1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

mudar disco de portátil, clonar SO

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por steelballzz, 19 de Outubro de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 2294)

1. steelballzz

steelballzz Folding Member

ora aqui estou eu com uma dúvida

pretendo mudar o disco ao meu portátil para um de maior capacidade e não me apetece formatar e instalar tudo de novo

não estou muito familiarizado com programas tipo "norton ghost" e semelhantes por isso não sei se dá para fazer o que pretendo
    fazer um backup para DVD(S) ou para outra maquina na rede(solução ideal), substituir o disco e depois repor tudo como estava só que num disco maior

tinha preferência por algum software livre que fizesse isto
    agradeço as vossas sugestões

2. Viva

Recomendo mesmo o ghost directo entre discos.
    Isso de DVD's e rede só vai complicar o processo e dificultar a operação.

Eu faria assim:
    1 - pc desktop com mobo sata e ide
    1 - par de cabos ide 2,5 > 3,5 e/ou par de cabo sata

Verificar se o disco do portatil é sata ou ide, caso seja sata a coisa fica mais simplificada, ligar os dois discos no desktop e correr o ghost, sem mais nenhum dispositivo ligado ao bus. Em 20m está feita a clonagem dos discos.

Se for ide (2,5) ligar os cabos conversores (2,5 > 3,5) aos discos e ligar ambos no desktop e correr o ghost. Em 20m está feita a copia.

Para quem eventualmente desconheça, os encaixes dos discos sata dos portáteis são iguais aos encaixes dos pc desktop.
    Outra coisa, se os discos forem sata, o ghost a correr deverá no minimo ser a versão 11.

Boa sorte

3. Ruimofernandes

Ruimofernandes Power Member

Era mesmo isto que procurava! nao conheces mais nenhum programa que de para fazer ghost para discos sata?

4. steelballzz

steelballzz Folding Member

pois
    por acaso é sata
    de momento o desktop que tenho tem as 4 portas sata ocupadas e desligar 2 discos e parar essa maquina não era a solução que procurava

não se consegue fazer um ghost para a rede (tenho espaço suficiente nessa maquina para colocar os 100 gigas deste SO) e depois fazer reposição pela rede tb?

5. A paragem da maquina é por 20/30m maximo, depois repões tudo como estava.
    Pela rede também da para fazer, sendo o processo 1000 vezes mais moroso e sujeito a falhas e quebras.
    Assim por alto, 100gb a passar na rede, não gastas menos de umas 4 horas isto só para ir e mais outras para voltar.

O passo acima é o mais simples de todos, mesmo.
    Se quiseres fazer isso por rede, e caso tenhas duvidas, apita. Algo se arranjará.
    Não te esqueças.. KISS

Partilhar esta Página