1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mozilla Thunderbird

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por LnxSlck, 10 de Julho de 2012. (Respostas: 17; Visualizações: 1500)

  1. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Ao que parece para a Mozilla, o Thunderbird já não é prioridade, pelo que não vão desenvolver mais sobre este cliente de email.

    "Mitchell Baker, the Mozilla Foundation's chair, said on Friday that Thunderbird's users seemed happy with the program being the way it is. In future, she said, Mozilla's involvement would be limited to keeping Thunderbird stable — but those in the open source community who want to develop it further will get the mechanisms to do so."

    http://www.zdnet.com/mozilla-scraps-thunderbird-development-email-client-not-a-priority-anymore-7000000469/

    O que acham? Uma notícia má, ou uma oportunidade para a comunidade assumir e evoluir o ThunderBird?
     
  2. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    http://mikeconley.ca/blog/2012/07/06/no-thats-not-it-for-thunderbird/

    Se lerem com atenção, não é o fim do mundo.
    Apenas não vão continuar a procurar inovar, mas vão continuar a mantê-lo.

    E se formos a ver, não estão constantemente e surgir novidades no mundo dos clientes de mail, ao contrário do que acontece com os browsers por exemplo.
     
  3. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

  4. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Até pode haver, mas não sendo os recursos ilimitados, podem não ter capacidade para se focar em todo o lado.

    E do que vi aí por alto, fala sobretudo de features não relacionadas directamente com emails, e isso dispenso, nem sequer uso o thunderbird, mas outro cliente mais simples, o claws-mail.
     
  5. petersaints

    petersaints Power Member

    Isto já era algo que se estava à espera, tendo em conta o foco em mobile que a Mozilla está a ter (com o Firefox Mobile e o Firefox OS).
    No entanto, veremos é se a Mozilla mais uns (poucos) anos não desaparece. Parece que não mas o Chrome está a roubar-lhes mercado e eles qualquer dia (não tendo mais por onde crescer) entram em declínio. Espero que não que a Mozilla é uma força benévola na Web mas acho que já estamos a chegar ao princípio do fim da Mozilla.

    Mas é pena ver um projecto maduro e útil como o Thunderbird sair dos projectos de primeira linha da Mozilla e passar para a segunda linha (um pouco como o SeaMonkey).
     
  6. PapiMigas

    PapiMigas Power Member

    Para já a coisa está equilibrada mas parece-me que a Mozilla anda com o firefox pra frente de acordo com o caminho do King Chrome. Falta-lhe uma pontinha de inovação para voltara a convencer.
    Mas para equilibrar as coisas, obriguei-me a continuar a usar o Firefox no trabalho e o Chrome em casa, hehe :)

    Voltando ao tema, aqui na empresa, todos usam Thunderbird, tanto em Linux como em Windows. Não preciso de novas features mas espero que ao menos continuem a corrigir e erros falhas de segurança.

    Se morre? Penso que ainda é prematuro apontar para aí... eu sei que a fonte dos milhões acabaram mas a Fundação está a procurar um caminho. Ficarem como estavam é que era morte certa, não acham?
     
  7. Meados

    Meados Power Member

    Tenho muita pena, visto ser o meu cliente de email favorito. No entanto alternativas surgirão com certeza.
     
  8. Gaugamela

    Gaugamela Power Member

    Li um artigo muito interessante a defender que ou a Canonical ou a The Document Foundation deviam continuar o desenvolvimento do Thunderbird.
    E de facto faz sentido se um desses dois pega-se e continuasse o trabalho feito pela Mozilla.
     
  9. Dat55

    Dat55 Power Member

    ja não uso thunderbird, mas tenho pena que tenha ficado "on hold".
     
  10. Scandium

    Scandium Power Member

    Actualmente não uso um cliente de email. Mas quando usava, era o Thunderbird. Não parece muito mau se acalmarem os ânimos em termos de desnvolvimento. Já é um produto muito sólido. E como alguém disse, no mundo dos emails não há necessidade de inovações constantes como nos browsers. Mas uma razão para "deixar" o Thunderbird de lado pode ser a sua fraca taxa de utilização - e nisto estou a atirar hipóteses ao ar, dado que não possuo estatísticas.
     
  11. petersaints

    petersaints Power Member

    As estatísticas indicam cerca de 20 milhões de users. Ok que é bem menos do que do Firefox mas ainda é um número considerável.
     
  12. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Pois, nínguem tá a dizer que o thunderbird não é pouco usado. Os cliente de email é que se calhar são pouco usados, mas quem usa, uma grande parte usa o Thunderbird, o pessoal que usa Linux claro, e mesmo quem usa Windows se estivermos a falar de pessoal que conheça da coisa.
     
  13. petersaints

    petersaints Power Member

    E normalmente se usam um cliente de e-mail nesta altura é porque percebem +/- da coisa. Acredito que mesmo em Windows o mais usado deve ser o Thunderbird e o Outlook por quem usa como parte de um ambiente profissional.

    O Windows Live Mail não sei se tem muito uso. Por acaso a minha mãe usa porque como tem um mail @netcabo.pt (ainda não a consegui fazer mudar para outro, dá muito trabalho migrar e avisar toda a gente e etc. xD), e eles agora têm a plataforma Hotmail com custom domain da MS, aquilo integra-se e funciona bem. Até era capaz de usar se tivesse forma de fazer sync dos contactos com os do Gmail e já agora os calendários.
     
  14. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Não digam que não há necessidades de desenvolvimento no Thunderbird, porque há e muita. Utilizem o Outlook e depois o Thunderbird, e depois digam qualquer coisa? Querem uma coisa simples? Botões de voto...
     
  15. Crazymike0484

    Crazymike0484 Power Member

    Pessoalmente uso o Thunderbird para as minhas 3 contas de e-mail, mais para o "Rss feeds"... Já não consigo passar sem este excelente aplicativo, pois permite-te ter tudo o que seja relacionado com correspondência num só sitio... Prático, simples e super-funcional são os adjectivos que o Thunderbird tem...
     
  16. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Sem dúvida que é uma excelente aplicação, eu também utilizo, daí a minha surpresa ao saber desta noticia.
     
  17. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Mas um é de borla, outro não... Como se comparam ?

    Aqui na empresa, sendo portáteis com MS Office OEM (Starter), que remédio temos senão usar o thunderbird...
    Em modo IMAP, porta-se bem ao contrário do MS Outlook, no único portátil com MS Office Professional.
    E para uso pessoal, multiplataforma, uso pois também não há assim muitas soluções.

    É pena, vamos então ver se de facto o desenvolvimento se mantêm ou não.
     
  18. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Estava-se a discutir a necessidade ou não de evoluir o Thunderbird, e eu comparei com o Outlook, explicando apenas que ainda há muitas coisas que podem ser desenvolvidas e integradas no TB.
     

Partilhar esta Página