[Monitor] Trabalho CAD/Office, widescreen ou 2 monitores?

fredc

Power Member
1) Qual o orçamento?
Abaixo dos 500€, idealmente abaixo dos 400€. Só queria dar o extra se valer mesmo a pena.


2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?
Trabalho (CAD, Revit, Office, Programas da Cálculo de projeto de estruturas) e muito pouco gaming (não é a prioridade, mas se possível quero deixar em aberto mas não sou exigente)


3) Como é composto o teu PC atual? Algum upgrade planeado?
Actualmente trabalho num portátil Asus K550J, ligado a periféricos no escritório, mas quero em ínicio do próximo ano comprar um desktop competente.


4) Tamanho do monitor (polegadas)?
Aqui tenho as dúvidas. Não sei se hei de comprar dois monitores para trabalhar lado a lado (talvez 22-24'', mas gostava de ouvir sugestões) ou um widescreen curved. Um amigo meu tem um Xiaomi Mi curved 34'' e está satisfeito no uso de trabalho.

5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?
Não faço ideia, mas penso que 1440p é mais do que suficiente

6) Taxa de atualização "Refresh Rate" (60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)
Não faço ideia, mas penso que 60-144hz é suficiente

7) Que painel preferes?
Não sei o que recomendam para o meu uso


8) Opções de monitor pretendidas
Ajuste de altura e Inclinação (Tilt) são porreiras mas diria que não obrigatório.
 
Vou só deixar a minha opinião...hmmm para mim, não troco múltiplos monitores por um wide. Por uma questão de versatilidade...e de valor global também (já para não falar que .. 1 monitor = 1 garantia ... 2 monitores = 2 garantias (azar era avariarem os 2 ao mesmo tempo..)

Neste momento uso o portátil de 15.6...ligado a 2 monitores de 22" completamente normais da LG (não jogo no pc...logo não tinha a preocupação de Hz...)
 
Obrigado pela opinião. Fico de facto bastante indeciso, a minha ideia inicial eram 2 monitores mas como tive esse feedback de um amigo pensei que o widescreen poderia ser boa solução (até porque depois ficaria com um monitor muito porreiro para filmes ou jogos ocasionais, mas como indiquei não é a prioridade).
 
Eu usei para cad sempre 2 monitores. Area de trabalho de um lado, barras de ferramentas e atalhos, e suporte de info no outro.
Agora a 2 anos para ca, com teletrabalho, yenho em casa 1 ultrawide de 34 (por nao ter espaco para 2 monitoress) e trabalho na boa, com alguns ajustes dos viewports.
No monitor do portatil, uso para todo o extra (infos, mail etc) e sinceramente nao tenho sentido falta de espaco extra , e ate acabo por ter mais area de trabalho. Neste momento com UW
 
Bom feedback, obrigado.

A questão é mesmo o espaço pois 2 monitores vão seguramente dar-me mais espaço do que dividir um ultrawide a meio para ter duas janelas. Eu também vou ter a necessidade de ter dois softwares em simultâneo abertos, e em CAD andar constantemente a fazer "zoom in" "zoom out" reduz a produtividade.

Estou inclinado para 2 monitores por este motivo, o que me recomendam?
 
Última edição:
o ideal ai, e com o orçamento, seria entao 2 monitores. Agora, aqui há várias questoes, e gostos.. e orçamentos. Para o tipo de trabalho, recomendo paineis IPS.

Agora, a dado o valor eu apostaria 2 de 24" com 144hz. Já tiras partido em suavidade, e para jogos num futuro já ficas despreocupado. (considerei 2 iguais, para não haver variacoes).
Se não te importares com diferentes dimensoes, ai entao apontava para um "central" de 27" 1440p 144hz IPS, já fica para tudo e mesmo para o futuro, e compras um barato de 24" 1080p IPS (60/75hz) para ficar secundario/de suporte. esta opção fica um pouco mais cara, mas acaba de trazer talvez vantagens a curto/medio prazo.
Senão, fazes como eu.. dado que tens um portatil, esse usas como secundario, temporariamente até trocares de PC, e compras agora com esse valor um um IPS 27 1440p que já dá para futuro e depois arranjas um segundo na altura da troca (eu fui pelo ultrawide 34, pois tenho toda a area de trabalho, e apenas o portatil como suporte).
 
Vou avançar com a compra de 2 monitores iguais, e tenho mesmo de avançar em breve já que o meu actual avariou.

Alguém me pode dar uma ajuda numa recomendação? Vi no tópico dos monitores o LG24MP59, será boa aposta? Ou devia apostar em algo melhor (já que tenho budget para isso)?
 
Bem, para trabalhar em cad, muito honestamente, penso que 1440p 27" é o ideal.

Se realmente a ideia for jogar, acho que os 144hz é um must, mas se não estiveres a pensar jogar, 60Hz chegam perfeitamente.

Para trabalhar em autocad, imagem, 3d, no que seja, os 27" são um must. Os olhos agradecem.

Agora, podes ter dois de 27, ou um de 27 e um de 24.

Neste momento tenho um de 27 e um de 24, e chega-me perfeitamente (ainda que tenha planeado trocar o de 24 por outro de 27).

Dito isto, e ignorando então a vertente de jogos, se os 500€ forem o limite absoluto, eu compraria um BENQ PD2700Q (cerca de 320€) que tem uma reprodução de cor muito agradável, e um segundo monitor de 24" 1080p então, com o remanescente. :)

Possivelmente um dell, pois sempre me agradou muito a qualidade dos seus monitores (o meu de 24 é um DELL velhinho já com alguns 7 anos).
 
Obrigado pela ajuda.

Neste momento estou a usar temporariamente um de 27", e honestamente até acho grande demais dado que fica a cerca de 85-90cms da minha cara. Não me imagino com 2 deste tamanho lado a lado 😅 venho de um monitor de 22", talvez por isso estava mais inclinado para dois de 24" por causa disso.

Se for para 27", o LG 27UL550-W é muito inferior? Tem um preço mais baixo o que me permitiria comprar 2 iguais, e é ajustável em altura e tilt.
 
Última edição:
Back
Topo