1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Muitos slots de ram ocupados

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por cduke, 29 de Julho de 2012. (Respostas: 9; Visualizações: 777)

1. cduke

cduke Power Member

Boas pessoal, a duvida é a seguinte o meu sobrinho tem um 2500k e meteu-lhe 4 gb de ram (2x2 gb), depois de isso achou que o pc nao tinha memoria suficiente e meteu-lhe mais 4 gigas (2x2 gb) ele agora esta preocupado que por ter enchido os slots todos aquilo de problemas. O que eu lhe disse é que o maximo que vai acontecer é que o Northbridge vai ficar um bocadinho mais sobrecarregado mas a performance das rams vai ser a mesma, para o cpu que ele tem isso nao é nada de mais. Mesmo assim o miudo nao acredita em mim, sera que tenho razao? Eu acho que sim!!! A performance da ram vai ser a mesma? O Northbridge vai ficar muito mais sobrecarregado do que se ele tivesse 2 modulos de 4 gb? Alguem pode me ajudar nesta duvida? Cumps

2. dblaster7

dblaster7 Power Member

ram é como a comida. antes a mais do que a menos.
    os slots todos ocupados faz pior a carteira que ao pc . ele que aproveite é a maquina que tem e o resto é conversa

3. cduke

cduke Power Member

Isso sei eu mas sera que ha perca de performance se fossem só 2 rams em vez de 4? O miudo acha que sim, eu digo que nao mas ele nao acredita. O Northbridge vai ficar muito mais sobrecarregado do que se ele tivesse 2 modulos de 4 gb? Eu quero saber isso para dizer-lhe que tinha razao quando lhe disse para comprar 2 rams de 4 gb.

4. ITWASTHATGUY

ITWASTHATGUY Suspenso

...Se a motherboard tem 4 slots é porque são para usar não são para enfeitar ....
    Se as 4 memórias são igual a nivel de velocidade e latencia O desempenho é o melhor possivel...

4*2GB tem o mesmo desempenho a 2*4GB se as 4 memórias forem iguais....Partido do principio que tem ambas as mesmas caracteristicas

Se há alguma diferença só se for no consumo energia mas a diferença de desempenho é praticamente nula...

Ele que aproveite os 8GB que infelizmente em Portugal a maioria do pessoal se tem 4GB já é MUITO BOM..

Última edição pelo moderador: 29 de Julho de 2012
  5. nunomtfv

nunomtfv Power Member

Eu também estou com 4x2 e não tem problema nenhum

6. cduke

cduke Power Member

Mas isso foi o que eu disse ao miudo!! Entao e em relacao ao chipset stressa mais ou nao? As memorias sao todas iguais.

7. ITWASTHATGUY

ITWASTHATGUY Suspenso

A partir do momento em que as memórias obedecem as especificações da motherboard não há motivo para preocupação...

Última edição pelo moderador: 29 de Julho de 2012
  8. dblaster7

dblaster7 Power Member

uma coisa é os slots de memoria ocupados que leva a um aumento de consumo de energia que nao é nada dai alem.
    ter ram significa um sistema que responde logo e permite carregar cenas para a ram. para jogos 4gb chegam perfeitamente mas se ele brincar com programas de multimedia/vmware facilmente dispara a sua utilizacao. ele que nao se preocupe. ha boards com 8 slots cada um com 8gb que da 64gb. quase o mesmo que um ssd mas isso ja é para trabalho.

9. Xarick

Xarick Banido

Eu tive 2x2GB no i5-2500 e depois acrescentei 2x4GB da mesma marca e latência e fiz uns benches para comparar. Ainda usava a mesma versão do WinRAR e notei realmente uma pontuação ligeiramente inferior quando tinha 12GB em vez de 4GB, de 3310 KB/s para 3150 KB/s, mas também já tinha mais coisas instaladas. O teste não foi feito na mesma altura.

Ao fim ao cabo, aproveitei esses 12 GB de RAM para criar uma RAMDrive e instalei um jogo aí e a diferença para com o disco rígido foi da noite para o dia. Depois aproveitei o disco rígido já menos sobrecarregado para armazenar a captura de vídeos enquanto jogava.

10. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Poe um bocadinho mais de stress no controlador de memória, que está no cpu, não está no chipset. Mas não afecta a performance ou estabilidade, em condições normais. No máximo, reduz um pouco a capacidade de overclock.

Partilhar esta Página