MS-DOS: como configurar o Autoexec.bat e config.sys?

AUTOEXEC.BAT
mode con codepage prepare=((850) C:\WINDOWS\COMMAND\ega.cpi) mode con codepage select=850 keyb po,,C:\WINDOWS\COMMAND\keyboard.sys

CONFIG.SYS
device=C:\WINDOWS\COMMAND\display.sys con=(ega,,1) Country=351,850,C:\WINDOWS\COMMAND\country.sys

quanto ao som, podes esquecer essa placa.
 
eu tenho o viaudio.com, dos meus drivers.
no autoexec.bat eu fiz:
"c:\dos-audio\viaudio.com"
mensagem de erro: "if you want to run DOS legacy game, please enable sound blaster pro on BIOS stting first.... mas a minha BIOS não tem essa opção
 
Dos não usa mouse
Memória tipicamente o que se fazia era alterar a ordem de carregamento de forma a aproveitar melhor os blocos de memória livres e também carregar alguns programas em high memory
 
para o rato podes usar o cutemouse, funciona muito bem.
memoria tipicamente é o himem.sys para XMS e emm386.exe para EMS, consoante as necessidades
 
o rato funciona...
o CD é que não :(
a drive de disquete é 1 externa por USB... a BIOS detecta na boa(senão nem conseguia usar o Boot da disquete do Win98\ME.
"memoria tipicamente é o himem.sys para XMS e emm386.exe para EMS, consoante as necessidades"
não sei usar isso no Autoexec.bat e config.sys..... talvez por isso alguns jogos dão erro ou demoram a executar.
ps: se quiser posso partilhar o estado actual dos Autoexec.bat e config.sys
 
copias o OAKCDROM.SYS dessa diskete para C:\WINDOWS

metes isto no inicio do config.sys
DEVICE=C:\WINDOWS\HIMEM.SYS DEVICE=C:\WINDOWS\OAKCDROM.SYS /D:MSCD001

e depois no autoexec.bat adicionas isto
C:\WINDOWS\COMMAND\MSCDEX.EXE /D:MSCD001
 
muito obrigado
me corrija mais algumas coisas:
1 - eu não tenho a drive de disquete, só a externa por USB.... então é por isso que não tenho acesso? só por drivers mesmo?
https://www.classic-computers.org.nz/blog/2018-02-05-USB-in-MS-DOS-and-Win98.htm

2 - ao adicionar essas 2 linhas no config.sys, o Warcraft 2, já executa em MS-DOS... muito obrigado... o Spear of Destiny executa, mas pode demorar 2 minutos... penso que tem haver com essa linha de memoria... talvez por isso nem no windows consigo executar.... o que pode me explicar?
 
consegui meter a pen e a drive disquete a funcionar, mas notei algo:
- sempre que ligar 1 dispositivo USB, tenho de reiniciar o pc... não tem outra forma sem ser preciso isso?

no config.sys, posso meter como tivesse pressionado a tecla enter? sim o driver pede para pressionar a tecla enter
 
1- sim, drivers.
2- n sei os requisitos de memoria desse jogo mas a unica certeza q tenho é de nao o executar no windows, apenas em dos

o driver pede enter para fazer o que?
 
Back
Topo