Monitor 144-240hz

exacto, eu tenho um gigabyte M27Q, e a 3090 nem sempre consegue ter os 170fps, mas o freesync resolve.
Mais que 170hz só para jogos competitivos, onde facilmente se fazem frame rates altas. Agora reduzir a qualidade gráfica para conseguir subir a frame rate, quando se tem uma 3080ti, como é o caso, não me parece de todo o ideal. :)

Só uma coisa, tu nunca deves limitar fps's em jogos competitivos, nem usar gsync, ou freesync e acima de tudo vsync porque cada uma destas opcoes introduz input lag .
170 fps ainda te indroduz um input lag considerável, o que queres fazer é jogar com uncapped framerate para conseguires atingires a melhor latência possível, ou seja, o tempo que o rato vai demorar a reaguir ao que estas a ver no ecrã, e isto é tudo independente de refresh rate, não é fator aqui, com um monitor de 60hz vais observar os mesmo resultados de input lag em fps altos e baixos.

Se bem, que cappar pode ser valido (apenas com rivatunner para atingir frametimes mais consistentes) mas em valores mais altos se o hardware assim o permitir, eu sei que tens uma 3090, capa isso a pelo menos 250 no minimo (é a partir de 250 que começam a haver retornos mais diminuidos).
Depois temos casos como apex que não dá para ir acima de 190 mas isso é uma infeliz exceção.
 
Gsync / freesync são +0.3-1ms(depende do monitor), nada de especial. Frame rate quanto mais alto melhor obviamente, mas se for muito instável é bem pensado bloquear, mas bloquear sempre no jogo. Tudo o que seja externo adiciona input lag. RTSS e limitador da NVidia adicionam 1 frame de latência.

Em relação ao apex legends eu quando tinha o vg259qm(280hz) experimentei vários limites e sem dúvida que acima de 190fps era só stutter. Com o meu 27gl850 bloqueio a 144fps no jogo (adaptive sync off), também já tive a 190fps.
Mas no vg259qm tinha o adaptive sync on. Sinceramente a diferença de latência era praticamente 0 e o jogo ficava mais suave. 190fps num ecrã 280hz notasse micro stutter sem adaptive sync.
 
Última edição:
Se o monitor é 144hz e a gráfica praticamente não dá mais que isso é mau bloquear a 144hz máximos? Eu tenho uma 3060ti e no warzone anda sempre entre 120-144hz porque bloqueei o máximo a 144hz, do que li o aumento de latência è mínimo e também não consigo mais de 160fps em certas situações logo também não estou a perder muito
 
Gsync / freesync na maioria dos monitores é 0.3-1ms. Nada de especial. Frame rate quanto mais alto melhor obviamente, mas se for muito instável é bem pensado bloquear, mas bloquear sempre no jogo, tudo o que seja externo adiciona input lag. RTSS e limitador da NVidia adiciona 1 frame de latência.

Mas adiciona, ultimamente acaba por piorar a latencia. Eu pessoalmente tenho fressync desligado no meu monitor.
E bloquear no jogo nem sempre é bom, por norma rivatuner dá os resultados mais consistentes. Tenta bloquear apex in game, e depois bloquear com rivatunner e ve as tuas frametimes.
Como a implementacao de caps de fps de jogo para jogo é tão inconsistente a minha recomendação para quando se tem que mesmo bloquear fps (que é algo que nao se deve fazer como disseste) é capar com rivatunner porque no geral tem resultados mais consistentes, adiciona sempre x de input lag.
Mesmo para o limitador da nvidia, numa driver pode estar tudo bem, noutra pode estar tudo lixado, ultimamente tenho 0 confiança no trabalho da nvidia para lançar drivers sem problemas.

Ui, vou já fazer isso em vallorant, é agora que ninguém me para hahah

Faz um teste simple, no cs go, porque lá temos frames infinitas. :D

Faz cap a 170 frames e joga assim, imediatamente depois faz uncap ás frames, vais notar imediatamente o rato mais responsivo.

https://blurbusters.com/faq/benefits-of-frame-rate-above-refresh-rate/

Higher frame rates do reduce input lag. This is important for competitive gaming. eSports tournaments can have million-dollar prizes for CS:GO gamers, where differences in human reaction times may be mere milliseconds apart, and be greatly affected by input lag.


