Microsoft's "Vienna" Due in 2009

MaxDamage

Power Member
Microsoft CEO Steve Ballmer has already proclaimed that there is "More where that came from" when it comes to operating systems. According to PC World, 2009 is when we can expect more "wow" from Microsoft. During that year, Microsoft is expected to release the follow-up to Windows Vista which is codenamed Vienna.

Microsoft doesn't want another repeat of the 5-year drought between the release of Windows XP and Windows Vista, so the company is accelerating its plans for its next generation operating system.

The time and effort that should have been exerted on Windows Vista were instead diverted to getting Windows XP SP2 out the door. "Then when we came back to it, we realized that there were incremental things that we wanted to do, and significant improvements that we wanted to make in Vista that we couldn't deliver in one release," said Ben Fathi, a corporate VP in Microsoft's Windows Core Operating System Division.

The lack of focus resulted in a number of features being dropped from the initial release of Windows Vista. These included WinFS, native HD DVD and FireWire-B support, enhanced speech recognition and PC-to-PC sync.

Some of these shortcomings will be addressed with the first service pack for Vista, codename Fiji. A fully realized version of WinFS, however, will likely not appear until Vienna.

Fathi declined to comment on what exactly to expect with Vienna, but simply left PC World with these musings: “We're going to look at a fundamental piece of enabling technology. Maybe its hypervisors, I don't know what it is. Maybe it's a new user interface paradigm for consumers." According to Fathi, we’ll have to stay tuned within the next few months to see what exactly Microsoft has up its sleeves for Vienna.
fonte


Algumas das possíveis características do Vienna (link codename Fiji):

-The current interface will be completely stripped, no more explorer shells,
and taskbars. No start menu. Probably no toolbars, or menus (which already
started with Vista).

-Speech Recognition will become a major input device (though it will not
replace the keyboard and mouse) and will be supported by most third party
applications

-Many projects from Microsoft’s R&D will come into play, especially from
their VIBE research center. A pie-menu is rumored to be used.

- A new version of NTFS wrapped in a more powerful WinFS. No more drives, or
files/folders location to worry about. File Management will be done through
applications, which will automatically index and sort the files they support.

- Even bundled applications will evolve a lot (compare WMP6 with WMP11).

- Search will part a huge part in Vienna (like it does in the control panel
of Vienna)

- Applications with non-managed code will run in a sandbox mode (like IE7
does in Vista), so that security exploits in a single application doesn’t affect
the entire OS.


Hmmm, parece-me muita coisa para estar pronta até 2009, a ver vamos.. :rolleyes:
 
Última edição:
O Vienna não começou a ser programado há meio mês atrás, sabes? :rolleyes:

Pois nao...e o vista tb nao tinha começado a ser codado quando saiu o xp....e nem 5 anos chgaram para eles conseguirem implementar o novo sistema de ficheiros e todas as revoluções que eram prometidas...
Cheira-me que esta aposta em 2009 pode significar que o vista foi um SO feito em cima do joelho, que apenas serve para ganhar tempo.

O tempo dirá se estou enganado ou nao.

http://jameskyton.wordpress.com/2006/12/29/beyond-windows-vista-fiji-and-vienna/
 
Última edição:
Toda a gente sabe (ou devia saber) que o Windows Vista é um sistema que não era previsto. O previsto era a passagem XP > "Blackcomb/Vienna". O Vista foi apenas uma necessidade de percurso.
 
Acho incrível como é que podes qualificar o Vista de fiasco nem um mês antes de este ter saído. Mas mais incrível ainda, é qualificares um sistema como o Vienna de fiasco, que ainda está longe de estar concebido. Ou és bruxo ou troll.
 
Não me chateia nada o Vista não ter vindo para ficar. Só mudei para o XP no Verão e, até agora, está a servir para o que quero.

