mudar disco de portátil, clonar SO

steelballzz

Folding Member
ora aqui estou eu com uma dúvida

pretendo mudar o disco ao meu portátil para um de maior capacidade e não me apetece formatar e instalar tudo de novo

não estou muito familiarizado com programas tipo "norton ghost" e semelhantes por isso não sei se dá para fazer o que pretendo
fazer um backup para DVD(S) ou para outra maquina na rede(solução ideal), substituir o disco e depois repor tudo como estava só que num disco maior

tinha preferência por algum software livre que fizesse isto
agradeço as vossas sugestões
 
Viva

Recomendo mesmo o ghost directo entre discos.
Isso de DVD's e rede só vai complicar o processo e dificultar a operação.

Eu faria assim:
1 - pc desktop com mobo sata e ide
1 - par de cabos ide 2,5 > 3,5 e/ou par de cabo sata

Verificar se o disco do portatil é sata ou ide, caso seja sata a coisa fica mais simplificada, ligar os dois discos no desktop e correr o ghost, sem mais nenhum dispositivo ligado ao bus. Em 20m está feita a clonagem dos discos.

Se for ide (2,5) ligar os cabos conversores (2,5 > 3,5) aos discos e ligar ambos no desktop e correr o ghost. Em 20m está feita a copia.

Para quem eventualmente desconheça, os encaixes dos discos sata dos portáteis são iguais aos encaixes dos pc desktop.
Outra coisa, se os discos forem sata, o ghost a correr deverá no minimo ser a versão 11.

Boa sorte
 
pois
por acaso é sata
de momento o desktop que tenho tem as 4 portas sata ocupadas e desligar 2 discos e parar essa maquina não era a solução que procurava

não se consegue fazer um ghost para a rede (tenho espaço suficiente nessa maquina para colocar os 100 gigas deste SO) e depois fazer reposição pela rede tb?
 
A paragem da maquina é por 20/30m maximo, depois repões tudo como estava.
Pela rede também da para fazer, sendo o processo 1000 vezes mais moroso e sujeito a falhas e quebras.
Assim por alto, 100gb a passar na rede, não gastas menos de umas 4 horas isto só para ir e mais outras para voltar.

O passo acima é o mais simples de todos, mesmo.
Se quiseres fazer isso por rede, e caso tenhas duvidas, apita. Algo se arranjará.
Não te esqueças.. KISS
 
Back
Topo