Modelação 3D para visualização Online - Visita Virtual

CenD

Membro
Boas,

Vou desenvolver um trabalho que consiste numa aplicação que permite a visita virtual a um ponto de interesse turístico (museus, fundações, etc.).
Para isso, preciso de fazer uma modelação 3D dos edifícios (com bastante qualidade) e permitir a sua visualização online e alguma interacção com o ambiente criado (exemplo: numa exposição permitir clicar num quadro e obter a informação do mesmo).
Existem algumas linguagens que permitem fazer isto, excepto a parte da visualização online, uma vez que produzem aplicações demasiado pesadas.

Alguém me pode ajudar indicando algumas linguagens / ferramentas que possa utilizar?

Cumprimentos,

CenD
 
Boas, estou também numa fase de concepção de um projecto semelhante também tenho as mesmas dúvidas. No entanto já descobri algumas coisas interessantes...

Wirefusion - aplicação cujo o resultado é em java e possivel de ser visualizado na web.
http://www.demicron.com/casestudies/index.html

Quest3D - trata-se de um engine 3d que permite criar jogos ou aplicações que simulam a realidade... tem um potencial brutal.
http://quest3d.com/index.php?id=7

Papervision - já vi esta ferramenta a ser falada aqui no fórum, consta que é uma perspectiva incontornavel do Flash.
http://papervision2.com/


Eu ainda não decidi qual a tecnologia que vou utilizar...

um abraço,

Tiago Pereira
 
Boas,

Eu estive no ENEI e falei com um professor da Univ. Aveiro que me indicou o X3D (Versão recente do VRML) para a realização deste projecto. O link seguinte contém plugins e ferramentas para o VRML (Que provavelmente também funcionam com X3D):
http://www.parallelgraphics.com/products/

No entanto continuo aberto a sugestões :)

O teu trabalho consiste em quê, veto?

Cumprimentos,

CenD
 
Se a opção for Flash podes recorrer a Papervision3D, Away3D, Alternativa (pagamentes) ou Sophie3D (tb pagantes).

Alguns dão para importar Collada, KMZ,MAX3DS,MD2, etc. Em flash tens a vantagem de quem for ver, não ter de instalar nada.
 
Só que eu não quero que as pessoas vão ao site apenas para ver, quero que possam interagir com os objectos que estão na cena. É possível isso com essas tecnologias?
 
Última edição:
Back
Topo