• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Motherboard + RAM + SSD + Processador

Ricardo Branco

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Baixo mas com alguma qualidade. ou seja, entre 350-500€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Vários componentes devido a avaria dos antigos componentes

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (1080p)

c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
2 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Caixa - Silverstone Raven RV01
Motherboard - EVGA x58 Sli
Processador - i920
Ram - Corsair dominator GT
Fonte - Corsair TX950w
Gráfica - GTX 660ti
Cooler - Corsair H50
Discos - 4 mecânicos e um SSD intel de 80gb X25M


6) Vais fazer Overclock?
Penso que não, visto que o orçamento não dá para esticar grande coisa.


7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Física

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Sim

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


b. Processador (Intel ou AMD)
> Intel

c. Motherboard (chipset, formato)
>1151

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>250gb SSD

12) Contexto, comentários adicionais.
Desde já obrigado, estaria a pensar em:
Processador- i5 6500 3.2GHz (1151)
SSD- Samsung EVO 250gb
Board- não sei se a Z170 da Asus seria uma boa opção, visto que não vou fazer O.C., é verdade que o processador 6600k seria melhor, mas estica o orçamento e depois é sempre a esticar.
Tenho tb a ps4, e actualmente se jogar, faço-o mais vezes na ps4, o que me custa de certa forma a gastar dinheiro para o PC, sabendo q tb vou mudar de casa...
O que me recomendam acerca das configurações?


=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Obrigado, os meus cumprimentos para a comunidade :beerchug:
 
Depende, se forem 1600MHz CL7 são Elpida BBSE, que não são nada de especial. Mas se forem 2000MHz CL7 ou CL8, como umas que eu tive, são Elpida Hyper MNH-E ou MGH-E e esses chips eram mesmo muito bons para OC.
 
Olá, boa tarde ;)
Quanto ao problema não sei ao certo. O computador sempre teve alguns problemas, troquei a motherboard na altura e depois andou uns tempos sem dar problemas, há uns meses para cá, e antes também acontecia esporadicamente, o computador desligava-se, mas não deixa qq relatório de erros, ao limpar os conectores, parecia q ficava mais estável, mas essa estabilidade durava pouco mais de 1 semana. Pensei que seria das memórias ou da motherboard, corri os testes às memorias durante imenso tempo e por mais do que uma vez e não detectou qq problema... não sei se a motherboard ou as memórias com o desgaste ficaram com algum tipo de problema, estas peças já têm alguns anos. Fui a várias lojas e não conseguiram detectar o problema, disseram que aparentemente estava estável e não havia problemas. A vdd é q quando o limpava ou vinha da loja, ele aguentava uns dias, acredito que o problema seja dificil de detectar, pois não deixa qq relatorio de erros. Ultimamente o computador nem chegava a manter-se ligado, aguentava cerca de 5 segundos, apresentava a BIOS e depois disso, reiniciava. Quando limpava as memorias, e as encaixava com mais força, o computador aguentava uns dias... só n entendo o porquê... seria algum pino ou conector ?
Quanto às memórias não me recordo da frequência, porque não as tenho aqui, estão na loja, mas logo direi, mas penso que sao 1600 7-7-7-20. Ainda pensei em comprar só as memorias, mas o valor mais baixo que vi foi no ebay a 200 e picos..
Estou um pouco saturado deste problema, daí a minha ideia de trocar alguns componentes.
O que acham que poderá ser ?
E o que acham dos componentes que referi?

Desde já o meu obrigado a vocês, cumprimentos à comunidade :)!
 
Já liguei para lá.. e supostamente o problema é da motherboard...
A vdd é que a fonte nunca me deu problemas e tenho intenções de manter a fonte, no entanto, caso seja a fonte, posteriormente poderei alegar que afinal o componente avariado seria a fonte. Eu "quero acreditar" que eles são competentes, nunca tive problemas com a loja.
Não sei...
Agora, a solução passará por trocar os componentes..
O que acham dos componentes que referi?
Se calhar a board Z170 gaming pro não se justifica, talvez seja melhor ir para a Z150...
O que acham?
Processador i5 6500 3.2Ghz;
Board Asus Z170 ou Z150
SSD - Samsung EVO 250 GB
Quanto às memorias, tb n sei... :/
 
Se vais para um non-K, sky lake, seria o i5 6400 ou o i5 6600. O preço do 6500 está estúpido. Passou de 15 ou 20€ a mais para 30, por 300Mhz de diferença. Na board, vai para a b150, a não ser que queiras fazer OC. E no caso de quereres fazer OC num CPU non-K, tens que procurar aí nas internets que boards é que têm o update da BIOS que vai permitir esse OC, e sacar/instalar esse update. Na RAM, se a board só tiver 2 slots, vai para 1x8gb, para depois adicionares outro stick igual de 8gb, se precisares/quiseres. Se tiver 4 slots, podes ir para 2x4gb, porque o mais provável é suportar dual channel, e depois é veres no manual da board quais os slots que o fazem(tipo 1º slot com o 3º, ou 2º com o 4º slot).
RAM 1x8gb
RAM 2x4gb
 
Atenção que isso não é bem assim. OC em cpus non K 1151 só se consegue com versões antigas das BIOS (no caso das boards que chegaram a ter suporte oficial das marcas para isso) ou com BIOS modificadas, não é um "update".
 
