Microsoft Surface Laptop 3

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff

A Microsoft acaba de anunciar o novo Surface Laptop 3, uma evolução do Surface laptop 2 do ano anterior com duas diferenças: está atualmente disponível em dois tamanhos (13,5" e 15") e a versão de 15" tem a opção de ter um processador AMD além da habitual opção Intel.

Os preços indicativos nos EUA são de 999 dólares e 1199 dólares para os modelos de 13,5" e 15" respetivamente podendo ser encomendados a partir de hoje com entrega prevista a partir do dia 22 de Outubro.


Surface Laptop 3 13,5"

Ecrã tátil com um aspect ratio 3:2.

Touchpad 20% superior ao modelo anterior.

Em termos de portas, a porta Mini DisplayPort é substituida por uma porta USB-C 3.1. Pode ser usada para carregar o Surface e para video out mas não suporta Thunderbolt 3, ou seja, não permite por exemplo ligar uma placa gráfica externa. Mantem como no modelo anterior uma porta USB-A, uma porta para auscultadores 3,5mm e o conector de power.

Disponível em 4 cores: preto, prateado, dourado e azul. Os modelos em prateado e azul continuam em alcântara mas os restantes em alumínio.

Em termos de processadores, são Intel Core i7 e Core i5 de 10ª Geração.

A reparabilidade foi bastante melhorada podendo ser substituidas algumas partes como por exemplo o SSD.


Surface Laptop 3 15"

A novidade deste ano, não só no tamanho mas também porque estreia a AMD na linha de processadores nos Surface. Sabe-se que as opções são Ryzen 7 3780U e Ryzen 5 3580U com até 32GB RAM. Estranhamente em termos de SSD a opção parece ir apenas até aos 512GB quando no de 13,5" parece poder ir até 1TB.

Inclui USB-C mas também sem Thunderbolt 3.
Os modelos são integralmente em alumínio.

Teardown do ifixit: https://www.ifixit.com/Teardown/Microsoft+Surface+Laptop+3+(15-inch)+Teardown/127277
 
Última edição:
Sempre gostei do Surface Laptop. Pena que não tenham permitido que a par do SSD, também a RAM pode-se ser actualizável. Neste cenário sim, bateria palmas, muitas palmas.

Também dar a opção de não usar um Alcatara a favor do metal (alumínio) é muito bem vindo. Até mesmo para melhor dissipação térmica.

Por fim o de 15" ... ai ai. Se não fosse um tipo mais virado para Macs, este seria possivelmente aquele que me deixaria mais inquieto para adquirir.
 
Última edição:
Eu adicionava dois pontos completamente diferentes:

1- Windows 10. Não tendo ainda o último update no Surface Laptop 2 é um pouco caricato que a Microsoft nos seus próprios produtos esteja nesta situação.

2- O modelo de 15" é interessante mas a gráfica é integrada. O GPU deve ser inferior ao do ano anterior. Se assim for acaba por ser um passo atrás em termos de performance pura. Para a Intel é difícil engolir ver-se arredado do modelo de 15" e vai ser interessante ver qual vai ser mais vendido.
 
2- O modelo de 15" é interessante mas a gráfica é integrada. O GPU deve ser inferior ao do ano anterior. Se assim for acaba por ser um passo atrás em termos de performance pura. Para a Intel é difícil engolir ver-se arredado do modelo de 15" e vai ser interessante ver qual vai ser mais vendido.

Existe o modelo de 15" com Intel para empresas.
 
Existe o modelo de 15" com Intel para empresas.

Lá está. Uma confusão. Não percebo o objectivo destas confusões de todo. É uma coisa, mas depois há pode ser outra e coisas mais. Podes explicar?

Por tudo isto, apesar do ai ai ai .. fico é quieto a ver a coisa passar. Há pessoas que não t|em alternativa se não navegar nestes meandros de obscuridade. E nesse sentido percebo que considerem isto tudo normal e se calhar desejável. Pessoalmente gosto de saber claramente o que estou a comprar em termos de performance.
 
Existe o modelo de 15" com Intel para empresas.

Vai haver um Surface Laptop 3 com Intel? Não é só 2 modelos com AMD? Não li isso em lado nenhum. Se puderes colocar a fonte agradeço para ficarmos esclarecidos. Realmente isso é estranho. Não vejo vantagem nem porque raio há-de haver mais um SKU só para empresas mas a Microsoft lá sabe.
 
https://www.zdnet.com/article/micro...nch-surface-laptop-3-for-business-users-only/
https://www.windowscentral.com/microsoft-has-15-inch-surface-laptop-3-intel-cpus-only-businesses

Bem quanto a ser apenas Intel para empresas eu sinceramente entendo a opção.

Basta estar dentro do meio para perceber quando se questiona "Porque não adquirimos antes servidores / máquinas com AMD?", a resposta é imediata "AMD não presta, não faz sentido, temos tudo Intel, etc etc etc."

Aliás é raro existir propostas dos fornecedores fora as opções Intel.

Edit: pelos os vistos vai chegar também aos particulares

Update (October 7): I don't know the reason for this, but the Surface Laptop 3 15" Intel® Core™ i5/16/256 (10thGen) SKU will be available for commercial customers at a later date, not on October 22 like the rest of the family. Hopefully Microsoft will share more in the coming weeks about what's going on with that model.
 
É normal, o Surface Book 2 têm GPU dedicado enquanto este é integrado, o importante era ser melhor que as UHD e as Iris da Intel. Estranho é entre tantas SKUs não oferecerem uma de 15 com GPU dedicado estilo uma 5500M.

Fica um bocado decepcionante a bateria, nunca vou perceber porque é que a AMD usa cores Zen com 1 geração de atraso nos portáteis.
 
Última edição:
Eu compreendo a lógica do teu raciocínio, mas por outro lado esta é uma nova geração e é difícil explicar aos utilizadores que a performance é pior na nova geração em particular quando é um equipamento ainda maior.
Por outro lado a autonomia pior é de facto um problema incontornável para a AMD que tem que melhorar se quer ser alternativa.
 
Tecnicamente não é uma nova geração do mesmo produto, o Surface com Nvidia era o Surface Book 2 de 15'. O Surface Laptop 2 era só de 13' e era só Intel.

Mas sim, é dificil de explicar só gráficos integrados num portatil de 15', alem de que apesar de ser melhor no overall o single core continua atrás.
 
Última edição:
Se fosse só o combo GPU+CPU pior.
Até o o ecrã, que não é mau, podia ser melhor pelo o valor que pedem.

É um novo, pior produto.
 
Back
Topo