o segundo melhor jogo do ano.
Vivemos numa época diferente, mundos muito grandes é difícil de testar tudo ao pormenor tal a quantidade de pormenores.
A MS está a desenvolver IA para testar os jogos por exemplo, o que pode vir a encortar tempos de desenvolvimento se ela for eficaz a detectar problemas.
 
Pois, mas mesmo esse só pode seguir em frente com decisões se o Spencer concordar. Se o Matt quiser fazer um jogo e o Spencer dizer que não vai financiar, o jogo não é feito e ponto final. Retirar a responsabilidade ao Spencer é só querer jogar areia para os olhos. É a mesma coisa que querer culpar o estado do SNS ao ministro da saúde e não ao Antonio Costa.

E não estou a falar dessa geração, estou a falar desde o inicio da geração anterior, quando o Spencer começou a mandar na Xbox, em 2014. Teve tempo mais do que suficiente para ter arrumado a casa em termos de estúdios e aconteceu o contrário.

Basta fazer uma analise as IP's que o Spencer recebeu da Xbox 360 e o estado que elas estão hoje em dia... O único que foi sempre a evoluir foi o Forza Motorsport. De resto estagnaram, degradaram ou mesmo desapareceram... O Halo é uma fração do que já foi, o Forza Motorsport está estagnado, Gears está estagnado, Fable desapareceu (até novo lançamento), Crackdown cometeu suicídio, Dead Rising estagnado, entre outras IP's que tiveram sucesso e estão mortas... E isso com cheques em branco a vir da Microsoft.

Não se pode dizer que o Spencer não recebeu a Xbox com várias IP's para dar continuidade e que a gestão nesse sentido foi só um desastre. Tanto que agora a Microsoft está a tentar recuperar o tempo perdido a fazer compras astronômicas. Mas pelo que temos visto, é melhor ele deixar essa area, pois com o mesmo andamento, daqui a 10 anos a Bethesda desaparece.

Em relação ao Hardware e serviços, tomou grandes decisões que ajudou a marca, mas em termos de gestão de estúdios e jogos, deixa muito a desejar.

O Dead Rising é da Capcom e eles fecharam o estudio depois do 4...
 
Essa comparação não tem muita logica, pois são estúdios totalmente diferentes. Inclusive, a Bethesda não faz parte da Xbox Game Studios, tem a sua própria autonomia.
Tem tanta autonomia que o próprio Phill "meteu o dedo" para adiarem o jogo.
A comparação tem lógica quando se fala de estúdios da MS, comprados agora ou não. A responsabilidade está lá.
 
Tem tanta autonomia que o próprio Phill "meteu o dedo" para adiarem o jogo.

Porque o Phil é o CEO da Microsoft Gaming.

Tens a Microsoft Gaming no topo e depois tens a Xbox Game Studios e a Bethesda Softworks.

Cada uma delas depois tem vários estúdios, sendo a Bethesda autónoma e independente em relação à Xbox Game Studios.

E o Halo que me recorde, o problema nunca foi bugs, mas sim falta de conteúdo. Ainda menos lógica tem a comparação.
 
Vocês falam do Halo Infinite mas apesar do adiamento e vir pouco completo etc, já foi jogado por mais de 20Milhões de jogadores ok é F2P o MP, mas só é batido na MS pelo Sea of Thieves mais de 30Milhoes jogaram esse. (Não conto o Minecraft)



Quanto a updates no God of War Ragnarok dois dos updates que teve após o lançamento, tiveram perto de 100 correções e mesmo assim é o segundo melhor jogo do ano.
Vivemos numa época diferente, mundos muito grandes é difícil de testar tudo ao pormenor tal a quantidade de pormenores.
A MS está a desenvolver IA para testar os jogos por exemplo, o que pode vir a encortar tempos de desenvolvimento se ela for eficaz a detectar problemas.
Tinha ideia que o FH5 tinha cerca de 25 milhões
 
Back
Topo