• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Montar PC até 2500€

Vai pra RYZEN. O multi-tasking neste tipo de processadores é basicamente sem precedentes no price-point dele. Com esse orçamento apostava num 1700/1800, numa mobo B350 (e não 370 já que não vais fazer SLI), 32 GB de RAM 2666+ e usava o dinheiro para um bom monitor.

Se o teu objectivo é basicamente multi-tasking e workload a sério, precisas de mais cores.

O teu grande problema a construir o sistema vai ser o preço da RAM e das placas gráficas.
 
@Anarcho não viste o setup que eu meti atrás?

Caixa Fractal Define R5 Black
Monitor Dell U2715H (27", 2560x1440)
Motherboard MSI B350 TOMAHAWK (AM4, AMD B350, ATX)
CPU AMD RYZEN 7 1800X (AM4, 3.60GHz, Unlocked)
Cooler Arctic Freezer 33 Plus (15cm) já que o Noctua era gigante
SSD Samsung 960 EVO (1000GB, M.2 2280)
RAM G.Skill Ripjaws V (32GB - 2x, 16GB, DDR4-3200, DIMM 288)
Placa Gráfica MSI GeForce GTX 1060 GAMING X 6G (6GB, Midrange)
Fonte Corsair RM650x (650W)

A RAM é bem carinha e é de 3200
A gráfica disseram que era suficiente.

Vou então para a TOMAHAWK.
Se calhar também vou para o Ryzen 7 1800X já que, pelo menos aqui, custa quase tanto como um 1700X...

Preciso só ver a placa WLAN e leitor de cartões.

Algo deste género serve para o wireless?

240317.jpg


E um leitor de cartões jeitoso e barato?

Cumps
 
O 1700 irá ter desempenho semelhante desde que a frequência(3.0ghz) seja igual à dos modelos superiores(3.4ghz no 1700x e 3.6ghz no 1800x). Para esse tipo de utilização, a frequência, tanto do cpu como das memórias, é quase tão importante quanto o número de cores/threads.
Aumentar o clock do R7 1700 para 3,7-3.8ghz(e configurar as memórias) é o suficiente para te sentires confortável com overclocking e o desempenho ganho com NVMe irá ser superior ao do sistema i7.
Como várias pessoas já indicaram, o monitor é a peça com maior importância qualitativa num PC, especialmente no teu caso. O BenQ SW2700PT parece ser uma boa escolha dependendo do preço de venda. O sidegrade do 1800x para 1700 deverá ser suficiente para incluir o monitor Benq ou outro monitor com desempenho semelhante, caso não o seja recomendo a mudança de NVMe 1TB para 500GB.
 
Ele não tenciona fazer overclock, optar pôr um dos X não é assim tão descabido, para levar o clock base mais alto de origem. Talvez o 1700X seja a opção mais equilibrada, para o caso.

Quanto à rede, se não podes ligar o pc directamente ao router, podes também considerar powerline, em vez do WiFi.
 
Compravas o 1700X, em deterimento do 1800X, mesmo a diferença sendo apenas 50€?

Mudo então a TP-Link por uma ASUS PCE-AC56 (PCI-E x1, 866Mbit/s, 450Mbit/s)

P_setting_fff_1_90_end_500.jpeg
 
E será esse BenQ assim tão superior ao Dell U2715H (27", 2560x1440)?

Se a reprodução correta de cor é imperativa para o trabalho em questão, 200€ de diferença por um painel 10bit com calibração de hardware e 3D-LUT é um pequeno preço a pagar. Se o trabalho não for assim tão crítico, o U2715H é bom mas recomendaria antes um bom monitor 4k pelo mesmo preço.
Optar por um Ryzen X e memórias 3200 para não fazer OC não faz muito sentido. Se tiveres que configurar as memórias para 3200, não custa nada configurar o 1700 para 3,7ghz. 15 minutos de leitura são suficientes e a frequência pretendida é facilmente atingida(mesma frequência que Turbo Boost) e estável. OC não é tão assustador quanto parece.
https://www.amd.com/en/technologies/ryzen-master

A opção escolhida por ti de momento é: 1800x e memórias 3200 que irão correr a uma frequência reduzida. Se não fizeres OC, o desempenho não só do cpu e memórias mas também do NVMe irão ser prejudicados e irás gastar +100€ por isso. Esta não é uma boa opção.
 
