Montar rede com router D-link

Sinn3r

Membro
Olá a todos. Deram-me uma missão: ligar em rede 2 pcs (possivelmente 3 com a adição de um portatil) de um escritório, todos eles irão ter ligação à net. Existe net com um modem adsl alcatel speedtouch 350i, que nem sei qual é o isp. Entretanto, comprei os cabos e um router (d-link di-604). Ainda não fui ao escritório montar a rede, mas queria que me ajudassem na configuração do router, para não fazer figura da urso à frente do patrão Laughing . Já entrei na página interna do router (tive a ver se o router funcionava na minha rede de casa, onde tenho netcabo, e funciona às mil maravilhas) e em "wan settings" aparecem-me várias escolhas: "dynamic ip address", "static ip address", "PPPoE" (nem sei o que é isto) e "others", onde inclui "PPTP" e "BigPond Cable". Em "PPPoE" diz: "for most dsl users". Em casa usei o "dynamic ip address" e funcionou bem, mas como disse tenho netcabo, e no escritório é adsl. Please help me. Agradeço desde já a quem me ajudar. Abraços.
 
Dizes que é adsl portanto terás q definir o tipo de ligaçao a net como PPPoE (salvo erro) que configurarás com os dados do isp adsl do patrao, quanto ao ip address, a nao ser que o tu patrao tenha comprado um ip fixo basta meteres dynamic ip (isto ja tens q lhe perguntar ou ver nos dados q o isp deixou na empresa). De resto acho que nao ha nada configuravel essencial. Boa sorte com o patrao :P
 
Última edição:
se o modem for usb iras precisar de um com ethernet, porque tens q desinstalar qqer sw de ppoe....
nao conheço o modem, mas se for ethernet, entao terá que ficar no modo de brigde e a autenticação tera q ser feita no router escolhendo ppoe caso seja ip dinamico ( atençao aos valores de vpi e vci ) se for estatico/fixo entao é mais simples, terás q o saber e depois é =....


fica bem
 
suB: obrigado pelo conselho, mas fiquei algo confuso. Disseste que era para configurar como PPPoE e depois disseste que no ip para pôr dynamic ip ou static. Mas essas duas opções estão logo no main menu, onde tenho mais duas opções. Se escolher dynamic ip, ele não me chateia mais :D , mas se escolher PPPoE aparece campos a preencher: PPPoE account, PPPoE Password e Retype password. Não me parece que possa escolher um e a seguir escolher outro. Se calhar meto dynamic ip, pode ser que dê :p.
 
caprr: também agradeço o conselho, mas fiquei ainda mais confuso. Para início de conversa o modem só tem saídas rj-45, não tem usb. Depois falaste em desinstalar sw de pppoe. Que sw pode estar instalado? Onde vejo isso?
Depois disseste: "nao conheço o modem, mas se for ethernet, entao terá que ficar no modo de brigde e a autenticação tera q ser feita no router escolhendo ppoe caso seja ip dinamico ( atençao aos valores de vpi e vci ) se for estatico/fixo entao é mais simples, terás q o saber e depois é =....". O que é o modo bridge? Se for ip estático então ponho "static ip" no menu? Por definição, o ip de adsl é estático ou dinâmico? Fui ao meu site favorito para procurar termos de net e informatica www.webopedia.com e procurei por vpi e vci, mas não percebi o que lá estava escrito :D . Podias trocar por miudos? Peço desculpa pela minha ignorância :sad: . Abraços.
 
Boas,

eu em casa uso o D-Link G604T, que se diferencia desse por ter wireless e tb por ser modem/router.

Tirei algumas referências do manual do meu router que podem dar alguma luz sobre isso.

Relativamente ao PPoE:

If your ADSL service is delivered through a PPPoE, PPPoA or CLIP (IPoA) connection, the information needed
to establish and maintain the Internet connection can be stored in the Router. In this case, it is not necessary to
install software on your computer. It may however be necessary to change some settings in the device, including
account information used to identify and verify the connection.



VPI:

This is the Virtual Path Identifier (VPI). It is used in
conjunction with the Virtual Channel Identifier (VCI) below, to
identify the data path between your ADSL service provider’s
network and your computer.



VCI:

This is the Virtual Channel Identifier (VCI). It is used in
conjunction with the VPI above to identify the data path
between your ADSL service provider’s network and your
computer.



A configuração no meu passa essencialmente por PPoE (com user e pwd do ISP), VPI - 0 e VCI - 35 (penso que seja assim em termos gerais) de qq modo isso pode ser confirmado com o ISP.

O software a que se referem penso que tenha a ver com aquele que o anterior modem utilizava para ligação á Net, e que neste caso deixa de ser necessário.

Como será necessária a utilização de um modem adicional (que não é o meu caso), a utilizar a connection Bridge já não posso ajudar muito.

Por definição a maioria dos IP atribuídos (pelo ISP) são dinâmicos.
Eu tenho o meu router com DHCP que posteriormente atribui o IP (estático) ás restantes máquinas cá de casa. Independentemente do IP atribuído pelo ISP (dinâmico). Nesse Di-604 penso que tb será isso que irá acontecer.


De qq modo podes sempre dar uma olhadela na pág da D-Link referente a esse modelo:

Di-604

Tem lá toda a info necessária, incluindo o Manual na parte de documentation.

Fica aqui tb o How to para fácil instalação:

how to install Di-604


Pode tar aqui algo mal explicado até pq sinceramente não percebo grande coisa disto, apenas o essencial para pôr a minha ligação a funcionar.
Se tiver algo errado agradeço que corrijam que sempre vou aprendendo mais algumas coisitas :D
 
mordachai: muito obrigado pelas dicas. O manual já eu tenho. Quando escreveste "VPI - 0 e VCI - 35" a mim não me pede nada. Ontem estive a instalar o XP num pc que eu depois experimentei com o router como se fosse ligação adsl. Só me pede o account, a password e o service (optional). Depois de ter preenchido isso (ao calhas), ele pediu para reiniciar o router. Penso que não seja preciso mais nada. É claro que depois fiz cancel :-D . Abraços.
 
viva

+ 1 vez precisas de por o um modem em bridge e configurar os valores de vpi vci q sao 0 e 35, mas estes valores sao no modem e no router é q vais colocar a psw e usn ...

se leres bem o manual do router ele faz referencia q se tem q desinstalar qualquer sw de ppoe,mas é uma condição imperativa....

de resto, boa sorte
 
Uma das coisas que acontece no meu ancestre router (3com de prai 99) é que se ligar os pc's nas portas do router eles na ficam na mesma rede, pelo que tenho o router ligado a um switch e os pc's ligados a este, para estarem na mesma rede.
 
Back
Topo