Mudança de sistema (com questionário)

Roxer

What is folding?
Boas pessoal!
Adquiri em 2013 uma 1100d com a 18-55, e nos dois anos seguintes comprei a 50 1.8 e a 55-250. Permitiu-me evoluir e perceber o que gosto, e neste momento está na altura de mudar de sistema.
Tenho intenção de dar o salto para mirrorless ou MFT pela reduzida diminuição do tamanho do sistema. Das 3 lentes que tenho a que mais uso tem é a 50, mas para o meu estilo de fotografia uma 35 (em aps-c) era muito mais adequado (tenho sempre que dar uns bons passos para trás para tirar a fotografia que quero). Uma das razões por ser das minhas lentes mais usadas, é, sem dúvida, a abertura da lente para fotos à noite ou em indoors mal iluminados. Em modo turista a 18-55 sempre deu jeito, por ser uma lente polivalente, e a 55-250 mal teve uso. Sinto acima de tudo falta de mais mpx, porque os crops que faço em pos ficam com uma qualidade muito fraquinha (a 1100d não acompanha...). Posto isto, diria que uma lente polivalente até 40/50mm e uma prime de 27, 30, ou 35mm com abertura de 1.4 ou 1.8 seriam ideais para o meu uso.

  1. O QUE: Corpo + lente(s)
  2. POR QUANTO: 1000€
  1. PARA FAZER O QUE: Retrato + Fotografia de rua
  2. PARA USAR ONDE: Exterior (dia e noite), Interior (bem e mal iluminado)
  3. COMO ÉS: Casual
  4. JÁ TENS: Mencionado no início.
  5. COMO É A TUA "REDE": -
  6. ONDE COMPRAR: Online

Estou a equacionar X-T30 + XF 18-55 por 900€ (novo), e depois adicionava a XF 35 1.4 dentro de um ano (passando o orçamento, mas como é faseado é atingível).
Arranjo também a X-T20 + XF 18-55 por 650€ (novo).
A GX9 + 12-32 por 600€ (novo) também é opção, e assim já conseguia meter aqui uma prime com maior abertura logo no início.
Não tenho interesse em comprar corpos usados, mas não me importo de comprar lentes usadas.
Obrigado desde já!
 
Primeira pergunta que te faço é se já estiveste com alguma das máquinas na mão? Pergunto isto pois a ergonomia das mesmas é muito diferente da tua 1100D. Eu por exemplo nunca fui à bola com a ergonomia da X-T20 (tive uma durante uma semana e não consegui gostar). Não sei se a X-T30 teve melhorias. Tive uma GX80 e gostava bastante, e no outro dia experimentei uma GX9 e ainda achei melhor (parecem quase iguais, mas a GX9 tem ali umas peques modificações que fazem muita diferença.

Hoje em dia todas as máquinas tiram excelentes fotografias. Será mais uma questão de veres quais as características de umas e de outras que possam ou não ser "dealbreakers" para ti. Vê umas reviews e uns comparativos se isso te ajudar.
 
Eu ando a namorar o sistema fujifilm.
Vendi o que tinha m3/4 olympus e ando a ver o que adquirir, primeiramente andava com intenções da x-t20, mas depois de ir a uma loja e pegar nela e na x-t2, fiquei apaixonado pela segunda, pelo menos para mim tem muito melhor ergonomia.
No meio de tanta indecisão ainda andei a ver a Sony a7 e a7ii, pelo facto de serem full frame e ter curiosidade em experimentar, mas a primeira pelo que li fica atrás da fujifilm e a segunda também não fica à frente e ainda está muito cara (mesmo nos usados).
De momento ando a ver o mercado dos usados para conseguir uma x-t2 em bom estado e a preços decentes.
 
Primeira pergunta que te faço é se já estiveste com alguma das máquinas na mão? Pergunto isto pois a ergonomia das mesmas é muito diferente da tua 1100D. Eu por exemplo nunca fui à bola com a ergonomia da X-T20 (tive uma durante uma semana e não consegui gostar). Não sei se a X-T30 teve melhorias. Tive uma GX80 e gostava bastante, e no outro dia experimentei uma GX9 e ainda achei melhor (parecem quase iguais, mas a GX9 tem ali umas peques modificações que fazem muita diferença.

Hoje em dia todas as máquinas tiram excelentes fotografias. Será mais uma questão de veres quais as características de umas e de outras que possam ou não ser "dealbreakers" para ti. Vê umas reviews e uns comparativos se isso te ajudar.

