Motherboard com chipset AMD 780G funciona bem em Linux?

danielG

Power Member
Eu tenho CPU AMD X2 4400+ (2.3 GHz) e motherboard Asus M2NPV-VM, com chipset Nforce 430. É a pior motherboard que alguma vez usei. Muito instável. A única coisa boa que posso dizer é que é totalmente compatível com Linux.

Entretanto a slot PCI-E da motherboard queimou e preciso de comprar uma nova para poder usar a minha Ati 3650 HD.

Estava a pensar comprar uma motherboard boa, mas abaixo de 100 €, e a escolha acertada parece ser uma Asus M3A78-EMH, com chipset AMD 780G. Gostava de saber se existem alguns problemas conhecido com este chipset. Nomeadamente, se existem problemas com o chip de som e o controlador de rede.

Sei que, por enquanto, a gráfica onboard não funciona bem em Linux, mas a razão que vou comprar nova mobo é para poder usar placa gráfica discreta.
 
Última edição:
Muito obrigado pela resposta.

Fico triste por saber que o chipset funciona mal com o kernel 2.6.24 que vem com o Ubuntu 8.04.
Como de costume, peças recentes funcionam mal em Linux.

Vou mudar para uma distro com kernel mais recente. Eu sei que é possível compilar o kernel, mas Ubuntu já não me serve.
 
É uma questão de escolhas :)
É normal esses problemas, como dizes, é material recente.
Lembro-me que, quando sairam os phenon, os kernel's existentes té davam kernel panic :/ Mas 1 bocadito de tempo e a coisa melhora.
 
Back
Topo