Problema Monitor fica preto por 2 segundos, e volta ao normal

tomahawk888

Power Member
Boas, comprei recentemente uma placa gráfica e um monitor, tenho-os há uma semana e tem corrido tudo bem, seja com jogos leves, pesados, ou com todas as aplicações que se usam no dia a dia, isto durante longas sessões.

Ontem, depois de instalar o Battlefield 5, e de jogar 30 min sem problemas, ao voltar para o Windows começou-se a passar algo estranho:

O monitor, de forma quase aleatória, fica todo preto, como se se desligasse, durante 2 segundos, e depois volta a dar. Isto tanto pode estar duas horas sem acontecer como acontece de 30 em 30 segundos. Noto que acontece mais quando faço CTRL-ESC, quando maximizo ou diminuo o tamanho da janela na Twitch, basicamente quando faço alterações no que se está a passar na tela, foi o único padrão que detectei. Ontem estive a jogar RDR2 durante 3h e isto só me aconteceu ao início e depois só mais uma vez.

Tenho o monitor ligado à gráfica por Display Port, sendo que esta também está ligada por HDMI à minha TV da sala.

Duas notas:

1- Ao duplicar os ecrãs, como costumo fazer para ver algo na TV da sala, o monitor continua a fazer isto de ficar preto, mas a TV da sala não fica.

2- Já reinstalei os drivers da gráfica e ficou na mesma.

A título de curiosidade, ou utilidade, a gráfica é uma Asus RTX 2070 Super, e o monitor um AOC 24G2U

Acham que me podem ajudar?

Cumprimentos Zwamianos
 
Drivers da grafica (duvid)

Cabo d-port, mau contacto na gpu ou na entrada do monitor, eu sei que parece parvo mas tive um cenario identido e foi um pequeno "toque" \push que resolveu o tema, try it ;)
 
Drivers da grafica (duvid)

Cabo d-port, mau contacto na gpu ou na entrada do monitor, eu sei que parece parvo mas tive um cenario identido e foi um pequeno "toque" \push que resolveu o tema, try it ;)

Entendo, mas se fosse uma questão de mau contacto não aconteceria de forma mais aleatória? É que sinto que isto acontece mais quando saio de um jogo para o windows e vice-versa, ou quando maximizo/minimizo a twitch, parece que sou eu que estou a "causar" isto a nível de software :(
 
A resolução do jogo é a mesma?

Sim, 1920 x 1080

Se jogares window mode tem o mesmo comportamento?

Sim, acontece o mesmo :\

Isto acontece mais quando maximizo ou minimizo reprodução de vídeos, twitch, ou quando faço CTRL + ESC para vir ao Windows e voltar ao jogo, mas por vezes faz outra vez durante a reprodução do jogo ou vídeo, mas é menos frequente.

Estou a ficar um bocado desesperado porque aparentemente não alterei nada para isto acontecer, tanto o monitor como a gráfica deram tudo certo durante uma semana... será que devo comprar um cabo DP novo?
 
Última edição:
Não perdes nada, tal como te disse, recentemente num post noutra comunidade vi um issue identico ao teu e era o cabo... o gajo comprou um DPort em condiçoes ( sem ser daquelas baratos) e ficou com tudo OK. Se tiveres alguem conhecido que tenha um cabo troquem uns dias para testar.
 
Back
Topo