1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Montar drive optica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por hlbkvºas, 22 de Março de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 801)

  1. hlbkvºas

    hlbkvºas Power Member

    Boas

    Sou um completo "tótó" em termos de linux, e ainda esta semana instalei pela primeira vez o ubuntu.

    Estou a ter alguns problemas em relação a drive optica (num G1S) pois nao a consigo montar, dá erro: "mount: special device /dev/hda does not exist"

    Para além disso, não consigo encontrar nenhuns computadores na rede, como faço para aceder a outro pc??

    Cumps
     
  2. neonl

    neonl Banido

    Indo por partes:

    1) Esse erro que dizes ocorre em que situação concreta [no inicio do SO, quando clicas no ícone do CD ou quando corres algum comando (neste caso, qual)]?
    À partida o Ubuntu deve montar um CD/DVD quando este é introduzido na drive, já que traz o HAL instalado e configurado.

    2) Os computadores de que falas, são também GNU/Linux ou máquinas Windows? Neste segundo caso precisas de instalar e configurar o Samba.
     
  3. hlbkvºas

    hlbkvºas Power Member

    1 - O erro acorre sempre que tento aceder a drive. Quando meto algum cd/dvd lá dentro, nao acontece nada, e tento abrir mas dá erro.

    2- São máquinas windows, no entanto não sei configurar para ele reconhcer e cader aos ficheiros desses pcs. Vou instalar o samba e configurá-lo, a ver se resulta.


    Cumps
     
  4. hlbkvºas

    hlbkvºas Power Member

    No que toca ao samba, apesar de o instalar continua tudo na mesma: Não consigo aceder aos outros computadores da rede. :s

    Tive a pesquisar e vi que o problema da drive pode ser causado pelo facto de não ser Primary Master, mas não sei como fazer para mudar as definições sem ter de mudar para Primary Master (tá como third maser acho eu)

    cumps
     
  5. neonl

    neonl Banido

    Em relação à drive, para ser muito sincero não sei como é que se resolve o problema (ainda por cima numa distro em que as definições do HAL são muito difíceis de alterar) e hoje estou muito cansado para andar à procura. Amanhã tento dar mais uma ajudinha.

    O SAMBA, não basta instalar, agora tens de ler os howto's/artigos em Wikis como aquele que está na GuiaUbuntuPT (pareceu-me bastante completo e explícito): http://guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Samba
     
  6. hlbkvºas

    hlbkvºas Power Member

    Sim, eu li o tutorial e configurei a rede, e apesar de os pcs windows reconhecerem o ubuntu, sempre que ponho a pass ele não aceita...

    Para além disso, o que eu queria mesmo era o inverso, aceder aos pcs windows, mas eles não aparecem aqui...


    Cumps
     

Partilhar esta Página