Motherboard, PSU e RAM

Fl0yD

Membro
Boa noite a todos,

Esta é a primeira vez que coloco um post, pelo que, como se subentende, sou novo por aqui.

Antes de mais, gostaria de pedir desculpa se irei fazer algumas perguntas ridículas mas estou um pouco desesperado, pois estou em projectos finais do meu curso e necessito do meu computador operacional.

Problema:

O meu computador não arranca, apenas liga todas as ventoinhas e a drive de dvd.
nota: estou sem HDD

Questão:

É possível que o computador arranque mesmo sem HDD? Parece estúpido mas fiz umas pesquisas e parece que sim... logo, receio que a MB esteja com algum problema!

Obs: passo a explicar, comprei componentes novos (as anteriores avariaram), não sou nenhum "expert", ou não estaria aqui, e esqueci-me completamente que para a minha nova motherboard nova, necessitava de um disco SATA. Naturalmente que, para os componentes novos, analisei as suas compatibilidades mas pode ser que me tenha enganado!

Componentes novos:
PSU Tacens RADIX V-650;
Motherboard ASRock 970 Extreme4;
Memórias RAM Kingston 1800Mhz CL9 240 pin 4Gb.

Muito obrigado e qualquer sugestão será sempre bem recebida!

(Edit)

Gráfica: nVidia 9500 GT 1Gb DDR2
 
Última edição:
o pc deveria arrancar sem nenhum disco! por isso se n arranca é pk algo esta mal... ligste o conector de 8 pinos da fonte a board? partindo do principio k esta td bem ligado eu ca apostaria na fonte de alimentação...consegues alguem k te empreste outra para testares?
 
Última edição:
- quais as peças que avariaram?
- a fonte de alimentacao é nova?
- na board junto ao cpu no canto superior esquerdo tens uma tomada de 8 pinos de alimentacao. isso foi ligado?
- exprimenta tirar os modulos de ram e mete um apenas e vai mudando de slot ate arrancar depois faz o mesmo procedimento para os restantes modulos.
- exprimenta mudar a grafica de slot tambem, pode ser disso.

E dá feedback ;)
 
Última edição:
Antes de mais, gostaria de agradecer o feedback de todos!

Bem, a fonte de alimentação é nova, bem como a RAM e a motherboard descritas no meu primeiro post.

Anteriormente, o que aconteceu foi que liguei o PC normalmente e tudo ligava...ventoinhas, drive de dvd, basicamente ficava tudo ligado mas não arrancava e, posteriormente, a PSU queimou-se (a velha).

Então para verificar se o resto dos componentes teriam ido à vida, pedi 2 fontes de alimentação emprestadas, sendo que uma delas estava já avariada por engano de quem ma emprestou. A outra, fazia com que o mesmo problema persistisse até deixar de funcionar (presumo que não fosse potente o suficiente).

Então decidi comprar uma MB nova, PSU e RAM, como descrito no primeiro post, acabadas de chegar ontem da loja onde comprei.

Irei seguir algumas sugestões aqui escritas e daqui a pouco darei o feedback!

Obrigado!

(Edit)

Sim, os 8 pinos estão ligados, pelo que penso que o problema será do processador que já é um pouco velho (AMD Athlon 64 x2) mas compatível com a MB! Ou a gráfica...

E mais, se carrego no botao POWER da caixa do computador, não faz rigorosamente nada, nem mesmo deixando pressionado. Apenas o reset funciona!
 
Última edição:
De facto, não posso garantir que os pinos do botão power estejam devidamente correctos, só hoje é que tenho tempo para ver isso tudo.

Quanto ao processador, lembro-me perfeitamente de ter verificado na loja a compatibilidade com o processador, a não ser que me tenha equivocado!

(Edit)

Tinham razão, foi uma falha minha. O processador não é compatível, é um AMD Athlon 64 X2 3800+.

De qualquer modo, o problema então será mesmo apenas o processador? Espero que sim! Lá vou eu abrir os cordões à bolsa... que me aconselham para a MB que possuo?

Obrigado!

(Edit)

Bom malta, experimentei a velha MB com a fonte de alimentação nova, com o processador velho e... o problema persiste. A conclusão que chego é que o processador pifou de vez, que dizem? É como estar vivo e com morte cerebral... lol
 
Última edição:
É do cpu, ja me aconteceu igual... Preenche o questionario para poderes comprar um cpu que mais se adeque as tuas necessidades

cumps
 
Se é um 3800+ X2 AM2 (Windsor) só é compatível com boards AM2/AM2+. A tua nova board AM3/AM3+ usa DDR3 e o CPU não tem controloador de memória para tal. Inversamente, alguns AM3 funcionam em boards AM2+ por terem 2 controladores de memória DDR2/DDR3.
Podes é ter dado cabo do CPU presente ao metê-lo numa board que não é compatível a nível dos pinos.
Para um CPU apropriado terás que dar um orçamento. Se não quiseres gastar muito, procura um 955/965 BE enquanto ainda os houver pelos ~110€.
 
Back
Topo