motherboard para OC

Tweak88

Power Member
Boas pessoal!

antes de mais, setup:
PROCESSADOR: core 2 duo E6300 @1,86GHz
RAM: 1GB (a actualizar brevemente)
GRÁFICA: ATI Radeon HD4850
MOTHERBOARD: Asus P5VD2-MX

depois de meter uma Ram em condições, o maior entrave ao overclock é a motherboard, já que ela não me deixa mexer em nada, tem quase tudo fixe, fsb max 300, enfim...

portanto queria algumas sugestões.
Por agora tenho andado com olho nas Asus P5K (pro, premium, deluxe...)
quais os principais aspectos na board a ter em conta, com vista ao OC? (por ex, chipset P35? ou devo procurar algo melhor/mais apropriado?)
orçamento: a rondar 120€ (nada acima de 150€)

Abraços
 
Última edição:
Boas pessoal!

antes de mais, setup:
PROCESSADOR: core 2 duo E6300 @1,86GHz
RAM: 1GB (a actualizar brevemente)
GRÁFICA: ATI Radeon HD4850
MOTHERBOARD: Asus P5VD2-MX

depois de meter uma Ram em condições, o maior entrave ao overclock é a motherboard, já que ela não me deixa mexer em nada, tem quase tudo fixe, fsb max 300, enfim...

portanto queria algumas sugestões.
Por agora tenho andado com olho nas Asus P5K (pro, premium, deluxe...)
quais os principais aspectos na board a ter em conta, com vista ao OC? (por ex, chipset P35? ou devo procurar algo melhor/mais apropriado?)
orçamento: a rondar 120€ (nada acima de 150€)

Abraços
Boas,

Tens esta DFI muito boa.

Cumps
 
Pelo que sei com essa DFI é preciso um kit de de unhas elevadíssimo...

Tens a p5e que custa 150€...

PS: Tens a P51 que é brutal...
 
Pelo que sei com essa DFI é preciso um kit de de unhas elevadíssimo...

Tens a p5e que custa 150€...

PS: Tens a P51 que é brutal...


kit de unhas? não percebi...
para montar...? para metê-la a dar overclock...?

e essa p5e já vai para 170€ pelo que ando a ver
 
Última edição:
se fosse a ti ia ja para o novas asus P5Q PRO 112E já que são muito superiores as P5K.


bem essa realmente também me parece porreira, embora não seja nenhum expert na matéria.
tou a ver que não vai ser uma escolha facil, mas em princípio fico bem servido com quanlquer uma certo?

a diferença entre o chipset P35 e o P45 é muito grande?
é que essa P5Q está a um preço bastante acessível
 
Entre P35 e P45, sem dúvida P45, muito mais desempenho, então em Crossfire nem se fala. ;)


Sim é verdade, mas nem toda a gente precisa de ter boards com essas características nem sabem "trabalhá-las", hoje em dia qualquer board minimamente decente faz um belo OC sem grandes comichões.

Para pessoal não tão entusiasta, DFI não é fundamental, aliás, até nem é tão recomendado visto a sua complexidade.
 
Última edição:
eu se fosse a ti ia por uma p4q ou equivalente da dfi, com preferencia para a ultima, claro que é mais complicada, mas também é muito mais divertida!

Cumprimentos
 
exactamente o que quero. não sou nenhum expert nessa matéria... vou aprendendo aos poucos e não quero bater nenhum record, apenas o necessário para continuar a jogar settings no máximo :009:

cada vez mais indeciso agora... ainda por cima todas em volta dos mesmos preços (DFI, Asus P5K/P5Q)

encontrei aqui uma review da DFI: http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=60680
parece que até é simples de se mexer.. que é o que eu procuro
 
Última edição:
P5K fora de questão. P5Q tem o novo sistema de arrefecimento e poupaça de energia da asus "EPU" mete um Q6600 a menos de 15º com stock cooler so para veres mais ou menos como funciona.
 
bom, o processo de selecção encaminhou-me para as seguintes 2 candidatas finais
(não incluí a P5Q Deluxe porque ronda os 160€ mas não está completamente fora de questão)

DFI LANPARTY DK P35 T2RS:
- chipset P35
- 124€
- boas reviews. muito "tweakable" em termos de overclock

Asus P5Q Pro:
- chipset P45
- 112€
- boas reviews. não sei se tão "tweakable" como a DFI


sem comparar minuciosamente as características lado a lado, o que salta à vista é a diferença entre o chipset e o grau de "tweakability" (se bem que este grau de "tweakability" até pode funcionar como ponto negativo, se for muito complicado de tweak-ar)
o meu problema é que não sei bem que pesos dar a cada um destes componentes


mais uma vez, obrigado pelos comentários/sugestões
 
Última edição:
bem, tendo em conta que os e6300 não fazem tanto OC como um e4300....e se eu com uma p5n-e sli fazia 3300mhz no meu e4300, penso que qualquer uma dessas boards é boa para OC.
Já tive para comprar essa DFI, pois na altura era uma das melhres opções para OC.
Por outro lado, as ASUS costumam ser facéis de "tweakar", e trazem mais extras...agora depende de ti.

já agora, que cooler é que vais usar para refrigerar o processador?também é muito importante o cooler, no overclocking!
 
não posso meter um ultra 120 porque sai fora da caixa :D
a Scythe tem alguns mais pequenos que também são bons, mas ainda não decidi.

olhei agora para as tabelas "specification summary" das duas placas.
a Asus tem claramente mais extras e parece-me mais recente/actualizada (eg, memory DDR2 1200/1066/800/667 enquanto a DFI suporta apenas DDR2 800/667)

estou agora mais inclinado prá P5Q Pro :)
 
Boas,
Tenho uma P5Q PRO que comprei recentemente... É uma board muito boa, estável e tem uma bios com bastantes opções. Para mim, pareceu-me uma escolha sensata.

Se é para OC, consegui colocar o meu E6750 a 3.6 estável no orthos (por agora). Dantes na Gigabyte P35C-DS3R não conseguia mais do que 3.4 devido aos elevados drops (0.07+). Agora tenho drops de 0.1-0.2 bios-full load.

De resto, não tem dado problemas.

Thread mt boa para tirar dicas: http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=189437&page=59
 
Última edição:
Back
Topo