Montagem de sistema AMD X2 - Dúvidas na junçao de dispositivos IDE e SATA

20COMER

Power Member
Boas pessoal.


Vou nos próximos dias comprar um sistema novo. Escolhi os componentes que em principio vou comprar. Não são nada de especial, dado que já pouco faço no computador para além de Internet, processamento de texto e algum multimédia.

Escolhi as seguintes specs:

- AMD Athlon 64bits X2 Dual-Core 4600+ BOX 65w AM2
- Board ASUS M2A-VM HDMi AMD 690G SkAM2
- 2 x 1GB OCZ SOE DDR2 PC6400
- DVD-RW NEC 7200 DL 20x Bulk Preto SATA
- ASUS Radeon HD2400PRO 256MB DDR PCI-E

Este material todo na ***** fica-me a volta dos 220€ que é o que pretendo gastar.
(No entanto, se alguém quiser sugerir alguma troca em algum componente, agradeço conselhos)


A minha dúvida está na ligaçao dos discos e drives opticas.
Quero ligar neste sistema, 2 discos IDE e um CD-RW IDE que tenho aqui. Quero também manter a fonte porque a comprei á meia duzia de meses (a fonte n tem saídas de alimentação SATA).

A board só tem uma saída IDE, logo só poderia ligar no máximo os 2 discos por exemplo (um como master e o outro slave). Como faço para ligar o CD-RW IDE?
Já ouvi falar de controladoras e cabo adaptadores mas qual é a solução mais económica?

E sendo os dois discos ligados a IDE, não existe problema em arrancar o sistema apenas com estes dois discos, instalando o SO num deles?



Agradeço desde já a disponibilidade a quem ler isto.

Obrigado.





Cumps.
 
Boas. Quanto ao pc, a board já tem onboard graphics logo, se não vais jogar, talvez possas poupar um pouco e retirar a gráfica do teu orçamento e usar a da board. Os discos podes ligar os dois sim, na mesma entrada ide sem qualquer problema, instalando SO num disco, e o outro ficando como slave. para ligares o cdrw teras que comprar uma controladora ide, mas sinceramente, se compraste uma fonte a pouco e tempo e nao tem entradas sata, nao sera talvez uma fonte muito boa, assim como uma fonte nao aconselhada para a máquina que vais comprar, hoje em dia por 50 euros ou menos compras uma fonte razoavel para esse pc, e um dvdrom. Uma nox urano 400w, e um Asus, por exemplo. Abraço :D:D

P.S.: já agora se a fonte que compraste nao tem saidas sata porque é que vais comprar - DVD-RW NEC 7200 DL 20x Bulk Preto SATA? Aconselhava te mesmo a comprar uma fonte decente. Quanto ao gravador eu tive um Nec nao gostei nada, troquei para um Asus.
 
Última edição:
ha uns adaptadores de molex 4pin para sata.. ate costumam vir na caixa da motherboard.. a grafica pela diferenca de preço podias ir pra versao XT é mto melhor k essa Pro mas cmo n é pa jogos tu ek vês..
 
Compro um gravador SATA porque as duas ligaçoes possiveis de IDE já vou usar para os dois discos IDE e também porque o objectivo será que todo o material que for comprando a partir de agora passe a ser SATA.

O meu problema é como ligar o CDRW que tb é IDE, sendo que a unica entrada IDE ja vai ser utilizada para os discos. É que queria mesmo liga-lo quanto mais n seja para não dar tanto desgaste ao DVD-RW (no meu caso é relevante)






Cumps
 
Última edição:
Já agora, com a utilização de uma placa controladora dá para ligar o CD-RW?

É uma placa que liga á PCI da board e que tem uma entrada IDE?
Basta ligar o cabo IDE a essa placa e a alimentação do CD-RW a uma molex normalmente e fico com aquilo a bulir?





Cumps
 
Back
Topo