(e só de pensar em ter que investir em hardware para ter um os a correr relativamente bem, até me vêm as lágrimas aos olhos)

De qq maneira esse tal Vienna parece ter inovação suficiente para, pelo menos, me manter alerta.
 
Então o Vista vai ser outro ME? que em pouco tempo ninguem usava.....

Pelos vistos... isto se cumprirem com a data de 2009, coisa que me parece muito difícil. O que me chateia mais nisto tudo é a quantidade astronómica de dinheiro envolvida nestas mudanças. Quem quer um Vista completo e útil tem neste momento de desembolsar à volta de 500 euros. Ora se daqui a dois anos sai um novo SO, serão mais 400, 500, 600 euros? Isto fica em 250 euros por ano para ter o SO mais actual.

Isto ou muda alguma coisa ou com a evolução que o Linux está a ter, este vai passar a ser uma séria ameaça à Micro$oft... Sobretudo se o Linux conseguir oferecer um suporte mais transparente e eficiente de aplicações Windows...

:kfold:
 
Grande parte do trabalho "pesado" do Windows "Vienna" já está feito no Vista.
Muita gente não se apercebe, mas por baixo do interface bling-bling fizeram-se grandes mudanças:


- Grande parte do sistema operativo fez a transição para Managed Code/.NET 3.0, libertando e simplificando a manutenção e fiabilidade do kernel. Em suma, o sistema operativo é mais modular e menos dependente do kernel central.

- Novos modelos de drivers, especialmente na versão de 64bit do Vista, que exige drivers com assinatura digital para garantir qualidade.

- Nova API gráfica (DX10) e maior abstração do desktop em relação às aplicações.

- Nova API de Som.

- Nova API de rede (IPv6 nativo).

- A Sandbox e a UAC estão implementadas, a virtualização assistida por hardware também estará já presente no Vista Enterprise Server 2007 (com a ajuda do Hypervisor a implementar numa versão mais evoluída no "Vienna", será possível obter retro-compatibilidade sem grandes perdas de performance).

- A Command Shell/"Monad" está disponível para download.

- O WinFS está programado para sair com o Service Pack 1, já no final deste ano (e corre sobre o NTFS, não o contrário...).

- A versão nativa de 64bit (que corre sobre AMD64/EM64T) remove certos aspectos obsoletos da arquitectura de software baseada em x86, que a tornavam menos eficiente para programar em processadores modernos.



2009 parece-me perfeitamente plausível.
 
não acho muito correcto por parte da ms esse tipo de politica.
senao vamos a ver, uma empresa para se manter actual tem de ter sempre o ultimo s.o. isso já sabemos, ainda pra mais agora com programas e jogos etc que só correm em vista.
e todos nós sabemos que o vista e suas licenças não sao baratas...(uma empresa nao e so um pc ou seja, nao e so uma licença, o que so piora a situação.)
ou seja, os consumidores têm duas hipoteses, compram o vista gastando uma boa quantia de dinheiro, para daqui a dois anitos ou que repetir o processo.
ou não compram o vista já com a ideia que o vista vai ser uma pequena febre passageira já que tem um tempo de vida muito limitado(muito por culpa da microsoft) alem disso eu acho que dois anos não dá para explorar ao maximo os recursos de um s.o.

Isto é só uma opinião, alguém concorda?

Cumps
 
não acho muito correcto por parte da ms esse tipo de politica.
senao vamos a ver, uma empresa para se manter actual tem de ter sempre o ultimo s.o. isso já sabemos, ainda pra mais agora com programas e jogos etc que só correm em vista.
e todos nós sabemos que o vista e suas licenças não sao baratas...(uma empresa nao e so um pc ou seja, nao e so uma licença, o que so piora a situação.)
ou seja, os consumidores têm duas hipoteses, compram o vista gastando uma boa quantia de dinheiro, para daqui a dois anitos ou que repetir o processo.
ou não compram o vista já com a ideia que o vista vai ser uma pequena febre passageira já que tem um tempo de vida muito limitado(muito por culpa da microsoft) alem disso eu acho que dois anos não dá para explorar ao maximo os recursos de um s.o.

