Mini-HIFI DENON 110

magnum2000

Power Member
Olá pessoal:
Dirijo-me aos técnicos, aos universitários e aos amantes de alta-fidelidade.

Será que alguém me pode ajudar na reparação de um conjunto mini-HIFI por elementos, marca DENON modelo 110 ? aquele conjunto que se interliga na traseira por dois flat-cables)

O problema é o seguinte:
A unidade de leitor de CDs (modelo UCD110) tem uma avaria em que o rotor do CD não funciona. Testados cautelosa e pacientemente todos os componentes (transistores, díodos, resistências e condensadores) bem como alimentações e reguladores de tensões e até os micro-switches que actuam no bloco da gaveta e do laser, tudo está bem. E todas as outras funcões do leitor funcionam. Só aquele motor não funciona, embora ele próprio esteja em perfeito estado de funcionamento já testado.

Todavia, tudo isto tem sido acompanhado, na medida do possível, pelos levantamentos parciais do esquema electrónico a partir da placa de circ. impresso, o que não é nada fácil nem fiável.

-A primeira questão então é a seguinte: será que alguém dispõe de um Manual de Serviço deste aparelho ou me possa fornecer apenas uma cópia do esquema electrónico?

-A segunda questão: Após todo este trabalho de pesquisa da avaria, dou comigo na pior das espectativas - um ou ambos os circuitos integrados que intervêm no controle do referido motor estão avariados, e eles não são, para mim, nada fáceis de encontrar (provavelmente também nada baratos caso os chegue a encontrar). Trata-se do uPD75517GF NEC (micro-processador de 4 bits) e do CXD2500BQ SONY.
Será que alguém me saberá dizer onde os posso adquirir ? (Nipossom, Dimofel, Leiritrónica, Aquário, Supertrónica, Setron, Díodo não têm nenhum deles).
-Ainda, em alternativa, será que alguém tem um destes sistemas avariado e encostado às boxes, mas onde o leitor de CDs ainda funcione)

Obrigado a todos.
 
podes procurar os datasheets e depois com uma ponta de prova veres os valores k tens nos pinos, vendo se o circuito tá avariado.
mas isso dá demasiado trabalho.
 
Isso foi uma das coisas que eu já fiz exaustivamente, mas para este tipo de ICs (com tri-state) só mesmo com um osciloscópio, e mesmo assim...
O ideal seria mesmo com um "multichannel analizer", mas ainda assim poucas ou nenhumas conclusões eu poderia tirar, já que a quantidade de variáveis de controle que nestes ICs estão em jogo são demasiadas. Mas tudo isto é falar por falar, já que não disponho de nenhum destes aparelhos de teste.

Depois dos testes que já consegui fazer, sei apenas que dos pinos de que deveriam sair os sinais de controle (CDX2500, smd de 80 pinos) para o referido motor, não sai nada em circunstância nenhuma.
Mas nem disto se pode concluir que seja este IC avariado, pois que os referidos pinos poderâo só estar activos na presença de algum sinal vindo do outro IC (uPD75517, também smd de 80 pinos). De modo que entramos aqui num jogo do gato e do rato onde não se consegue saber qual controla o quê.
Para isso só mesmo o estudo do esquema electrónico, de que não disponho ou, em alternativa ou desespero, substituição nua e crua destes ICs, mas... onde encontrá-los?? :mad:
 
Eu apostaria em mais duas coisas. O diodo de laser e os cristais osciladores dos micros.
Apanhei alguns sistemas de leitura laser (dvd's , psx2, leitores cd's, cd-walkman, autoradios, etc..) em que tinham como condição iniciar o processo de leitura/escrita após 'confirmação' de um impulso vindo do sistema de laser. Se por algum motivo o laser não lê ou está impedido de o fazer logo não dá 'ordem' para o sistema rodar/iniciar.

Os osciladores (vulgos cristais xx-Mhz) podem não receber alimentação para o seu processo de 'bater o coração' ,logo aqui, mesmo que o os uP's tenham alimentação, mas não têm o relogio para se orientar nem dar inicio ao arranque do cpu. (clock fail -pino 58,59- Reset a 1 e cpu em NMI)

Necessitas mesmo de um osciloscopio com 2 canais e duas boas pontas de baixa impedância - 10x -
Em ultimo recurso um bom multimetro analogico com resposta rapida.

Tens aqui uma datasheet de um dos micros, pelo menos sabes onde fica a entrada de vcc e os pinos do oscilador.

Boa sorte

Gu@rdian
 
Ja viste se chega alguma voltagem ao motor?quando metes o cd ele nao roda mesmo nada?tb pode ser do integrado que alimenta o motor...........ve tb o estado das soldaduras.
 
Obrigado pelas v/ tentativas de ajuda.

