Mochila p/DSLR FF c/grip + portátil

m4ndr4ke

Power Member
Caros, preciso de ideias.

O QUÊ: Mochila ou saco
POR QUANTO: gostaria de não ultrapassar os 200€
PARA FAZER O QUÊ: Transportar DSLR full-frame c/grip + portátil. Mais detalhes abaixo.
PARA USAR ONDE: Dia-a-dia, de carro ou mota
COMO ÉS: Entusiasta
JÁ TENS: Mais detalhes abaixo
COMO É A TUA "REDE": irrelevante
ONDE COMPRAR: Indiferente

Então é assim...

Em breve vou começar formação na área e vou precisar de transportar o portátil e a câmara em conjunto diariamente. De momento não tenho nenhuma mochila ou saco de tamanho pequeno/médio onde o possa fazer.

Isto tem tempo, o curso só começa em Outubro, portanto dá para ir acompanhando preços e aproveitar eventuais ofertas que surjam entretanto.


Quero que caiba:
  • MacBook Pro 2017 13" (design igual aos actuais, cabem numa sleeve de 12")
  • Carregador
  • Disco externo
  • 1 ou 2 adaptadores, e talvez o rato
  • 1 bloco ou caderno p/apontamentos
  • Canon 6D Mark II com grip
  • 24-70mm f/2.8 + pára-sol
  • 70-200mm f/2.8 + pára-sol
  • Flash dos grandes
  • Chaves, carteira, documentos, cartões de visita, essas coisas do costume.

Requisito obrigatório:
Menos de 50cm de comprimento, para caber na mala da mota.


Originalmente eu estava a olhar para um saco de ombro (adoro sacos, prefiro sempre sacos), em particular o Tenba Cooper 15 DSLR Messenger, mas entretanto estive a fazer contas ao peso do material e parece-me excessivo para andar num só ombro (deve rondar os 7kg).

Por isso, comecei a olhar para mochilas.

Nas mochilas, ando desde o ano passado a avaliar a Lowepro Freeline 350 AW, e também já tenho visto algumas vezes a óbvia Peak Design Everyday Backpack de 20L (as versão 1 andam com preço reduzido no site deles) mas, quer uma, quer outra me parecem um pouco complicadas.

Geralmente eu prefiro algo simples, e é uma das razões pelas quais gosto de sacos. Abro um lado superior e tenho lá tudo de imediato. Perturba-me bastante a ideia de ter que ir por um lado da mochila para chegar a umas coisas, e ter que ir ao outro lado se quiser as outras. Eu daria preferência a uma mochila convencional que abrisse o compartimento todo de frente duma só vez. Poucas coisas, poucas complicações. Não me interessa ter às costas a mochila do Inspector Gadget, interessa-me é que seja fácil eu ter acesso ao material todo, e não ter que perder 20 minutos a arrumar as coisas na mochila.

Alguém tem ideias?

Obrigado
 
Última edição:
Eu fiquei fã da marca Peak Design depois de ter comprado a minha Everyday Sling 10L. Já tive inúmeros sacos de várias marcas entre eles uns tantos da LowePro. Desta última não tenho nada a dizer de mal... são fantásticos e muito robustos. Simplesmente os da PD estão num outro patamar. Mas há outras marcas que tenho lido excelentes referências, como a ThinkTank por exemplo.

Mas há muito por onde espreitar:
https://www.digitalcameraworld.com/buying-guides/best-camera-backpacks
https://shotkit.com/best-camera-backpack/
https://www.omnicoreagency.com/best-camera-backpacks/

etc

Dito isto, eu não descurava olhares para outras alternativas às mochilas. Eu tive uma Lowepro Mini Trekker AW e acabou pro servir mais para guardar o material em casa - simplesmente não gosto do "tira-a-mochila-mete-a-mochila" sempre que preciso de tirar alguma coisa lá dentro.