Isto é só uma opinião, alguém concorda?

Cumps
Concordo parcialmente. Aliás, eu concordo com a política da Microsoft, mas não com os preços. O mundo da informática deve estar sempre a evoluir, e não é lançando um sistema de 5 em 5 anos que isso vai acontecer. Agora, uma empresa não pode comprar dezenas de licenças a 400 euros de dois em dois anos, isso claro que não. O problema são os preços.

Quanto à questão de explorar o sistema, uma empresa não tem que "explorar o sistema", tem que ser produtiva. Se não explorar 100% das possibilidades, explora 90, ou explora aquilo que precisa. No caso de particulares, um particular não precisa de ter logo o novo sistema operativo assim que sair, logo tem tempo suficiente para explorar tudo.
 
Não faz sentido nenhum uma empresa comprar licenças Win Vista a menos que seja necessario.
Tens uma empresa com 3 computadores e 3 licenças OEM, vais comprar 3 licenças para o Vista porque raio? Para dizer que tens o ultimo OS, para os teus empregados estarem 2 meses a ganhar habito ao vista + 4 meses a jogar o novo chess? Vais correr os mesmos programas, com as mesmas bases de dados, muitas destas desenhados para win95/98 isto quando nao abrem numa janela DOS.
Se o OS da microsoft custa 199 euros a licença retail, o software de facturação/contabilidade/whatever custa bem mais porque raio vais correr riscos de incompatibilidade desnecessariamente?

Os computadores das empresas normalmente nascem e morrem com o sistema operativo que veio instalado desde o primeiro dia, é assim que se faz render o equipamento, é assim que se tira lucro, é assim que se faz dinheiro..

O XP Pro para o que ofereceu nao foi caro, vamos ver se o Vista é..
 
Existem contractos (moldáveis q.b) que possibilitam empresas garantirem S.O. e programas made by MS por um preço equilibrado. Normalmente são preços anuais, e incluem S.O e assistência. Neste caso, 50 computadores, não equivale as somas parciais de 50 licenças. Existem efectivamente várias licenças mas não por esse principio.

PS - Não sou fanboy nem defensor de ninguém, apenas constatação de factos.

ONTOPIC: Não percebi o lançamento do Vista, isto caso seja verdade que o Vienna seria o próximo ao XP, com todes aqueles improvements que o Vista herdou parte.
Havia assim tanta necessidade de um novo OS? Por causa dos anos? XP até aqui tem bons resultados e vai de encontro às necessidades mais standard. (simples opiniao, no flame)
 
Existem contractos (moldáveis q.b) que possibilitam empresas garantirem S.O. e programas made by MS por um preço equilibrado. Normalmente são preços anuais, e incluem S.O e assistência. Neste caso, 50 computadores, não equivale as somas parciais de 50 licenças. Existem efectivamente várias licenças mas não por esse principio.

PS - Não sou fanboy nem defensor de ninguém, apenas constatação de factos.

ONTOPIC: Não percebi o lançamento do Vista, isto caso seja verdade que o Vienna seria o próximo ao XP, com todes aqueles improvements que o Vista herdou parte.
Havia assim tanta necessidade de um novo OS? Por causa dos anos? XP até aqui tem bons resultados e vai de encontro às necessidades mais standard. (simples opiniao, no flame)

ya pah, quando pedi opinioes era isto que queria, nao sabia que isso dos contractos existiam, nao tenho nenhuma empresa...lol apenas tinha curiosidade em saber as vossas opinioes..:P

mas concordo que o vista foi um lançamento talvez precipitado...
 
Só para que conste, o nome "Vienna" nunca foi confirmado pela Microsoft. O nome de código do próximo sistema é "Windows Seven", uma lógica alusão à versão NT7 que usará o sistema.
 
Back
Topo