• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Montar PC até 2500€

MylleZ

Power Member
Chegou a altura de reformar o meu toshiba satellite, que já não se aguenta muito bem.

Quero algo que me dure bastantes anos (5 anos no mínimo)
Uso o PC para lazer, para web browsing, downloads, muitos conteúdos multimédia (streams, YouTube, etc.) e trabalho muito com fotografia.
Uso frequentemente programas como o Photoshop, Lightroom, Helicon focus e helicon remote, Portrait pro...
Quando estou a usar o PS e o LR em simultâneo, seja a fazer panoramas, ou a fazer merges e blends de múltiplas exposições, o meu PC "c*ga-se todo" e chega mesmo a ficar encravado durante largos minutos.

Gostava de algo que fosse suficientemente bom para usar estes programas.
Jogo pouco, e só jogo League of Legends, por isso não é por aí.
No entanto pretendo uma placa gráfica competente, não vá eu querer experimentar outras coisas.

Assim sendo

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
2500€
Para comprar no início do mês de Agosto

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo (torre, monitor, clunas, teclado) - apenas possuo rato.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Estas 3, mas em especial a b)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Quanto mais tarde melhor :D
No mínimo dos mínimos queria que aguentasse uns bons 5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Tenho dois computadores portáteis, mas uso apenas um toshiba satellite que apresenta alguns problemas.

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Online

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Não, irei montar em casa

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


Só para dar uma ideia. Estou completamente aberto a sugestões.

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Não sei bem, mas algo tipo transaprente (talvez) - algo do género da Corsair Crystal 460X RGB


b. Processador (Intel ou AMD)
>Não sei - estava inclinado para um core i7, mas recomendam também o Ryzen 7

c. Motherboard (chipset, formato)
>ASUS STRIX Z270F GAMING no caso de ir para um i7

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>uma GeForce GTX 1060 (que marca recomendam?)

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>HDD de 1 ou 2Tb e SSD de 500Gb

f. Drives (DVD, BluRay, HD-DVD)
>Não acho importante - talvez um simples leitor de cd/dvd, nem que seja para gravar umas músicas para o rádio do meu sogro :D

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa, potência pensada)
>Não entendo muito de fontes...
Talvez uma Seasonic S12II-620 (620W) seja mais do que suficiente

h. Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)
>Monitor (LG 34UB67-B UltraWide (34", 2560x1080)), teclado QWERTY e colunas
O monitor não sei se será grande demais para a resolução.
O que acham?


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (caso se aplique)?
a. Wireless - claro :D
b. eSATA - não faço ideia
c. FireWire - não faço ideia
d. USB 3.0 - sim
e. Outra - leitor de cartões de memória


11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
Windows 10


Penso que esteja tudo.
Cumps
 
Uma vez que criaste este tópico, vou só citar aqui aquilo que eu disse na secção de fotografia, até para isso poder ser alvo de opinião de terceiros.

E agora deixo-te entregue :P



MB: ASUS TUF X299 MARK 2 ---> ~265€
CPU: Intel i7 7820X 3.6Ghz OctaCore Skt2066 (Turbo 4.3GHz) ---> ~650€
RAM: 2 packs de 2x8GB (total: 32GB) DDR4 G.Skill CL15 3000Mhz Ripjaws V ---> ~300€ (este cpu obriga a RAM com pelo menos 2666MHz, e a board tem mais 4 slots)
Cooler: Arctic Cooling Freezer 33 ---> ~30€
Gráfica: Gigabyte GeForce® GTX 1060 WINDFORCE OC 3GB GDDR5 ---> ~250€
Fonte: Corsair CX600 80 Plus (600W) ---> ~80€
Disco 1: SSD 250GB ou 275GB Corsair/Samsung/Kingston ---> ~105€
Disco 2: Seagate/WD/Toshiba 3,5" de pratos, 3TB, 64MB cache, 7200rpm ---> ~120€
TOTAL: ~1800€


E depois acrescentei a seguinte descrição:
Não andei a verificar em que loja estava o melhor preço. Apenas escolhi uma e vi todos os componentes lá. Em caso de dúvida, arredondei para cima entre 5 a 20€.

Continuas a ter cerca de 700€ para a caixa que mais gostares (esta board não é pequena, e o cooler do cpu também não), SSD maior, componentes extra, monitor ao teu gosto (ou monitores), discos externos, e todas as outras coisas de que te lembres.

Neste PC a gráfica será o primeiro componente a ficar para trás e isso é intencional, porque é um componente simples de trocar, e que fica facilmente outdated com uma nova versão de DirectX. Não acho prudente gastar-se muito em gráfica, considerando que o mercado facilmente as mata dessa maneira. E como também não é um PC para jogar, acaba por ser pouco importante. Só me preocupei em assegurar algo que aguente bem um monitor com uma resolução altinha.