Pondera se tens mesmo de andar com portátil e máquina, tudo no mesmo saco. Vais andar sempre a alombar com esses 7kg de material?
 
@m4ndr4ke é ilimitado o orçamento?
Mochila podes ver esta:
PGYTECH OneMo, é interessante e o material dessa marca costuma ter muito boa qualidade.

Ou Lowepro Protactic 350AW II, é mais robusta.

Com tanto material, penso que o melhor seja mesmo uma mochila.
Andares com isso tudo ao ombro.. É capaz de ser pesado demais.
 
@m4ndr4ke é ilimitado o orçamento?
Era bom, era :biglaugh:
Não, mas se acontecer encontrar algo que realmente velha a pena e custe um pouco mais, provavelmente poderei ajustar.

simplesmente não gosto do "tira-a-mochila-mete-a-mochila" sempre que preciso de tirar alguma coisa lá dentro.

Pondera se tens mesmo de andar com portátil e máquina, tudo no mesmo saco. Vais andar sempre a alombar com esses 7kg de material?
Essa é a minha maior reticência em relação a mochilas. Sou há muitos anos utilizador de sacos para praticamente tudo, mesmo no dia-a-dia. Usava sacos no secundário, usava na faculdade com portátil + cadernos + sebentas, usava para levar as minhas coisas para o trabalho, e costumo usar sacos para fotografia — tenho uma mochila, mas é grande demais para este caso, e também pouco a uso.

Não irei andar sempre com os 7kg, mas penso que ultrapassarei sempre os 5. A variação estará entre levar grip + 24-70 f/2.8 + 70-200 f/2.8 + flash, ou levar a câmara sem grip só com uma zoom standard (24-70 ou 24-105). Câmara, portátil, disco externo, e restantes coisas serão indispensáveis para as aulas (claro que poderei usar o saco também fora delas).

Tenho andado também a tirar medidas ao equipamento que quero levar, e talvez o Tenba Cooper 13 DSLR Messenger também possa servir, desde que eu tenha cuidado a gerir a questão do grip da câmara.

Confesso que prefiro sempre sacos, e a razão pela qual estou agora a avaliar mochilas é apenas o peso, que neste caso me parece ser muito. Se não tivesse que levar portátil, carregador e disco externo, ia para um saco sem hesitar.

Tenho também ainda a hipótese de fazer o que já fiz algumas vezes no passado, que é tirar a câmara e uma lente para fora, e transportar isso ao pescoço, aliviando o ombro duma porção do peso.

Alguma coisa vou ter que comprar, porque agora não tenho nada onde possa levar câmara + portátil e que dê para levar na mota. Apesar de uma mochila ser a opção mais sensata para gestão de peso, tenho sempre a vontade de ir para sacos.

Outra coisa, é que eu não estou a contar ter que caminhar muito tempo suportando o peso máximo. Supostamente será mais para transportar nos veículos, ir para as aulas, e tirar tudo para fora lá.

No fim de contas palpita-me que ainda vou acabar por comprar as duas coisas, saco e mochila :P

PS: ainda estou a analisar os links que colocaram. Obrigado;)
 
Última edição:
Duas das grandes vantagens da PD Everyday Backpack é, em primeiro lugar, poderes aceder a todo o material sem tirar a mala e em segundo, o facto de ser bastante “personalizavel”.

Enquanto mala para o dia a dia acho-a das mais competentes.

A lowepro parece-me boa para quem viaja muito e acede pontualmente ao material.

Foi por isso que preferi a PD à lowepro.
 
Entretanto arranjei mais um saco

Mais tarde provavelmente acabarei por arranjar outra mochila, mas para já vai assim. Visto que me desloco sempre de carro ou mota, não conto ter que carregar as coisas no ombro por muito tempo e, sinceramente, experimentei carregar o saco e não me doeu tanto como eu imaginava. Acho que no passado já carreguei mais peso ao ombro e de forma prolongada.

