Motherboard pifou ou cpu?

max enzo

What is folding?
Ola malta,eu estou a escrever este tópico por telemóvel,por incrível que pareça,mas o meu pc deixou de funcionar,hoje quando cheguei a casa,liguei o pc ele começou a apitar de 3 em 3segundos,troquei a gráfica,já não apita,mas as fans funcionam,tirei 2gb da ram,fiz clear cmos,e nada,o que terá sido,visto a bios também não dar,mas agora fico na icognita,será cpu ou motherboard?
se me puderem dizer alguma coisa agradecia.


Cumps.
 
Aconteceu-me exactamente isso há uns mesitos. Começou por apitar, troquei a gráfica e nada, troquei memórias e nada e finalmente quando troquei o cpu as coisas resolveram-se.

Tenta pedir um CPU a alguém e experimenta ..



EDIT:

tem uma verde e uma vermelha,as normais como sempre teve,pelo que acho estranho.A bios consegue arrancar sem cpu?


A verde é da energia e a vermelha é de acesso ao disco, isso nada tem a ver.

Penso que não. Alias, tenho quase a certeza que não.
 
Última edição:
desliga tudo (discos, drive optica,usb ligados onboard, etc) fica apenas com, MBoard, CPU, um pente de RAM e VGA, isto se a board não tiver uma!e testas!
se não der, troca o pente de ram de slot, e depois tiras o pente testado em todos os slots, e testas o outro pente de ram em todos os slots (fazes isto com os 4 pentes que tens, é muito pouco provavel teres os 4 pentes avariados, ou os 4 slotes avariados)!se resultar com algum dos pentes, metes esse de parte, e testas os restantes que não deram, para saber se tens pentes de ram avariados ou slotes avariados!
Isso pode ser RAM, Board, como também pode ser um cabo sata partido (já tive esse sintoma, e era um cabo sata partido)!
Dúvido que seja o CPU, é a ultima coisa a avariar num PC, mas também pode ser!
Não sei se fui esplicito na esplicação de como testares, mas tentei ser, a sério! XD
cumps e diz coisas!
 
desliga tudo (discos, drive optica,usb ligados onboard, etc) fica apenas com, MBoard, CPU, um pente de RAM e VGA, isto se a board não tiver uma!e testas!
se não der, troca o pente de ram de slot, e depois tiras o pente testado em todos os slots, e testas o outro pente de ram em todos os slots (fazes isto com os 4 pentes que tens, é muito pouco provavel teres os 4 pentes avariados, ou os 4 slotes avariados)!se resultar com algum dos pentes, metes esse de parte, e testas os restantes que não deram, para saber se tens pentes de ram avariados ou slotes avariados!
Isso pode ser RAM, Board, como também pode ser um cabo sata partido (já tive esse sintoma, e era um cabo sata partido)!
Dúvido que seja o CPU, é a ultima coisa a avariar num PC, mas também pode ser!
Não sei se fui esplicito na esplicação de como testares, mas tentei ser, a sério! XD
cumps e diz coisas!
Fiz o que disseste,e resultou mais ao menos,ele arrancou,mas ficou o buzzer a apitar tipo ambulância,literalmente ti no ni no ni no nestes bips mas rapido e o texto que aparece diz o tipo de cpu que tenho e diz checksum error e que vai carregar os defaults,e tinha também as opções del e f1,mas é só isso que aparece,e fica ali bloquiado e a apitar,depois desliga-se,mas a bios não arranca como deve ser,devia de aparecer primeiro abit e depois esse texto,como apareceu da primeira x que montei o pc,mas aparece logo este texto.
e tive de desligar e ligar o pc para esse texto aparecer umas 3x,senão continua com o ecrã todo negro.
 
Última edição:
como fizest o clear?por jumper, ou tiras te a pilha CR2032?
Pelo que dizes, e sem assumir nada, isso deve de ter sido a MB!
esperimenta isto, tira a pilha, faz um chante de 5 Segundos entre os conectores que agarram a pilha na MB,voltas a por a pilha, e vez o resultado, se foncionar mt bem, se não pegas numa borracha da escola, e fazes d conta que estaz a apagar lapis, mas nos conectores dos pentes de RAM em ambos os lados, depois passas um pano limpo, seco e sem fibras, nos conetores, para tirar bocadinhos de borracha que la tenham ficado agarrados e testas!
diz coisas!
isto com o cabo 220V desligado!
 
Última edição:
como fizest o clear?por jumper, ou tiras te a pilha CR2032?
Pelo que dizes, e sem assumir nada, isso deve de ter sido a MB!
esperimenta isto, tira a pilha, faz um chante de 5 Segundos entre os conectores que agarram a pilha na MB,voltas a por a pilha, e vez o resultado, se foncionar mt bem, se não pegas numa borracha da escola, e fazes d conta que estaz a apagar lapis, mas nos conectores dos pentes de RAM em ambos os lados, depois passas um pano limpo, seco e sem fibras, nos conetores, para tirar bocadinhos de borracha que la tenham ficado agarrados e testas!
diz coisas!
isto com o cabo 220V desligado!
Foi por jumper,vou então tirar a pilha.Mas é estranho,deve ser mesmo motherboard.
 
como fizest o clear?por jumper, ou tiras te a pilha CR2032?
Pelo que dizes, e sem assumir nada, isso deve de ter sido a MB!
esperimenta isto, tira a pilha, faz um chante de 5 Segundos entre os conectores que agarram a pilha na MB,voltas a por a pilha, e vez o resultado, se foncionar mt bem, se não pegas numa borracha da escola, e fazes d conta que estaz a apagar lapis, mas nos conectores dos pentes de RAM em ambos os lados, depois passas um pano limpo, seco e sem fibras, nos conetores, para tirar bocadinhos de borracha que la tenham ficado agarrados e testas!
diz coisas!
isto com o cabo 220V desligado!
Foi por jumper,vou então tirar a pilha.Mas é estranho,deve ser mesmo motherboard,eu só quero ter a certeza de qual coisa está avariada,para não ter de comprar as 2(cpu e mobo).Pá eu vou fazer o teste,mas só vou poder dizer alguma coisa amanha,o dono deste portatil já se está a queixar tenho de o entregar,pedi emprestado só para vir aqui ao forum.


Edit: ok,já fiz o que disseste ontem por volta da meia noite,e o pc arrancou,fui montando tudo uma coisa de cada x,e sempre que fazias isso eu testava a ver se o pc arrancava,montei tudo e está a funcionar,mas a board sempre que desligo o pc,ela faz dual boot,ela de origem tinha esse problema(proprio deste modelo da abit),mas actualizei a bios e deixou de fazer,agora faz sempre,o que é muito estranho,deve se passar algo.

Se calhar é melhor mudar de board,o que acham? Estou com medo de ficar agarrado,é que este mês posso comprar uma barata,mas depois já não sei.Mas ao menos o cpu está bom.
 
Última edição:
Back
Topo