O cooler...foi escolhido um dos mais baratos compatível com o CPU, apenas isso. E é só porque acho que não existe um da Intel para este socket, senão ia esse, visto que não queres overclock, portanto não é preciso gastar nisto.

Apesar de tudo...estas escolhas são questionáveis. Este é um PC para overclock, mesmo estando eu a escolher os componentes mais baratos com base no cpu selecionado (e mesmo o cpu já é feito para overclock). Ao poupar no cooler estou a capar essa margem para overclock. Este é um PC que será mal aproveitado, no fundo.
Em jeito de conclusão diria que não precisas de gastar 2500€ em PC só porque tens esse orçamento disponível.

Mas pronto. Estimativa? Acho que este PC te permite editar fotografia à vontade durante pelo menos 6 ou 7 anos, talvez até mais.

EDIT: acrescento que eu escolheria um monitor que não tivesse uma resolução demasiado elevada (no máximo talvez 2.5k, para não carregar demasiado na gráfica no longo prazo — isto para os momentos em que te apeteça jogar outra coisa que não LoL.
 
o ar quente sai por convecção dos componentes.
No CPU terá um cooler/dissipador grande, ou por vezes, na própria estrutura da caixa, e nao precisa do ar forçado e barulhento das ventoinhas...

ve aqui o exemplo da minha caixa m-atx
http://www.nofancomputer.com/eng/products/CS-70.php

Apesar de ser uma caixa fanless, tem sitio para ventoinhas.

EDIT: isto do Fanless é um "luxo".. nao fica nada barato.. só caixa e cooler do CPU vai pra mais de 300 euros..
Para mim era essencial, mas pode nao ser para ti.
Só dei a sugestão.
Ainda assim, podes fazer algo silencioso "quasi" fanless ;)
 
Última edição:
Uma vez que criaste este tópico, vou só citar aqui aquilo que eu disse na secção de fotografia, até para isso poder ser alvo de opinião de terceiros.

E agora deixo-te entregue :P



MB: ASUS TUF X299 MARK 2 ---> ~265€
CPU: Intel i7 7820X 3.6Ghz OctaCore Skt2066 (Turbo 4.3GHz) ---> ~650€
RAM: 2 packs de 2x8GB (total: 32GB) DDR4 G.Skill CL15 3000Mhz Ripjaws V ---> ~300€ (este cpu obriga a RAM com pelo menos 2666MHz, e a board tem mais 4 slots)
Cooler: Arctic Cooling Freezer 33 ---> ~30€
Gráfica: Gigabyte GeForce® GTX 1060 WINDFORCE OC 3GB GDDR5 ---> ~250€
Fonte: Corsair CX600 80 Plus (600W) ---> ~80€
Disco 1: SSD 250GB ou 275GB Corsair/Samsung/Kingston ---> ~105€
Disco 2: Seagate/WD/Toshiba 3,5" de pratos, 3TB, 64MB cache, 7200rpm ---> ~120€
TOTAL: ~1800€


E depois acrescentei a seguinte descrição:

só dizer aqui uma coisa..mesmo com um ecrã 4k normalmente os jogos ''escalam'' bem se ele quiser jogar a 1080p para a gráfica aguentar
 
Bem, hoje já fui a vários sitios ver algumas coisas.
Monitor terá que ser, no máximo, de 29''. 34 é muito grande mesmo.

Portanto, a coisa está a ficar orientada neste sentido.

Caixa Fractal Define R5 Black
Fonte Corsair CX600 (600W)
Motherboard ASUS TUF X299 MARK 2
CPU Intel Core i7-7820X X-Series
Cooler be quiet! Pure Rock (15.50cm)
SSD Crucial MX300 (525GB, 2.5")
HDD WD HD Gold 3.5" 1TB 24x7 SATA-III
RAM G.Skill Ripjaws V (32GB - 2x, 16GB, DDR4-3200, DIMM 288)
Placa Gráfica MSI GeForce GTX 1060 GAMING X 6G (6GB, Midrange)
Monitor LG 29UB55-B (29", 2560x1080)

Fica tudo a roçar no limite do orçamento (essa board e CPU são bem puxadinhos :D).

Agora, porquê escolher MSI, ASUS, GYGABYTE, etc?
O monitor será pouco detalhado com aquela resolução? Hoje tive a brincar com um e pareceu-me muito bem...

Preciso de mais alguma coisa? (faltam teclado e colunas ainda :S).
O teclado terei que mandar vir de Portugal, pelo meu primo - aqui só se encontram porcarias de QWERTZ....
 
considera mudar a fonte, nem que tenhas que comprar RAM mais barata, um monitor mais barato ou um SSD mais pequeno, porque essa é de má qualidade para um sistema tão caro. se há um componente em que não se deve ser forreta, é na fonte.
 