Ora bem, acabei mesmo por comprar o manual de serviço (em download) ao site User-manuals.pdf e tenho estado a estudá-lo e a confrontá-lo com diversos testes na placa de c. impresso.
Infelizmente para mim não obtive até agora grandes progressos e muito poucas conclusões tirei para além daquelas a que tinha já chegado antes de ter o esquema.
De facto, o motor não roda mesmo nunca. E está bom, isto é, funciona quando alimentado exteriormente. E o integrado que gere o seu funcionamento é exactamente o tal CXD2500BQ de que tenho sérias dúvidas quanto às saídas 3 e 4 (MON e MDP) que deveriam accionar o motor (através de um OP. AMP. e um par complementar PNP/NPN de transistores). Nenhum sinal existe aqui, em todo o trajecto desde a saída do integrado atá à saída do par de transistores.
O sistema tem dois cristais, um para cada um daqueles integrados. Portanto, dois "Clock Timings". Embora eu não tenha osciloscópio para ver estes sinais de clock, depreendo que ambos estão oscilando perfeitamente, já que ambos os integrados parecem intervir correctamente nos controles dos outros motores (open/close, slide do laser e o de focagem do laser).
Em desespero, e porque parece haver aqui a falta de um "comando" que dê a ordem para que aqueles dois pinos 3 e 4 fiquem activos, substituí todos os transistores (18 ao todo) não fosse o diabo tecê-las... isto apesar de todos OK no teste de cada um. Resultado: tudo na mesma! E mesmo depois de mais um teste minucioso a todas as resistências, condensadores, díodos e soldaduras, tudo perfeito.

Gu@rdian, tocaste num ponto que já me tinha ocorrido mas que abandonei porque, por um lado é bem visível o movimento oscilatório do laser durante alguns segundos na tentativa de focagem e por outro, parto do princípio que ao não encontrar nada para ler (pois o disco está parado quando já deveria rodar) o laser dê a única informação que conhece: "NO DISK", e o ciclo de inicialização pára.
Mas será que devo raciocinar assim? De facto, isto só estará certo se partir do princípio que existe o feixe do laser... mas se não existir? Então poderá estar aqui a origem do tal sinal que me falta e que ordena ao CXD2500 para controlar o motor.
Tenho partido também do princípio que o começo da rotação do motor do disco não depende de um sinal do laser, o que pode ser também errado da minha parte.
Mas agora, admitindo como dizes, que o laser poderá não emitir feixe, o que é perfeitamente possível, como poderei testar isso? pois se a luz deste laser não se vê? (Tanto quanto sei, a luz destes lasers não cai no espectro do visível).

Caso queiram dispor-se a matar a cabeça um pouquinho (já que os meus neurónios estão a ficar baralhados), deixo aqui o site com o dowload do manual de serviço do aparelho, e que estará activo até ao próximo dia 30 (penso eu).

http://download.yousendit.com/4DAD9598461C7153

Obrigado a todos
 
Corrijo:

Depois de uma visita ao site "YouSendIt", vejo que o download acima estará activo por 7 dias, portanto até ao próximo dia 22/Dez.
Mas se acaso alguém o quiser depois desta data, basta que mo diga aqui que eu o tornarei a disponibilizar.

Obrigado.
 
Nao consigo abrir o pdf,da erro.Bem hj veio me parar as maos uma panasonic com uma avaria igual a essa,ja consegui com que roda-sse o cd uma ou 2x mas nem fiz nada,que cena.
 
Não entendo a tua dificuldade em abrir o pdf.
Acabo de o carregar e abrir (só para experiência) e não encontrei qualquer dificuldade.
Tenta fazer novamente o download, escolhendo "Guardar" e depois "Abrir" só no fim de completamente carregado.

Espero que tenhas sucesso desta vez. Todavia, podes repetir quantas vezes quizeres, pois isto está disponível para 100 downloads.
 
Ooops!

Grande dica que acabaram de me dar. Vejam só: -as câmaras digitais dos telemóveis captam perfeitamente as frequências dos infravermelhos dos comandos remotos.

Acabo de comprovar que é perfeitamente visível no telemóvel. Agora só me falta fazer amanhã a experiência com o laser. Se a frequência dele se situar no infravermelho, certo que o vou ver e já tiro a limpo se ele emite ou não o feixe.

...Se calhar já toda a gente sabia disto, menos eu !!!

Contudo, mantenho em aberto outras possibilidades de testar o feixe do laser.
 
Era para te dizer isso mesmo agora hehe, já safei um gajo assim (ele não sabia se tinha um IR led a acender)

Existe um sinal chamado de "eye pattern" que é uma espécie de rendilhado (muitas sinusoides desfazadas) com a mesma amplitude mas não sei quando é que ele se activa (penso que seja só quando apanha reflexão do CD/DVD)

Vou sacar o man...


