Monitor para tratamento de fotos - Contraste Dinamico?

yekini

Power Member
Oi pessoal sei que esta secção pode nao ser a indicada para este tópico mas como a minha pergunta vai mais direcionada para a parte do tratamento de fotos por isso coloquei aqui.

Ando na duvida na compra entre 2 / 3 monitores, nao quero gastar muito dinehiro, no maximo até 140€ e para o uso normal do mesmo, o que irei fazer assim que precisa-se mais de um monitor fiável, é para a ediçao de fotos e acerto de cores.

Tenho andado a ver um Acer P193W com contraste 2000:1 e Samsung 943 NWX, ora é principalmente nestes samsung que está a minha duvida, ( e tb já vi um LG assim ) ele agora usam o contarste dinamico, este que vi tem contraste dinamico de 8000:1 AGORA o que é isto do contraste dinamico ???

Alguém me sabe explicar em termos de fotografia o que este tipo de contraste nos monitores faz ? Será que este tipo de contraste nao me dá ao ver uma foto nestes monitores umas cores e contrastes que na realidade ela nao tem? E depois pensamos que a foto está boa, mas quando vamos imprimir ou para outro lado, nao é o que estavamos a ver ? OU nao tem nada a ver com isto ???

Agradecia se alguem me soubesse esclarecer, OBRIGADO !!!
 
O que eu te posso dizer é que para teres uma cor MAIS fiel à foto só com monitores com painel S-IPS, que custam balúrdios (um como este para onde estou agora a olhar - um Samsung 215TW :D). Não me parece que o contraste dinâmico vá influenciar seja de que maneira for na fotografia.

Edit: ou P-MVA decente como o LG 245WP (igualmente caro por ser de 24")
 
Última edição:
O 215TW (para onde eu estou tambem a olhar) não tem painel S-IPS mas sim S-PVA. Com esse orçamento dificilmente consegues comprar um monitor para edição fotográfica. Terás de abrir mais os cordões à bolsa se quiseres adquirir um monitor para edição de fotografia. Por 250€ já consegues arranjar um 215TW usado. Será uma excelente opção.

Cumps,
michael c
 
O contraste dinâmico é uma manobra de marketing excelente. Na verdade acaba por ser uma caca (os monitores apresentam imagens más), mas uma manobra de marketing excelente de qualquer dos modos.

Se tens um orçamento tão apertado, eu procurava um HP L2035 usado - não me parece que encontres uma opção mais barata desta qualidade.
 
A pergunta que coloco agora é um pouco estranha se não mesmo off-topic, mas uso como monitor um plasma PANASONIC 42PX80 (não Full HD). Que dizem disto para tratamento de imagem?
 
O contraste dinâmico é uma manobra de marketing excelente. Na verdade acaba por ser uma caca (os monitores apresentam imagens más), mas uma manobra de marketing excelente de qualquer dos modos.

Se tens um orçamento tão apertado, eu procurava um HP L2035 usado - não me parece que encontres uma opção mais barata desta qualidade.

A questão é oferecerem contrastes dinâmicos gigantes, tipo 1:50000 quando o fixo ainda é os habituais 1:1000...

Por um lado, os nossos olhos tem contraste dinâmico de 1 milhão para 1, enquanto o fixo é 1:10000

Do resto, para fotografia, o ideal é um painel S-PVA ou S-IPS, mas tem que abrir os cordões À bolsa, visto que o preço é tipo 2 a 4x mais que um TN com mesmas características técnicas e físicas.

E mesmo dentro dos TN varia brutalmente. O meu LG 22" é muito melhor em fotos que o anterior 19" e qualquer deles melhor que o meu laptop (devido aos ângulos de visão).

Outra característica a ganhar peso é backlight com leds. Melhora o contraste e de que maneira, os pretos são mesmo pretos e penso que até pode melhorar as cores.
 
Back
Topo