@Noeljunior por acaso eu tenho uma Flipside, mas é a Trek BP 450, que é um pouco maior.

Obrigado a todos pela ajuda
 
Julgava que estava servido, mas estou a ponderar arranjar uma mochila versátil para levar pouco equipamento fotográfico (A7 III+ 2 lentes), e mais espaço para coisas de outro género, como roupa, comida, garrafas, etc.

A mochila tem de ter obrigatóriamente um acesso lateral, para poder tirar a máquina rodando a mochila sobre uma alça. Gosto muito das Peak Design Everyday Backpack mas o preço é proibitivo. Estou a considerar a LowePro Photo Sport BP200 AW II. Mais sugestões aceitam-se. Valores à volta dos 100€ seria o ideal, e tamanho equivalente a estas (25 largura, 20 prof. e 40~50 de altura)
 
Penso que a dificuldade no teu caso seja mais o tamanho. Há várias mochilas desse género, mas penso que facilmente ultrapassam os 50cm de altura.
Espreita também a gama da Manfrotto. Eu cheguei a encontrar vários modelos que achei interessantes, a colecção de mochilas deles é quase infindável.
 
Para já vem uma Photosport BP 200 AW II que apanhei num leilão. Se me der bem com ela fico servido. Se não gostar, vai para venda e experimento outra.

Vi também umas da Thule muito porreiras.
 
Tenho aqui uma mala que mandei vir quase do tamanho da tua m4ndr4ke, ligeiramente mais pequena - nao e' bem marca branca mas e' uma marca qualquer e depois a cooper 8.
Estou a ver que arranjar uma mala que me agrade vai ser uma carga de trabalho.
A cooper 8 e' perfeita em termos de tamanho. Se nao tivesse aqueles zips todos em cima e o adereco de colocar a maquina e fosse mais como a outra que mandei vir onde a maquina fica em contacto directamente com a mala em si e nao o adereco era mesmo perfeita e acho que a minha 6d com a 85 e a 35mm ficariam a vontade. O que fiz foi colocar a maquina com a 85mm deitada de lado com o grip para cima e a lente de lado, fora do adereco. Mas como tem aqueles zips todos destorna a coisa. Nao e' 100% pratica para tirar e meter dentro da mala.

A outra mala e' grande. Simplesmente isso. Nao sei se a mochila sera' a melhor opcao e inves de usa la para tras, usar para frente seria a melhro solucao como ja faco com a mochila que tenho a eastpack :D Ha uma outra malinha que parece ser basicamente do tamanho da tenba embora uns 2 ou 3 cm maior para cima e profundidade mas parece uma lancheira. A mauqina parece bcaber na perfeicao e com mais uma lente de lado do estilo da 24-70mm pelo menos e' o que teem na foto. Dizem caber la uma 5D.

Aparenta ser excelente em termos daquilo que se consegue ter que e' tamanho e funcionalidade: https://www.bagsmart.com/collections/camera-bag/products/montreal-camera-shoulder-bag

O que nao gosto muito e' que parece ser uma mala obvia para camera fotografica :/ ao contrario da tenba.

como vou de ferias agora nao da para mandar vir para experimentar. Arrependime de nao ter mandado vir neste fornada.

Mas antecipo dor de cabeca para escolher mala e preciso de uma mesmo pois andar com a camera numa eastpack embora bem alcochoada nao faz sentido lol ainda para mais quando for viajar de aviao.

Se num futuro tiver outro kit - fuji por exemplo - essa tenba 8 parece que vai mesmo ser a escolha acertada.

A DNA que o outro user recomendou nao estava disponivel mas pelo que estive a ver e' quase do mesmo tamanoho que a tenba e portanto presumo que nao iria dar. O problema e' mesmo so o zip.

EDIT: ja' agora fica aqui o video. Pode ser que de jeito ha alguem:
 
Última edição:
Back
Topo