Modem Router Wireless

Aproveito o tópico. Estou na situação inicial do user joaoluisc, tenho router SMC oferecido pela CV. A cada 15 min. fico sem net, tenho de desligar e voltar a ligar o SMC. Qual será o problema?
Esse router até é razoável, tenho net 2 pisos acima. Há algum melhor no alcance e rapidez?
 
Eles agora fornecem um sagemcom que é mais modem do que router. O alcance é muito fraco pelo que se trocares terás de comprar um router.


Aproveitando este topico, o router que tenho ligado ao sagemcom ja é antigo e corta-me a velocidade para metade. Será problema do router que nao aceita velocidades superiores ou acontece o mesmo com qualquer router. (o router que tenho é um belkin)
No caso de ser problema do meu router, que equipamento me aconselham a comprar. A minha casa é pequena, nao preciso de muito alcance. Obrigado.
 
Existem vários routers a preços acessíveis que servem para o vossa situação. Aconselho-vos a lerem os posts em que se fala sobre isso pois existem vários feedbacks de vários routers.

Geralmente por estas bandas fala-se muito dos TP-Link... eu pessoalmente sou um "Netgear fanatic" :)
 
Não, não é "capagem" :)
Faço o teste só com modem e dá-me próximo do máximo (29 e tal); se for com modem + router não passa dos 13mb.
Será então do router que não terá capacidade para suportar velocidades superiores?
 
Também passei de 30 para 60 megas. Fui hoje trocar o modem. Na loja entregaram-me um Sagem fast 3284.
Tenho menos sinal do que com o meu trouter, um sitcom WL 535.
Nem sei o que faça. Se deixe os dois ligados e fico com duas redes wireless em casa. Se deixe só o antigo.
A velocidade da net nos testes que fiz com o Sagem ainda não passou dos 30 megas. Há onde possa configurar a velocidade. Há algum local onde se possa aumentar o alcance do wireless com o Sagem?
Outra coisa, as luzes do telefone estão sempre a piscar, é normal?
 
na pagina do router, vasta procurares que encontras lá isso. o canal os melhores são 1, 6, 11, soque todos metem essas mesmo, e fica com muitas interferências, logo metes aquela que te der uma melhor velocidade.

isso das luzes não sei, pois tenho o arris, mas deve ser normal, se tudo funcionar bem, é porque é normal
 
Em relação ao sagemcom:

- já experimentei nos 3 canais/frequências mais usuais e o resultado do wireless é sempre o mesmo. na minha zona, e num raio de 30m da minha casa, não tenho ninguém com internet, pelo que não creio que sejam interferências. o alcance do wireless é muito mau, já me convenci disso. mudes o que mudares, precisarás sempre de um router.

- a luz do telefone, no meu caso, às vezes está ligada, outras pisca. Ainda não percebi qual a razão; como só uso o telefone para ligar para a cabovisão, não me preocupa.


Em relação à velocidade:

- eu também mudei há dias para os 60Mb e posso dizer que em download é uma brutalidade. "Compro" blurays de 5Gb em 25minutos.

- Nos testes de velocidade consigo quase o máximo, mesmo em wireless. Por exemplo, tirado agora mesmo, em wireless, a cerca de 3m de distância entre portátil e sagemcom:



Agora, se eu lhe colocar um router que tenho, consigo internet em toda a casa, mas o resultado em download não passa os 13Mbps!! O que eu gostaria que alguém me explicasse é se será problema do meu router especificamente (este belkin que já terá uns 6 anos) ou se qualquer router que eu compre me limitará a velocidade.

 
Em relação ao sagemcom:

- já experimentei nos 3 canais/frequências mais usuais e o resultado do wireless é sempre o mesmo. na minha zona, e num raio de 30m da minha casa, não tenho ninguém com internet, pelo que não creio que sejam interferências. o alcance do wireless é muito mau, já me convenci disso. mudes o que mudares, precisarás sempre de um router.

- a luz do telefone, no meu caso, às vezes está ligada, outras pisca. Ainda não percebi qual a razão; como só uso o telefone para ligar para a cabovisão, não me preocupa.


Em relação à velocidade:

- eu também mudei há dias para os 60Mb e posso dizer que em download é uma brutalidade. "Compro" blurays de 5Gb em 25minutos.

