Monitor para trabalho (programar, web) até 300-350€

onearmedscissor

Power Member
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?
Máximo 300€-350€.

2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Praí 90% trabalho (sobretudo programação, muito browser, algum office), 5% jogos ocasionalmente (sobretudo coisas retro/remastered), possivelmente 5% também para um filme/série ocasional.


3) Como é composto o teu PC atual? (indicar processador e gráfica) Algum upgrade planeado?
Vai ser usado com 2 portáteis:
- Trabalho: Lenovo ThinkPad T15p (CPU Intel i7-11800H @ 2.30GHz, 32GB RAM, disco 1GB SSD, gráfica genérica); Portas: HDMI, USB, USB-C
- Pessoal (portátil de gaming já de 2018): Lenovo Legion Y730-15ICH (CPU Intel i7-8750H, 16GB RAM, 256GB SSD + 1TB, GPU GTX 1050 Ti); Portas: HDMI, USB

4) Tamanho do monitor (polegadas)?
27"

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
Embora costume usar 1080p, estou a pensar em resolução máxima de 2k (eventualmente 4k).

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (e.g. 60Hz, 165Hz, 240Hz)
De momento não sei, esclareçam-me sff :]

7) Que painel preferes?
Diria que IPS (penso ser o mais indicado para trabalho/programação), se estiver enganado corrigam-me :]


8) Características do monitor pretendidas (apagar as que não forem absolutamente necessárias)
Ajuste de altura (obrigatório), possivelmente ajuste de Inclinação (Tilt) e swivel (rotação), possivelmente portas específicas (HDMI, Displayport, USB) no caso de ser necessário para ligar os 2 monitores ao portátil.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Contexto: a minha empresa financia um máximo de 500€ + IVA para melhorias do escritório em casa, e nesse sentido estou a pensar adquirir essencialmente 1 monitor + 1 teclado + 1 rato (em relação ao teclado e rato, também irei brevemente abrir novos tópicos). Relativamente ao monitor, tenho há já 6 anos um Dell P2317H do qual gosto bastante, mas é já um pouco pequeno. Como a minha secretária também é pequena, o monitor que estou a pensar comprar não pode ter + de 27". Relativamente a marcas, como já referi gosto do meu Dell, mas não tenho termo de comparação, por isso obviamente que sugestões de marcas/modelos são + que bem-vindas. Como é de esperar, o objectivo é um monitor para durar e que tenha a melhor qualidade de imagem e canse os olhos o mínimo possível. Ajuste em altura parece-me essencial (à semelhança do meu Dell actual).

Por fim (e em relação a portas), uma dúvida: o meu portátil de trabalho tem entradas USB/HDMI/USB-C, por isso 1 cabo HDMI e outro HDMI -> USB-C devem resolver a situação. Relativamente ao meu portátil pessoal, só tem entradas USB + 1 HDMI, pelo que precisarei de um adaptador HDMI-USB ou um splitter HDMI para ligar os 2 monitores à porta HDMI do portátil, certo?

Obrigado!
 
Última edição:
Se é maioritariamente para programar e só para jogos ocosionais e mais antigos diria que um monitor 4k de 27/32 era uma melhor aposta que um de 2k. Tens o LG 27UL500-W ou Samsung 28" U28R550UQR por exemplo, mas se quiseres gastar mais também tens benq e dell com cores melhores, mas acho que só se justificava se fosse mais para design gráfico e edição de imagem.
 
Última edição:
Se é maioritariamente para programar e só para jogos ocosionais e mais antigos diria que um monitor 4k de 27/32 era uma melhor aposta que um de 2k. Tens o LG 27UL500-W ou Samsung 28" U28R550UQR por exemplo, mas se quiseres gastar mais também tens benq e dell com cores melhores, mas acho que só se justificava se fosse mais para design gráfico e edição de imagem.
(ainda não tive oportunidade de verificar), estes 2 modelos dão para regular em altura?
 