Corsair RM550X, por exemplo. Modular, eficiente, semi-passiva, com 10 anos de garatia e potência mais do que suficiente para o tipo de sistema que queres montar.

De resto, podes poupar um bom dinheiro indo por um Ryzen 7 1700X (1700, se considerares OC) mais respectiva board e ficar perfeitamente servido.
Considera também meter um Samsung 960 Evo como SSD, que te deve trazer algumas vantagens, no teu workload.
 
Já agora, qual é a diferença entre um M.2 2280 e um 2.5'' (falando nos SSD)?
Já vi que as velocidades do M.2 são muito superiores.

Com isso tudo já passo um bocado o orçamento (cerca de 100€ apenas) mas não é por aí.

Rectificando.

Caixa Fractal Define R5 Black
Fonte Corsair RM650x (650W)
Motherboard ASUS TUF X299 MARK 2
CPU Intel Core i7-7820X X-Series
Cooler be quiet! Pure Rock (15.50cm)
SSD Samsung 960 EVO (500GB, M.2 2280)
HDD WD HD Gold 3.5" 1TB 24x7 SATA-III
RAM G.Skill Ripjaws V (32GB - 2x, 16GB, DDR4-3200, DIMM 288)
Placa Gráfica MSI GeForce GTX 1060 GAMING X 6G (6GB, Midrange)
Monitor LG 29UB55-B (29", 2560x1080)

Sublinhei as alterações.
A fonte RM650x (650W) custa mais 10€ do que a 550x...

Pelo que tenho visto, este i7 é melhor do que os Ryzen (mas também é muito caro).
Não sendo o orçamento um problema, continuavam a escolher um Ryzen em relação a este i7 (Intel Core i7-7820X X-Series)?

Cumps
 
Já agora, qual é a diferença entre um M.2 2280 e um 2.5'' (falando nos SSD)?
Já vi que as velocidades do M.2 são muito superiores.

Isso não é bem assim. M.2 é apenas o formato do slot.
Um SSD M.2 SATA funciona à mesma velocidade que um SATA 2.5".
Apenas os NVMe (slot M.2) é que são rápidos, devido à tecnologia utilizada. Por exemplo, esse Samsung 960 EVO que meteste é NVMe.
 
Um M.2 NVMe usa PCIe em vez de SATA, daí a velocidade extra. Também existem M.2 SATA, mas esses não têm qualquer vantagem de performance em relação aos 2,5'' tradicionais.

Pessoalmente, sim, acho que ia na mesma pelo Ryzen. Custa-me justificar uma diferença de preço tão grande em relação ao salto de performance que acarreta. Preferia, de longe, investir esse dinheiro noutro lado, como SSD maior ou um monitor superior. Um 27'' 1440p, por exemplo. Acho que são coisas de que tirarias bem mais partido, no que vais fazer.
 
Humm.
Nao pesco nada disto :)

Para um AMD RYZEN 7 1800X (AM4, 3.60GHz, Unlocked) que motherboard recomendas?
No site, onde pretendo comprar as coisas, recomenda-me a ASUS CROSSHAIR VI HERO (AM4, AMD X370, ATX)...

Já estou a começar a achar que a minha mulher tem razão - "devias comprar já feito. Vais fazer asneiras" :D
Antigamente parecia mais fácil :)
 
Pois, ou isso...
Ou então tive sorte quando montei o meu PC antigo.
Lembro-me de ter estudado e pesquisado bem, mas foi bem mais simples...

Adiante.

Caixa Fractal Define R5 Black
Fonte Corsair RM650x (650W)
Motherboard ASUS CROSSHAIR VI HERO (AM4, AMD X370, ATX)
CPU AMD RYZEN 7 1800X (AM4, 3.60GHz, Unlocked)
Cooler Noctua NH-D15 SE-AM4 (16.50cm)
SSD Samsung 960 EVO (1000GB, M.2 2280)

HDD WD HD Gold 3.5" 1TB 24x7 SATA-III - SAI FORA
RAM G.Skill Ripjaws V (32GB - 2x, 16GB, DDR4-3200, DIMM 288)
Placa Gráfica MSI GeForce GTX 1060 GAMING X 6G (6GB, Midrange)
Monitor LG 29UB55-B (29", 2560x1080)

Continua no mesmo range de preço (cerca de 80€ acima do orçamento) mas com um SSD de 1TB, um cooler melhor e uma fonte de alimentação também mais jeitosa.
O que preciso mais?
Placa para WiFi, isto já tem?
 
Back
Topo