Mudar de casa - pedir apenas 6 meses de fidelizacao - boa ideia?

MPalhas

Power Member
Bom dia
Visto que nao estou muito a par deste mundo ha alguns anos, e sei que ha sempre algumas manhas em como lidar com ISPs, queria validar se o meu seguinte plano e boa idea, ou se ha alguma alternativa que possa ser melhor.

Vou mudar de casa durante o proximo mes. A julgar pelo que pesquiso semanalmente, e pouco provavel que ja possa contratar a Digi nessa altura, mas tinha bastante interesse nisso.
O meu interesse e ter apenas net, 200Mbps ou mais. nao preciso de TV nem net movel, nem nenhuma das ofertas que eles tipicamente dao a contratos novos. Neste momento tenho Meo, ja com mais de 2 anos, e portanto sem fidelizacao.

O plano actual e cancelar a MEO por completo, e contratar para a casa nova Vodafone apenas com 6 meses de fidelizacao. A nivel de custos fica praticamente igual ao actual (36EUR * 6 + 83e de activacao = 299; comparado com 272EUR que pago actualmente por 6 meses na MEO), mas fico com opcao aberta de daqui a 6 meses ver como ficou o panorama das operadoras, quanto custa realmente a Digi, e se a qualidade do servico e boa.

Pergunto isto porque, para alem da parte financeira, sei que as vezes pode haver tacticas mais subtis por parte dos ISPs para me fazerem escolher outro plano, ou tentar forcar a fidelizacao. fui ja vitima disto em 2 alturas diferentes (qualidade de servico abismal, e por algum motivo a solucao magina era mudar para o tarifario novo). nao sei como esta hoje em dia

PS: pesquisei sobre o assunto, mas com centenas de paginas de discussao torna-se dificil encontrar informacao concreta. peco desculpa se ja foi discutido
 
No meu caso, com a mudança de residência consegui cessar o contrato sem pagamento da penalização.

De acordo com ANACOM, podes rescindir o contrato sem penalização, nos termos do Código Civil (ao abrigo do artigo 437.o, n.o 1) devido Alteração de Circunstâncias.
 
No meu caso, com a mudança de residência consegui cessar o contrato sem pagamento da penalização.

De acordo com ANACOM, podes rescindir o contrato sem penalização, nos termos do Código Civil (ao abrigo do artigo 437.o, n.o 1) devido Alteração de Circunstâncias.

Não, não pode.

Para poder cessar o contrato sem penalização numa mudança de casa é necessário que o operador atual não tenha cobertura ou não mantenha as condições (técnicas ou comerciais) na mudança de morada.

@MPalhas pareces uma opção sensata, se está dentro do que queres/podes pagar.
 
No meu caso, com a mudança de residência consegui cessar o contrato sem pagamento da penalização.

De acordo com ANACOM, podes rescindir o contrato sem penalização, nos termos do Código Civil (ao abrigo do artigo 437.o, n.o 1) devido Alteração de Circunstâncias.

acho que nao percebeste bem (ou eu nao me expliquei bem talvez)
eu vou rescindir a MEO que tenho no apartamento actual ao sair. isso nao e problema, quanto mais nao seja porque ja esta fora do periodo de fidelizacao.

o servico novo que vou contratar e ja na casa nova. nao chega a haver mudanca de casa durante o contrato
 
Ou seja, a questão aqui é teres 6 meses de fidelização, ficando assim liberto para futuras alterações?

Se o diferencial não é elevado, se ainda por cima é dentro do que costumas pagar... Sim.
 
Bom dia
Visto que nao estou muito a par deste mundo ha alguns anos, e sei que ha sempre algumas manhas em como lidar com ISPs, queria validar se o meu seguinte plano e boa idea, ou se ha alguma alternativa que possa ser melhor.

Vou mudar de casa durante o proximo mes. A julgar pelo que pesquiso semanalmente, e pouco provavel que ja possa contratar a Digi nessa altura, mas tinha bastante interesse nisso.
O meu interesse e ter apenas net, 200Mbps ou mais. nao preciso de TV nem net movel, nem nenhuma das ofertas que eles tipicamente dao a contratos novos. Neste momento tenho Meo, ja com mais de 2 anos, e portanto sem fidelizacao.

O plano actual e cancelar a MEO por completo, e contratar para a casa nova Vodafone apenas com 6 meses de fidelizacao. A nivel de custos fica praticamente igual ao actual (36EUR * 6 + 83e de activacao = 299; comparado com 272EUR que pago actualmente por 6 meses na MEO), mas fico com opcao aberta de daqui a 6 meses ver como ficou o panorama das operadoras, quanto custa realmente a Digi, e se a qualidade do servico e boa.

Pergunto isto porque, para alem da parte financeira, sei que as vezes pode haver tacticas mais subtis por parte dos ISPs para me fazerem escolher outro plano, ou tentar forcar a fidelizacao. fui ja vitima disto em 2 alturas diferentes (qualidade de servico abismal, e por algum motivo a solucao magina era mudar para o tarifario novo). nao sei como esta hoje em dia

PS: pesquisei sobre o assunto, mas com centenas de paginas de discussao torna-se dificil encontrar informacao concreta. peco desculpa se ja foi discutido
Olá! Onde viste o pacote da Vodafone por 6 meses sem fidelização com esses preços? Estou na mesma situação. Obrigado!
 
Olá! Onde viste o pacote da Vodafone por 6 meses sem fidelização com esses preços? Estou na mesma situação. Obrigado!

