motherboard a ferver

DFC

Banido
eu tenho uma motherboard gigabyte ga 965 ds4 e tem um problema eu no easy tune 5 detecto o cpu a 95 graus, as fans a 1700 rpm e diz que e grave pois ta sempre um sinal de exclaçao a piscar vermelho e amarelo e pasado 30 minutos mais ou menos o pc desliga se como posso resolver isto? e que eu tenho um sensor de temperatura no cpu externo e ele indica me 25 º
 
liguei agora o pc kom o problema e ele da mas quando utilizo um pouco mais o cpu ele so be a temperatura de 45º para 90º podem me dizer programas para as controlar as fans sem ser o speed fan? eu tenho o riva tuner mas nao sei mudar a velocidade das fans
 
liguei agora o pc kom o problema e ele da mas quando utilizo um pouco mais o cpu ele so be a temperatura de 45º para 90º podem me dizer programas para as controlar as fans sem ser o speed fan? eu tenho o riva tuner mas nao sei mudar a velocidade das fans
Isso não é normal... Um E2xxx pura e simplesmente NÃO PODE estar a 45º em idle... Esses CPUs têm o estado C1 de aproximadamente 8W (ao contrário, por exemplo, dos E6x00 de primeira geração, em que esse valor é bem mais alto, às vezes aproximando-se dos 20W).

O que significa que, se um E6400 (como o meu, por exemplo) fica por natureza a 35º~40ºC em idle, com massa térmica manhosa e cooler de origem (com a BIOS programada para não puxar muito pelas RPM do cooler por causa do barulho), e geralmente não passa dos 60ºC em carga, algo de tremendamente errado se passa com esse CPU. Se fossem essas temperaturas que dizes com um OC brutal e cooling a ar (em especial com o cooler de origem), ainda podia acreditar que era algo relativamente normal, mas assim não, sobretudo quando a diferença de temperatura é tão grande em tão pouco tempo.

Tens várias hipóteses, confirma-as TODAS, e ignora o que diz o sensor externo, não é fiel (muitas vezes nem sequer os internos são, quanto mais...):

1) Cooler mal instalado. Pode parecer bem preso, mas ter um dos cantos solto. É o suficiente para não fazer serviço nenhum, e o CPU ficar basicamente a trabalhar sem cooler (o que não é impossível, mas precisavas de baixar às voltagens um pedacito...).

2) Cooler instalado sem massa térmica. Pode acontecer, mas não me parece que seja o caso, se não a subida de temperatura seria mais gradual.

3) Cooler instalado com a protecção da massa térmica. Alguns coolers têm uma película de plástico sobre a massa térmica que quase não se nota, e é relativamente fácil esquecermo-nos de a tirar antes da instalação do cooler.

4) Objectos estranhos entre o cooler e o heatspreader, nomeadamente o sensor de temperatura externo. Escuso de continuar a explicar, não é? Basta dizer que problemas de arrefecimento são a menor das preocupações, a pressão entre os três objectos pode danificá-los a todos (mossas no cooler, sensor destruído, CPU com mossas ou core partido...).

5) BIOS mal configurada. Confirma que não tenhas obrigado o cooler do CPU a funcionar demasiado devagar permanentemente.

6) Fan do cooler não ligada à board (esta é EXTREMAMENTE comum, e pode passar despercebida para quem tenha uma fan de sistema ligada...), ou ligada ao conector errado (o que impede a BIOS de fazer variar a velocidade conforme a temperatura do CPU).

7) Em última análise, o sensor do CPU poderá estar danificado, mas isso é extremamente raro. Nunca ouvi ninguém a queixar-se disso, com excepção dos modelos de 45nm (Q8xxx, Q9xxx, E5xxx, E7xxx e E8xxx), em que o sensor só funciona bem a partir de certa temperatura (o sensor DTS tem um funcionamento invertido, não vem agora para o caso), ou que de vez em quando fica parado, não obstante haver variações de temperatura.

Confirma todas estas opções, acrescidas da confirmação que não há nem pernos partidos no socket da board, lixo entre contactos no CPU ou que a BIOS não está a enviar tipo 2V para o CPU, em vez de 1.1V/1.2V...

Cumps.

Miguel
 
obrigado pelas hipoteses, mas eu penso que seja o sensor da motherboard avariado pois tenho os collers bem colocados e a funcionar a 1700 rpm, e vou ver se compro massa termica, quais me recomendam para o uso a menos de 10/5 euros boa?
 
Back
Topo