- Nos testes de velocidade consigo quase o máximo, mesmo em wireless. Por exemplo, tirado agora mesmo, em wireless, a cerca de 3m de distância entre portátil e sagemcom:



Agora, se eu lhe colocar um router que tenho, consigo internet em toda a casa, mas o resultado em download não passa os 13Mbps!! O que eu gostaria que alguém me explicasse é se será problema do meu router especificamente (este belkin que já terá uns 6 anos) ou se qualquer router que eu compre me limitará a velocidade.


O problema está no belkin, provavelmente nas configurações; mas se já tem 6 anos possivelmente pode não ser compatível com alguma norma wireless.
Experimenta colocar um repetidor e vais que consegues ter as mesmas velocidades :-)
 
claro que tens uma velocidade baixa, ele é de norma g, de velocidade de 54 mb/s, o melhor que tens a fazer é comprares outro router, um tp-link de 20€ chega para teres 60 mb/s
 
Estive a reinstalar o router. Ele não me deixava aceder às configurações, pois pedia password (deve ter sido alguma pass que defini há 6 anos quando o instalei pela primeira vez)

Fiz reset ao equipamento e já consegui aceder às configurações. No manual encontrei referência a "quality of service" (QoS) e ainda pensei ser qualquer coisa relacionada com isso. Mas o manual deve ser genérico porque nas configurações wireless não aparece essa opção.


Ah, finalmente a resposta ao queria saber (já andava a perguntar há uns posts atrás). Ok, é deitar este ao lixo e comprar um novo. Obrigado.

Falas em tp-link a 20€, algum modelo específico? Ou que requisitos deverá ter o router para servir os meus propósitos?
 
podes mudar a frequência se ele o permitir.

eu tinha antes um SMC, que até tinha um razoável alcance e conseguia cerca de 45 mb de 100, avariou-se comprei um TP na MM que custou 20 €, e em 10 metros com paredes ainda consigo ter net, e com velocidades na ordem dos 75 mb/s, e já consegui os 95 a hora de ponta. e ping na ordem dos 12 ms

agora claro que quanto mais caro for melhor é, claro que se tiver mais que 1 antena o alcance vai ser melhor.

agora tens é que ver a configuração da casa, para o que pretendes, e quanto estas disposto a gastar
 
Pergunta de ignorante: quando falam em canal e frequência, referem-se à mesma coisa?

Em relação ao canal, apenas com o modem, experimentei o 1, 6 e 11. Em todos, os resultados do alcance do wireless foram iguais.

Já com o router ligado, tentei mudar de canal. A rede desconectou e não consegui mais ter net wireless. Reiniciei equipamentos e não tinha net. Fiz novo reset ao router e deixei o canal que traz por defeito (1).

A minha casa é pequena, tem apenas 50m2, pelo que não preciso de um longo alcance. O router é para ficar na sala junto ao modem e deverá manter boas velocidades para ter downloads rápidos no portátil (que nunca está a mais de 3metros dos equipamentos) e ter alcance suficiente para ter net no quarto, no telemóvel/tablet (em linha reta serão uns 8 a 10 metros, talvez, e em termos de divisões será sala-hall-quarto). Em termos de orçamento não queria gastar muito dinheiro.
 
não o canal é aquilo que referiste, e sabes o que é a frequencia, normalmente está sempre nos 20 hz, muda para 40 hz ou 20/40 hz

o canal penso eu que não melhora o alcance mas sim a velocidade.

para ti como é para ter algo a 3 metros, eu por mim, já que não queres gastar muito, compra algo a rondar os 20-35€, para mim um tp-link de 20€ chega perfeitamente, e tenho net até fora de casa.

o melhor para experimentares é perguntares a algum conhecido se tem algum router assim para experimentares
 
Estou com dificuldade em aceder aos sites dos bancos. O da Caixa nem sequer abre.
Agora começo a associar ao novo modem: Sagem 3284.
Será que terá relacionado. Como se configura o modem.
No portátil em wireless entro no fixo ligado por cabo não.
Já tentei entrar com browsers diferentes, mas não resultou.
 
Última edição:
Back
Topo