Better framerates on single-GPU cards greatly reduce lag. Having 500fps = +2ms GPU rendering lag, and having only 100fps = GPU +10ms rendering lag. This means 500fps has 8ms less lag than 100fps, because of the GPU rendering delay.


In Counter Strike: Global Offensive gaming, this can be important. If both you and your enemy have the same reaction time (e.g. 150ms), you run around a corner in CS:GO, you both see each other at same time, you shoot each other at same time. Higher frame rates gives you less lag, even on a 60 Hz monitor!


blur-busters-gsync-101-vsync-off-w-fps-limits-60Hz.png


https://blurbusters.com/faq/benefits-of-frame-rate-above-refresh-rate/
Se o monitor é 144hz e a gráfica praticamente não dá mais que isso é mau bloquear a 144hz máximos? Eu tenho uma 3060ti e no warzone anda sempre entre 120-144hz porque bloqueei o máximo a 144hz, do que li o aumento de latência è mínimo e também não consigo mais de 160fps em certas situações logo também não estou a perder muito

Nao estas a perder muito mas uncapped vais ter menos input lag, dito isto, se estás confortável assim nao aconselharia a mudar.
 
Mas adiciona, ultimamente acaba por piorar a latencia. Eu pessoalmente tenho fressync desligado no meu monitor.
E bloquear no jogo nem sempre é bom, por norma rivatuner dá os resultados mais consistentes. Tenta bloquear apex in game, e depois bloquear com rivatunner e ve as tuas frametimes.
Como a implementacao de caps de fps de jogo para jogo é tão inconsistente a minha recomendação para quando se tem que mesmo bloquear fps (que é algo que nao se deve fazer como disseste) é capar com rivatunner porque no geral tem resultados mais consistentes, adiciona sempre x de input lag.
Mesmo para o limitador da nvidia, numa driver pode estar tudo bem, noutra pode estar tudo lixado, ultimamente tenho 0 confiança no trabalho da nvidia para lançar drivers sem problemas.



Faz um teste simple, no cs go, porque lá temos frames infinitas. :D

Faz cap a 170 frames e joga assim, imediatamente depois faz uncap ás frames, vais notar imediatamente o rato mais responsivo.

https://blurbusters.com/faq/benefits-of-frame-rate-above-refresh-rate/




blur-busters-gsync-101-vsync-off-w-fps-limits-60Hz.png


https://blurbusters.com/faq/benefits-of-frame-rate-above-refresh-rate/


Nao estas a perder muito mas uncapped vais ter menos input lag, dito isto, se estás confortável assim nao aconselharia a mudar.
Obrigado pela opinião, vou testar.
 
Mas adiciona, ultimamente acaba por piorar a latencia. Eu pessoalmente tenho fressync desligado no meu monitor.
E bloquear no jogo nem sempre é bom, por norma rivatuner dá os resultados mais consistentes. Tenta bloquear apex in game, e depois bloquear com rivatunner e ve as tuas frametimes.
Já experimentei, noto imediatamente no rato a latência extra, muito mais que ligar gsync/freesync. Mas ya, fica ligeiramente mais smooth.
 
Já experimentei, noto imediatamente no rato a latência extra, muito mais que ligar gsync/freesync. Mas ya, fica ligeiramente mais smooth.

gsync/freesync sem vsync ligado é só 0.3-1ms.

Eu também noto a latência extra, é um trade off que estou disposto a dar no caso do apex, e como é tão consistente o meu cérebro já se habitou à coisa.
Idealmente era não ter nada disto, aliás, o apex é o único jogo em que tenho que cappar frames e logo desce o início habitei-me ao rivatunner e aos frametimes consistentes, tive experiencias más tanto como o limitador da engine, como o limitador da nvidia por exemplo.
 
Back
Topo