ARGHH em alemão!? Não percebo nickles do texto


Epa vi agora que não tens osciloscópio... (assim tás todo atado)


CXD2500 tenta forçar o FOK (p1) a High com uma Resistencia de 10K para os 5V (penso que assim obrigas o spindle motor a rodar)


Bolas este service manual mistura os fios todos: é dificílimo seguir um sinal no esquema, chiça! Aposto que no circuito é mais fácil...

Cumps
 
Última edição:
Pois, o Manual veio em alemão tendo eu comprado o inglês. Já reclamei, mas nada... até agora.

E depois de mais uma tarde passada a lixar os neurónios com esta avaria, já concluí que não tenho feixe de laser. Por comparação com outro Leitor de CDs reparei que tanto na câmara do telemóvel como à vista desarmada é perfeitamente visível o feixe de luz vermelha, isto quando existe feixe.
Mas no DENON avariado este feixe não é visível em circunstância nenhuma, donde poder concluir (creio eu) que esta será então a causa da falta do tal sinal que activaria as saídas do CXD2500 para o motor.
Está pois agora em causa determinar se a avaria vem do integrado HA12158 que controla o laser, ou se será do próprio laser.

Ora o laser, que na verdade é um conjunto de 6 díodos laser divididos em 4+2 (penso que 2 serão de focagem e os 4 para recepção dos dados do CD, não tenho a certeza), até aparenta estar bom, já que testando os 6 díodos individualmente com multímetro eles apresentam valores correctos e todos por igual (entre 0,560V e alta imped. num e noutro sentido).

Já o mesmo não sei se posso dizer do HA12158 que apresenta nas saídas RF1, RF2, TR1 e TR2 (p.48,49,51 e 52) uma tensão constante de 2,7V, invariável mesmo quando o laser oscila na focagem e deveria estar a emitir o feixe.
Ora esta tensão está aplicada a todos os ânodos dos 6 díodos; mas estes mesmos díodos (como visível no esquema) têm os cátodos ligados entre si à tensão de alimentação, 5,4V, logo inversamente polarizados...

Sendo assim, fico sem perceber: -ou estes díodos nunca conduzirão, ou estes têm características especiais, excitando-se e produzindo luz em situação de polaridade inversa (tenho que rever os meus conhecimentos do princípio do díodo laser).

E é neste ponto que me encontro agora, sem saber muito bem como prosseguir. Continuo a precisar das vossas dicas.

Obrigado
 
Epá datasheet do hitachi 12158 nem vê-la... mas os lasers funcionam directamente polarizados, como os leds... Os que se colocam a funcionar inversamente penso que sejam só zeners e varicaps.

o chip provavelmente coloca tipo 8V para o laser funcionar e no descanço fica inversamente polarizado secalhar para proteger os olhos


Cumps
 
Pois, só que a tensão de alimentação é de 5,4V. E não vejo nenhum pino alimentado a tensão superior, nem nenhum pino a controlar uma tensão superior a 5,4V... ...
 
Pois, lá isso é verdade, embora não muito comum neste tipo de circuitos. E para saber isso é que eu preciso rapidamente do datasheet do HA12158, mas onde encontrá-lo ?
Já procurei em mais de cem sites (até chineses), e do IC é como dizes, nem vê-lo. Aparece referido com datasheet em centenas de sites, mas do datasheet... népias !
E a verdade é que sem informação estou lixado. (Ainda por cima com um manual técnico escrito em alemão... safa, que isto tem sido só meter bolas na própria baliza).

Entretanto, abri um Harman/Kardon HD710 que também tenho e que funciona perfeitamente, e qual não é o meu espanto, a cabeça do laser (cujo esquema de 6 díodos é exactamente igual) apresenta os mesmíssimos valores invertidos das tensões (2,7V nos ânodos e 5,4V nos cátodos), só que neste a luz do feixe laser vê-se perfeitamente enquanto dura a inicialização e a focagem.

E agora... o que é que eu posso concluir daqui ? -avaria no laser? (mas o teste dos 6 díodos está ok) -avaria do HA12158, que não gera a tal hipotética tensão superior a 5,4V ?
E se for deste, onde o vou encontrar, já que nem o datasheet se encontra por aí...

Irra, saio duma dificuldade e meto-me noutra ainda maior.
 
Ah ! e esqueci-me de dizer que o Harman/Kardon mantém aquelas mesmas tensões inversas invariáveis mesmo quando o feixe laser está activo. Quer dizer, os díodos conduzem e emitem luz em situação de polaridade inversa... e esta hein?

Será que os díodos laser recebem do CI um sinal de alta frequência sobreposto àquela tensão de 2,7V ? -falta-me um osciloscópio para confirmar isto...
 
Back
Topo