montar automaticamente drives de rede

TidusABE

Power Member
Gostaria de saber se alguem sabe como montar automaticamente drives de rede.Pois embora eu tenha conseguido adicionar o Ubuntu num AD, gostava que os users desse dominio AD que têm drives de rede as vissem ser terem de fazer nada,ou seja que as drives de rede sejam montadas automaticamente . Obrigado
 
Com "drives de rede" estás a referir-te a shared dirs?
Se for tens de instalar o samba e configurar no fstab quais os shares e onde queres fazer o mount.

man fstab, man mount, man smb.mount
 
Com "drives de rede" estás a referir-te a shared dirs?
Se for tens de instalar o samba e configurar no fstab quais os shares e onde queres fazer o mount.

man fstab, man mount, man smb.mount
não é bem isso ,o ubuntu foi adicionado (depois de muito trabalhino>() num dominio w2k3 ,mas esses utilizadores já existem e tem a sua partilha no dominio para gravar o que quiserem,mas o que eu quero (uma vez que 99% deles nem sabe que existe outro OS que nã seja windows) é que essa partilha de rede deles seja montada automaticamente quando eles se logam sem terem de fazer puto.
 
Sim era o q estava a dizer.
Eu penso que o próprio Samba permite uma integração desse tipo num AD, mas experimenta procurar mais detalhes no google.
 
pois mas isso funciona ,mas infelismente o utilizador tem que novamente meter o login e a passwd e fica com as permições todas maradas,os tuturiais de samba e toda a documentação que encontrei ate agora não me servem de muito ,pois só falam como fazer automount para um single utilizador,o meu problema é que o samba vai ter que ir sempre ao AD verificar a passwd e login e so depois mapear a drive especifica para o utilizador,e não sei se o samba o fará.......vem vou dar mais uma vista de olhos nas configurações de pam.

thks anyway:wink:
 
pois mas isso funciona ,mas infelismente o utilizador tem que novamente meter o login e a passwd e fica com as permições todas maradas,os tuturiais de samba e toda a documentação que encontrei ate agora não me servem de muito ,pois só falam como fazer automount para um single utilizador,o meu problema é que o samba vai ter que ir sempre ao AD verificar a passwd e login e so depois mapear a drive especifica para o utilizador,e não sei se o samba o fará.......vem vou dar mais uma vista de olhos nas configurações de pam.

thks anyway:wink:

Não sei se percebi bem o que querias.

Este tal aparelho da Linksys se estiver ligado e tiver um disco ou dois ligados está permanentemente acessivel em todos os PCs sem password se o desejares. É como eu tenho.
Não percebo a parte das configurações maradas. Não tens qq problema. Eu neste momento estou com Ubuntu e não tenho qualquer stress. Com Windows é exactamente o mesmo.
 
Não sei se percebi bem o que querias.

Este tal aparelho da Linksys se estiver ligado e tiver um disco ou dois ligados está permanentemente acessivel em todos os PCs sem password se o desejares. É como eu tenho.
Não percebo a parte das configurações maradas. Não tens qq problema. Eu neste momento estou com Ubuntu e não tenho qualquer stress. Com Windows é exactamente o mesmo.
Pois isso está correcto,mas o meu problema é que quem vai usar estes pc's são utilizadores de um dominio,bastante grande,e não convem que eles tenham acesso as partilhas dos outros utilizadores.Eu em prencipio nem sequer irei utilizar este pc.

Eu queria era implementar o linux no meu trabalho (Universidade) ,mas aqui poucos conheçem outra coisa que não o windows e mesmo assim metem agua.Mas como muitos deles é só para ir a net e tirarem apontamentos (são alunos ) e gravarem-nos numa partilha de rede w2k3.
 
Ai metes o pessoal todo a ter que trazer as suas pens USB e siga para bingo. Com Linux não há virus para ninguém e os sites de toques e flash com sorte não funcionam como deve ser. Pode ser que fiquem mais produtivos :D
 
Ai metes o pessoal todo a ter que trazer as suas pens USB e siga para bingo. Com Linux não há virus para ninguém e os sites de toques e flash com sorte não funcionam como deve ser. Pode ser que fiquem mais produtivos :D
lool,mas não preciso que sejam mais prudutivos,sao alunos ,estou me a lixar se eles estudam ou não,mas como os pc dos laboratorios vão ter dual boot ,se eles acharem o ubunto muito complicado reiniciam e entram para o windows,e eu não queria que isso acontecesse.
 
Eu posso estar a dizer asneira mas creio que será necessário sempre uma autenticação no samba masmo por uma questão de segurança. Mas agora não sei de cor.
Mas eu não vejo problema algum nisso. Só têm de meter o loguin ou os alunos são assim tão lorpas:x2: .
 
Back
Topo