Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

Vendi esta semana uma rx 5700 por 600, esteve 2 dias à venda, por isso diria que as gráficas em geral ainda se vendem bem por valores bastante altos...
Mas lá está, a 5700 foi direitinha para mineração faz pouco mais de 54 de hashrate em eth. 600 Euros foi bom preço para quem comprou, e muito bom preço para ti...
Uma pessoa que queira gráfica para jogar, não vai dar 600 euros por uma usada, quando por pouco mais tens uma nova, selada.

Vendeste e o que compraste?
 
Mas lá está, a 5700 foi direitinha para mineração faz pouco mais de 54 de hashrate em eth. 600 Euros foi bom preço para quem comprou, e muito bom preço para ti...
Uma pessoa que queira gráfica para jogar, não vai dar 600 euros por uma usada, quando por pouco mais tens uma nova, selada.

Vendeste e o que compraste?
Pelo história que contou é para o filho jogar, tinha uma 1070ti, se é verdade ou não, não sei.

Já tinha comprado uma rx6700xt quando saíram, estive a minerar com as duas e entretanto parei de minerar e vendi a 5700 enquanto o preço está alto.
 
Este video é brutal, autentico hardware p0rn hardcore mas ao mesmo tempo triste e deprimente...

E tudo que sobra para nos pobres gamers e placas caras e fracas.

E o impacto ambiental desta porcaria? começa por aquele monte de caixas indo pro lixo (mais vale mandar o material sem caixas retail)+ energia e quando tudo pifar, eletronic trash!!
 
Última edição:
Que video tão triste, ainda esta semana 3 amigos meus que foram PC Gamers toda a vida simplesmente desistiram e mudaram-se para o mundo das consolas next gen, a continuar assim nunca teremos GPU a preços minimamente decentes.
 
Que video tão triste, ainda esta semana 3 amigos meus que foram PC Gamers toda a vida simplesmente desistiram e mudaram-se para o mundo das consolas next gen, a continuar assim nunca teremos GPU a preços minimamente decentes.
Não acredito que seja por causa disto.
Então esses 3 amigos, chegaram à prateleira e compraram PS5's?
 
Não acredito que seja por causa disto.
Então esses 3 amigos, chegaram à prateleira e compraram PS5's?
??? Tens um video onde te mostram literalmente a produção de 1 mes de EVGA 1600w que foram adquiridas somente por 1 pessoa e achas que não é por causa disto, é por estes e por outros (cada fila sao 10un PSU,sao uns 25 filas 250 un ) Se fores ler os serial number sao produzidas +- essa quantidade por mes deste modelo, such shame.
O material components tb estao mais caros pela escassez causada na produção excessiva, e sim dps temos o impacto ambiental, se o minning nao existisse tb se produzia menos e energia nem se fala.

Interessante mas deprimente/triste, este devia ter uns bitcoins guardados e investiu nisto td:S
 
Eu continuo a dizer, quem é gamer tem o PC com gráfica e não é por isso que muda de sistema.
Tenho PC e Playstation. Jogo habitualmente um ou dois jogos. Não sou Gamer embora jogue praticamente todos os dias, pelo menos uma horita.

Como já referi inicialmente, a mineração de criptomoeda (especialmente o Ethereum) veio ditar o preço das GPU's basta perceber que o preço que estão á venda reflete um sugestivo ROI de alguns meses (6 a 10 meses) consoante o modelo. Mas isto so se reflectiu no mais comum consumidor... eu, tu, o vizinho... etc....

O pessoal que se vê nestes vídeos tem outro canal de compra... normalmente o da distribuição.
Passam por empresas que fazem encomendas directamente ás marcas e que os mesmos são fornecidos como "1 cliente" como esse cliente da EVGA em que pagam o preço inicial estabelecido na tabela.

Mas pronto, como em tudo na vida o lema é...
Quem tem dinheiro, compra.... e Quem não tem..... já se sabe.

Atenção a tudo o que nos rodeia... vem aí muito pior!
 
Não é gamer porque não quer dar 600 euros por uma gráfica para 1080p quando pode comprar uma consola por 500 euros? Consolas são claramente onde se arranja melhor value pelo dinheiro gasto de longe, é normal que as pessoas se virem para aí.
 
Honestamente não acho isto triste, se o motivo para tal é o gaming. Há coisas muito piores para se ficar triste na vida.
Isto é o mundo atual em que vivemos e os fabricantes vão atrás de onde está o dinheiro.
É o que temos se querem ter um mercado global e liberal.

Isto está para ficar e quem ainda não arranjou um bom negócio, terá de esperar até encontrar um, ou abrir os cordões à bolsa se a tiver, ou, o mais provável para a grande maioria, esperar até que se encontre novo equilibrio no mercado. Que por sua vez está dependente dos fabricantes aumentarem a capacidade de produção e eventualmente iniciarem uma maior diferenciação nos GPUs para cada tipo de mercado, como já acontece entre o mercado gaming e o produtivo.

Se as Cripto moedas nos próximos tempos perderem espaço devido à alteração esperada de legislação em vários países, é possível que alguns fabricantes/marcas ainda se possam arrepender por perderem clientes noutros sectores, mas tenho muitas dúvidas.
 
Última edição:
@JackFlash triste não é, apenas é o que é. Independentemente da expressão que o user tenha usado, o resto da frase acho pacífico sinceramente.

O que eu acho estranho isso sim, é não acreditarem (ou não quererem acreditar) que as pessoas desistem de comprar um novo pc/dar upgrade ao antigo devido aos preços actuais. É como não acreditar que se o gasóleo subisse em meia dúzia de meses de 2 para 4 ou 6 euros por litro, que quem podia (e tivesse alternativas) as usasse em vez do carro. Achar isso é estar um bocado deslocado da realidade.

Só continuariam a usar quem carros tivesse dinheiro para derreter (digo derreter porque lá está, como vocês próprios afirmam, jogar em pc é um luxo, não é algo essencial à vida, é apenas um hobby) , e amor a andar de carro (ou por motivos profissionais precisasse de tal). Mas isto são excepções. A maioria das pessoas não derrete o dinheiro porque sim (nem pode se calhar) ou está tão agarrada a jogar no pc que vai pagar preço premium por isso.

Portanto falta-te aí uma quarta opção que é a opção “já que estes preços não baixam desde há dois anos, então viro-me para outro lado (pelo menos para já, mas pode ser permanente)”.
As únicas opções não são apenas abrir os cordões à bolsa ou esperar até, quando, e se, o mercado regressar a preços mais acessíveis.

Se eu prefiro jogar em pc? Sim, desde a N64 que não usava uma consola.
Se neste momento o gap entre o preço de uma consola e de um pc “equivalente” é o maior desde há muitos anos? Também sim.
Portanto é normal que muitos, como eu (e não faltam relatos aqui pelo fórum) tenham feito umas contas e cansados de esperar tenham dado o passo para a transição.

Por isso repito. A mim, o que me mete confusão, é acharem estranho que isso aconteça e até estarem a duvidar que isso seja uma realidade.
 
Isto não muda com o aumento de produção, os miners vão sempre ficar com tudo. Muda se começarem a restringir a venda a estas entidades ou então mudando a performance delas no mining. Como o que interessa é o lucro e na realidade as marcas até acabam por ter que preocupar-se menos com rma fica como está.
Comprar portáteis também vai passar a ser opção.
 
Back
Topo