MiniDV e USB ou Firewire

Sloop_John_B

Power Member
Tenho de passar uns filmes das minhas férias. Disseram-me que se utilizar o cabo USB perco alguma qualidade e que é preferível usar o Firewire.
É verdade? A perda é notória?
 
Aqui vai o que sei. O protocolo USB usa comunicação em série com dois canais de dados logo tem de converter o sinal que vem da câmara para esse protocolo e depois converter novamente para o formato original no pc, esta conversão é feita com uso do processador do sistema em causa o q faz com o USB raramente ultrapasse os 250 *****/s dos 480 *****/s possiveis. O formato Firewire usa 4 canais de dados o que implica menor compressão e possivelmente menos perdas (estas perdas dificilmente notarás) no entanto é substancialmente mais rápido pois a conversão é feita pelo hardaware da placa Firewire ao invés de usar o cpu do sistema.

Resumindo,

acho que mais do que qualidade perdes tempo, o firewire é bastante mais rápido e mais amigo da utilização do processador. Em termos de percas penso q não serão notórias.
 
Se tiveres entrada firewire usa firewire caso não tenhas experimenta usb mas o mais provável é ficares com um resolução inferior ou seja a tela em vez de ficar a 720*564 fica a 320 por 250 por exemplo. o que vai acontecer é que a passar para o pc vês uma tela pequena e a qualidade parece boa e quando gravas para dvd para ver na tv fica um bocado pixilizada. Por isso aconselho firewire a 100%.
 
Última edição:
Pela minha experiência, por firewire a resolução não é afectada. Se gravares Pal, é Pal que terás no disco, sem diminuição de qualidade de imagem. Nunca usei usb para video.
 
Back
Topo