Então é imperativo que faça OC de qualquer das formas?!
Não basta ir à bios e aumentar a frequência da RAM?

Como é que o OC vai afectar o NVMe (estamos a falar do SSD, certo)?

Não é ser bicho de 7 cabeças, nem assustador, é mesmo eu não saber ponta disto :D
Se me disseres que é só ir à BIOS mudar a frequencia do CPU e da RAM, parece-me fácil.
Ainda por cima irei comprar um cooler, que ajuda na regulação de temperatura...
Mas tenho receio que algo corra mal...

Que tipo de testes terei que fazer depois do OC?

Cumps

EDIT: Eu trabalho com fotografia, mas para mim.
Edito muito e quero um PC potente para isso, mas não é nada "critico"...
O meu emprego actual nada tem a ver com fotografia :D
Adoro fotografia, como hobbie.
Mas claro que gostava de ter um monitor à altura do sistema (até foi mais por isso que comecei por ponderar os iMac) :)
 
Overclock não é nada imperativo, esses CPUs são uns monstrinhos mesmo em stock.
Leva o 1700X. 50€ por meros 200MHz extra não acho que justifique. Mas se os quiseres dar...
Com as memorias nos ajudamos-te depois aqui a configurar isso, se for preciso, não ha-de ser nada do outro mundo, também.

Arrisco a dizer que ficas com PC para bem mais do que os 5 anos que queres.
 
Mudo então a TP-Link por uma ASUS PCE-AC56 (PCI-E x1, 866Mbit/s, 450Mbit/s)
Vai depender do teu router. Tens router com 802.11ac?

Se não, é melhor cabos, seja ethernet ou powerline.

Por 50€ num investimento desta envergadura e na dúvida entre esses dois, acho que não faz grande diferença mesmo...
Lá está a tal coisa, os benefícios nunca são directamente proporcionais ao gasto.
Sinceramente não acho que por 200MHz x8 se note em utilização.
 
Última edição:
Última edição:
Bem, já encomendei tudo (ficam a faltar as colunas)...
Como haviam alguns artigos em baixo stock decidi comprar o mais rápido possivel.
Aliás, a MSI GeForce já estava esgotada, portanto fui para a ASUS GTX 1060 STRIX, que até estava em promoção e acabou por ficar mais barata :)
A fonte também decidi apostar numa Noctua em vez da Artic freezer.
Gastei mais um bocadinho, mas sei que tenho tudo "top" :)

Dh1jG05.png


Obrigado a todos pela ajuda :D
Agora é esperar que esteja tudo pronto e quando chegar começo a estudar a montagem do PC (já tive a ver uns quantos vídeos).
O único problema (espero eu) será a organização daqueles fios todos :)

Depois vou metendo fotos da montagem e, se tiver dúvidas, volto a chatear-vos :D

Irei precisar de ajuda para o OC da RAM - OC do CPU logo se vê.

Cumps
 
Esse ultimo item e' um teclado? Pergunto porque tinhas falado que querias um QWERTY PT.
"Esqueceste-te" dum disco para storage/backup?
Nao sei se nao precisas do mounting-kit para usar esse cooler...

As colunas dizes orcamento e por norma o vici da' uma ajuda ;)

Por curiosidade, ficou por quanto? Apenas para ter ideia da comparacao.
 
Última edição:
É um teclado QWERTY mas alemão.
Vai ser para desenrascar. Depois compro um em PT.

Já tenho um disco externo :)

Este cooler traz tudo, até pasta térmica (e é material de muita qualidade, segundo tenho visto).

Colunas vou comprar umas logitec de 20€ :D
Chega bem para mim.

Ficou tudo por 2661 francos (2398€).

Cumps
 
O teu socket e' o AM4. No site da Noctua esta isto:

"Socket compatibilit: (...) & AMD AM2, AM2+, AM3, AM3+, FM1, FM2, FM2+ (backplate required), AM4 with NM-AM4-UxS"


Edit: Teres um cooler com max TDP 95W num CPU com TDP de 95W nao e' curto?
Se quiseres dar um cheirinho de OC e' capaz de fazer algum ruido...
 
Última edição:
Back
Topo