No final da pagina de pacotes esta um link (que eles claramente nao querem que se veja) "Ver vantagens associadas à adesão de pacotes com diferentes fidelizações" que te leva para o PDF com as opcoes

No meu caso, vou provavelmente para Fibra 2 Light com 6 meses de fidelizacao

Entretanto a Digi supostamente ja adiou lancamento para o 2o semestre, por isso isto parece fazer ainda mais sentido.
 
No final da pagina de pacotes esta um link (que eles claramente nao querem que se veja) "Ver vantagens associadas à adesão de pacotes com diferentes fidelizações" que te leva para o PDF com as opcoes

No meu caso, vou provavelmente para Fibra 2 Light com 6 meses de fidelizacao

Entretanto a Digi supostamente ja adiou lancamento para o 2o semestre, por isso isto parece fazer ainda mais sentido.
Sim parece ser uma boa opção sem pagar custos absurdos de instalação. Muito obrigado!
 
Querendo só net não será melhor colocar net móvel sem fidelização, claro isto se tiveres boa cobertura, tenho uma net móvel da NOS que carrego quando vou de férias e olha que tem bem mais de 200/100 e nunca me limitaram tráfego. Ou estou a entender mal a tua situação?
 
Bom dia
Visto que nao estou muito a par deste mundo ha alguns anos, e sei que ha sempre algumas manhas em como lidar com ISPs, queria validar se o meu seguinte plano e boa idea, ou se ha alguma alternativa que possa ser melhor.

Vou mudar de casa durante o proximo mes. A julgar pelo que pesquiso semanalmente, e pouco provavel que ja possa contratar a Digi nessa altura, mas tinha bastante interesse nisso.
O meu interesse e ter apenas net, 200Mbps ou mais. nao preciso de TV nem net movel, nem nenhuma das ofertas que eles tipicamente dao a contratos novos. Neste momento tenho Meo, ja com mais de 2 anos, e portanto sem fidelizacao.

O plano actual e cancelar a MEO por completo, e contratar para a casa nova Vodafone apenas com 6 meses de fidelizacao. A nivel de custos fica praticamente igual ao actual (36EUR * 6 + 83e de activacao = 299; comparado com 272EUR que pago actualmente por 6 meses na MEO), mas fico com opcao aberta de daqui a 6 meses ver como ficou o panorama das operadoras, quanto custa realmente a Digi, e se a qualidade do servico e boa.

Pergunto isto porque, para alem da parte financeira, sei que as vezes pode haver tacticas mais subtis por parte dos ISPs para me fazerem escolher outro plano, ou tentar forcar a fidelizacao. fui ja vitima disto em 2 alturas diferentes (qualidade de servico abismal, e por algum motivo a solucao magina era mudar para o tarifario novo). nao sei como esta hoje em dia

PS: pesquisei sobre o assunto, mas com centenas de paginas de discussao torna-se dificil encontrar informacao concreta. peco desculpa se ja foi discutido
Vou ser muito direto no que te vou dizer... tudo indica que é quase indiferente. Vou expor-te a minha matemática:

Os custos atuais de fidelização a 24 meses, quando rescindes, tens um desconto de 50% sobre o que foram os descontos e ofertas.

Neste caso, como só queres net, ainda melhor vai ser a matemática do que seria com TV, isto porque:
- normalmente com net não tens um valor tão alto de penalidade contratual;
- o desconto dado é consideravelmente mais curto;
- ao rescindir continuas a beneficiar dos 50% sobre o valor emitido final de penalidade E de uma redução progressiva, mês a mês, da penalidade, à medida que vais "consumindo" o desconto, por assim dizer.

Só vi o caso da Vodafone, não vi o Meo. Mas...

No caso da Vodafone, terias para 24M:
30,50 * 6 = 183€
Sem custos de avanço
Rescisão ao fim de 6 meses:

16,81 * 24 = 403,44 -
403,44 - 100,86 = 302,58€
302,58 * 0,5 = 151,29€ penalidade emitida por incumprimento contratual

Custo total de usufruto = 334,29€

6 meses de contrato:
36,10 * 6 = 216,60€
83€ ativação
Total =
299,60€

Compensa por... 34 euros.

O problema é se gostares e acabares por estar, por exemplo, 9 meses, com os últimos 3 sem fidelização. É que:

Para 24 meses:
30,50 * 9 = 274,50€
403,44 - 151,29 = 252,15€
252,15 * 0,5 = 126,08€ penalidade emitida por incumprimento contratual
Total = 400,58€

Para 9 meses:
36,10 * 6 = 216,60€
+ 47,32 * 3 = 141,96€
Custo de ativação já pago de 83€
Total = 441,56€, mais 40 euros e qualquer coisa face à modalidade em que ficaste durante 24 meses fidelizado.

Notar que se depois dos 6, tu refidelizares por mais 24 por um valor mensal mais baixo de renegociação, vai levar tempo a compensar o custo de ativação de 83€ que pagaste, isto porque os descontos de retenção do Net+Voz tendem a ser mais fracos que os de 3P. Estimaria uns 6-12 meses.

Além disso, tudo aponta que será no Amigo e similares que virão as descidas, não nos pacotes principais.

No meio disto tudo, a solução que o @Caldas deu é de longe a melhor, porque mesmo a 35€ para 30 dias, sai-te sempre a 210€ por 6 meses e a 315€ por 9 meses.
 
Back
Topo