Dos 3 modelos sugeridos, alguma preferência em especial? Se sim, porquê? (na teoria estava a pensar descartar o Samsung por não ser regulável em altura)

Em relação aos outros 2, alguma preferência entre o Philips ou o LG? (já agora, na lista de lojas em que posso usar o valor, estou a encontrar o Philips por ~350€)

Ainda relativamente ao LG, estou a encontrar 3 versões diferentes, 2 por ~350€ (27UL550-W e 27UP550N-W), outra por ~240€ (27UL550P-W), alguém me consegue esclarecer sobre a(s) diferença(s)?
 
Obrigado pela sugestão, esqueci-me de referir que este valor só pode ser usado numa lista de lojas que não contempla a Amazon (embora inclua as lojas + conhecidas de tecnologia portuguesas), tenho que procurar por esse modelo.
Vê o MSI Modern MD272QP / MD272QPW, semelhante ao Philips (com KVM), que se arranja a ~240€ em algumas lojas.
 
Entretanto acho que é seguro afirmar que o preço máximo subiu para os 400€, vou poupar no resto. Alguma sugestão adicional? Estive a investigar no rtings.com e no Display Ninja e os modelos que tenho em mente até ao momento são:

- Philips 27E1N5600HE [340€-380€]
- LG 27UL550 (não estou a encontrar à venda)
- MSI Modern MD272QP (não estou a encontrar à venda)
- Samsung S60UA (não estou a encontrar à venda)
- Samsung S27A800U (370€)
- ASUS ProArt Display PA278QV [283€-290€-380€]
- ASUS PA278CV [370€-450€]

(Outros que ainda tenho que avaliar em termos de specs e preço):
- Samsung S27A600U ?
- Acer CB273U ?

Tinha ainda em mente o Dell S2721QS mas nas lojas em que é possível comprar só encontro em marketplace (não elegível), e caríssimo.

Já agora, algo que não cheguei a confirmar: tendo em conta o uso pretendido (sobretudo trabalho/programação), IPS será à partida o tipo de painel mais indicado, ou nem por isso?
 
Última edição:
Só alguns desses modelos têm KVM e/ou USB-C para carregamento. Não te vai/vão dar jeito? Se não, opta por um dos 4K, pela maior nitidez.
Quanto ao tipo de painel, aqui não deve fazer tanta diferença, mas vê qual preferes.
 
Só alguns desses modelos têm KVM e/ou USB-C para carregamento. Não te vai/vão dar jeito? Se não, opta por um dos 4K, pela maior nitidez.
Quanto ao tipo de painel, aqui não deve fazer tanta diferença, mas vê qual preferes.

KVM de momento acho que não será necessário, a minha secretária é pequena, acho que não vou conseguir ter os 2 portáteis ligados ao mesmo tempo, de qualquer das formas é algo que pode vir a dar jeito no futuro, claro. USB-C é um nim, isto porque o portátil de trabalho tem entrada USB-C mas o pessoal não, por isso vou ter sempre que comprar pelo menos um splitter HDMI (é a única forma que estou a ver de solucionar neste caso).

Conclusão: KVM e USB-C não são essenciais (sobretudo o 1º), mas desejáveis. A questão é: por um máximo de 400€ haverá algum modelo decente que reúna os 2, altura regulável e resolução 4K?
 
Última edição:
Dado os constrangimentos de lojas e stock, acabei por comprar o Samsung S27A800U (360€). As minhas primeiras escolhas eram o BenQ PD2705U / PD2706U e MSI Modern MD272QP, mas destes modelos só encontrei stock nas lojas elegíveis do BenQ PD2706U (mas muito fora do orçamento). No final fiquei indeciso entre o Asus PA278CV e o Samsung S27A800U. Como o preço é semelhante, o que fez a diferença foi o facto do Samsung ser 4K + USB-C 90W e a classe energética (F vs. G). O Samsung também tem HDR (mas pelo que li acho que nesta gama de preços não faz grande diferença), o Asus faz 75Hz (contra 60Hz do Samsung) e aparentemente é + virado para design (por causa das cores). Mas ambos têm excelentes críticas por ex. no Display Ninja - 4.8/5 para o Asus PA278QV (a versão sem ajuste de altura), 4.6 para o Samsung. O KVM acabou por cair, não era estritamente essencial e como referi os modelos que considerei com KVM por um motivo ou outro já estavam fora da corrida. Obrigado pelas dicas!
 
Back
Topo