Está no meu plano testar a ergonomia dos corpos que sugeri, mas por motivos óbvios isso ficou on-hold para já. Daí ter criado tópico aqui para saber se tinham mais alguma sugestão de corpos de pequeno tamanho que fizesse sentido equacionar. Obrigado.

Se fazes muitos crops não seria melhor ficares por um sensor APS-C em vez de MFT?

No meu entendimento, que não é muito, a retenção na qualidade de imagem quando se efetua crop está associada aos megapíxeis da câmara. Obviamente um sensor maior, com no caso de aps-c, captará mais luz por ser maior, mas tendo reduzido número de mpx acaba sempre por limitar brincadeiras em pos relacionadas com crop. E é isso mesmo que sinto com a 1100D. Sou de opinião que o salto de uma 1100D para uma GX9 seria bastante notório, apesar de ser um downgrade de aps-c para mft, desde que acompanhado de boas lentes (o que neste caso não é questão pois pretendo mesmo uma prime com razoável abertura). Corrijam-se se estiver enganado.

Qualquer das maneiras estou mais inclinado para a x-t20/x-t30.

Eu ando a namorar o sistema fujifilm.
Vendi o que tinha m3/4 olympus e ando a ver o que adquirir, primeiramente andava com intenções da x-t20, mas depois de ir a uma loja e pegar nela e na x-t2, fiquei apaixonado pela segunda, pelo menos para mim tem muito melhor ergonomia.
No meio de tanta indecisão ainda andei a ver a Sony a7 e a7ii, pelo facto de serem full frame e ter curiosidade em experimentar, mas a primeira pelo que li fica atrás da fujifilm e a segunda também não fica à frente e ainda está muito cara (mesmo nos usados).
De momento ando a ver o mercado dos usados para conseguir uma x-t2 em bom estado e a preços decentes.

Estou precisamente na mesma situação que tu. As fuji são de facto bastante apelativas, seja estéticamente como a nível de features. Uma característica que para mim é relevante é o facto de que fotografo quase sempre em jpeg + raw, e no caso das fuji os jpeg serem bastante acima da média dá-me logo margem para simplesmente enviar para o telemóvel e partilhar sem perder tempo. Tenho mesmo que testar a ergonomia de ambas, mas espero ficar satisfeito com o form factor da X-T20 e X-T30, porque o salto para a gama acima representa mais $ e um form factor maior, o que queria, à partida, evitar.
Ponderei também a a7ii, mas depois de ver o preço das lentes por ser FF, deixei de lado a ideia. Não se justifica para o uso que faço da câmara simplesmente. Já uma a6400, estando no limite no budget, também já me passou pela cabeça (das reviews que fui vendo). Mas acho-a visualmente pouco atrativa e mais direcionada para vídeo, sendo que as fuji vão mais de encontro ao que procuro.
 
Última edição:
Outra coisa me atrai mais fujifilm que na sony é o facto de ter todos os comandos manuais e independentementes (velocidade, abertura, iso), algo que me habituei a ter na olympus omd 10 mark II.
 
Última edição:
Boas!
O budget subiu para 1500€.
Tenho andado a seguir os negócios no eBay e com a saída da X-T4 têm aparecido negócios interessantes de X-T3 em estado mint (1000< disparos, corpo imaculado).

Neste momento estou a ponderar a X-T3 + 18-55 (+/- 1050-1100€, ainda com garantia nos usados, também se arranja a 1150€ em grey market). A X-T30 + 18-55 por 900€ também está em hipótese, tenho mesmo de ir ver as duas maquinas aí vivo e ver se as questões de ergonomia e melhor EVF justificam (WR não me faz grande diferença, mas poderia ser útil, e dual card slot também não. os upgrades em vídeo são irrelevantes para mim).

A nível de lentes, andei a ver a 27 f/2.8 mas achei o autofocus lento e é 2.8... Mas seria a distância focal que mais me agrada. Posto isto, estou entre a XC 35 f/2 e a XF 23 f/2 (+120€ que a XC em gray market).
 
Só tu poderás escolher entre e X-T3 ou a X-T30...

Já das lentes, entre a 35 e a 23, são lentes muito diferentes. Tens de saber qual o FOV que preferes (equiv. a 52mm e 35mm respetivamente)
 
Última edição:
Acabei de comprar X-T3 com a XF 23, depois de comparar com a 35 (com lente all-around).
A seguir deve vir a 18-55 pela estabilização em vídeo (que ainda não testei, mas suponho que com a XF 23 seja sofrível por não ter OIS).
Obrigado a todos!
 
Back
Topo