Boas ppl :)
Devido à diferença de preços decidi colocar o 6600k;
Quanto à motherboard ainda n sei, mas n queria nenhuma com sistema de som incorporado (Supreme FX) como têm grande parte das Asus, actualmente tenho o sistema ZxR, daí não achar relevante, não sei qual escolher... :/
Quanto às memorias o que acham das Hyperx 2133 CL14 (1x8GB)
Disco SSD 250GB EVO
Qual a vossa opinião acerca dos componentes ? E da motherboard ?
 
A diferença de preços não é só para o processador, terás de comprar também uma motherboard Z170/Z270, que custa pelo menos de 100-110€. Eu iria pelo i5-6600 non-K e pela MSI B150M PRO-VDH como motherboard (B150 deve ser o que querias dizer por Z150 - atenção que a B150 não suporta overclock)

O SSD e a memória RAM são excelentes escolhas, mas podem não compensar por poderem ser significativamente mais caras que outras opções ligeiramente inferiores.
 
Boas! :)
Sim, eu sei, já estou a contar com isso.
Gostaria que me ajudassem então a escolher os componentes, visto que estão mais dentro do assunto do que eu, acerca do valor/performance.
O que acham desta configuração?

Motherboard: Asus Z170Gaming PRO (Optei inicialmente por esta, não conheço outras tão boas dentro da gama, embora tenha o FX supreme, ligo os auscultadores lá :) )
Processador: I5 6600k
Disco: Samsung Evo 250 Gb
Memórias: Hyperx 2100Ghz CL14 (1x8)

Quanto à motherboard, o sistema ZxR ocupa dois slots, certamente precisaria de uma motherboard bem grande, e gostaria de ficar tb com a opção de colocar 2 gráficas, embora ache que não vá a acontecer.

O que aconselham?
Desde já o meu obrigado :)

Olá, bom dia mais uma vez... realmente ando indeciso mas já cheguei a uma conclusão e espero a vossa opinião. Decidi mudar os componentes. Vai ficar um pouco mais caro, mas acho q compensa.

Os componentes são os seguintes:
Processador: i5 6600k
Motherboard: asus z270E gaming
Ram: hyperx savage 2800Ghz CL14
Disco: Samsung Evo 250gb
Pasta térmica: collermaster master gel maker nano.

O q acham?

Cumprimentos!!
 
Última edição:
Quanto custa essa RAM? Raramente compensa gastar mais que o necessário já que a velocidade da RAM raramente vai ser o ponto fraco do teu PC.

Quanto à motherboard + SSD eu iria pelo Z270 Gaming M5, que traz oferta de um SSD.

Falta-te um cooler, recomendaria Cryorig H7 ou 212X. Não precisas de comprar pasta térmica à parte, usa a do cooler
 
Olá, boa tarde obrigado pela opinião.
Eu estava indeciso entre essas duas e sinceramente n sei quais as diferenças a não ser no wi-fi e no facto da asus poder ter a optane intel memory, foi por causa disso q escolhi a asus.
Quanto ao cooler tenho o h50, será velhinho?

P.s.- a RAM anda por volta dos 85€
 
Última edição pelo moderador:
Essa RAM é bastante cara, iria para a mais barata que encontrasse (tens umas da Crucial a 57,10€ na *****)
O H50 serve perfeitamente, não tinha reparado que o tens.

Quanto às motherboards:
- M5 traz SSD de oferta; bastante relevante dado que um SSD de 250GB custa cerca de 90€;
- Ambas suportam Optane; irrelevante para ti dado que o 6600K não é Kaby Lake;
- Z270E traz mais um slot PCI-E x1 (a M5 traz 3, o que parece perfeitamente suficiente atendendo a que há mais 3 slots x16);
- M5 tem porta U.2;
- Z270E traz Wi-Fi norma AC.

Ou seja, resumindo ao que é realmente relevante, SSD 250GB vs Wi-Fi. Se quiseres mesmo Wi-Fi arranjas facilmente conetores PCI-E a 20€ de norma N; a M5 é muito melhor negócio.
 
Back
Topo