Multinfunções com alimentador

beowulf

Power Member
Boas!

Preciso de comprar uma máquina que suponho ser uma multifunções uma vez que não conheço outra solução. A principal função será scannar em grande quantidade folhas soltas - dai o alimentador. Imprimir bem como enviar faxes também é necessario mas não fundamental. O orçamento pode ir até 300 eur. Existe algum scanner com alimentador? Help please...
 
A necessidade apertou outra vez!!! Alguém pode ajudar?
O que não falta é disso, ultimamente...

Pessoalmente, gosto do material da HP (genericamente), deixo-te com uns links para veres:

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/ho/WF06b/18972-18972-238444-3328086-3328086-3645081-3645101.html
http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/ho/WF06b/18972-18972-238444-3328086-3328086-3645081-3692889.html
http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/ho/WF06b/18972-18972-238444-3328086-3328086-2511708-3643613.html

Estes são os modelos mais baratos, claro. Há muito por onde escolher.

Se quiseres ir até "um bocadinho" mais, vê as fotocopiadoras multifunções da Xerox :004: (€1500... :P)

Cumps.

Miguel
 
Boas, obrigado pela ajuda. Se tirarmos a função fax aumentam as opções? O problema maior que vi foi a capacidade de alimentação...20 pgs parece pouco? OUtra questão da qual percebo pouco é a da memoria...ou seja quero colocar 50 folhas (100pgs) com uma resolução capaz de fazer OCR e que não engasgue a meio. Já agora em relação è impressão uma vez que não vou imprimir muito o laser não vale a pena correcto?

E já agora volto a fazer a questão, uma vez que tenho um impressora basica da hp comprar uma maquina especializada só para o efeito é mais rentávél? Existem?
 
Boas, obrigado pela ajuda. Se tirarmos a função fax aumentam as opções? O problema maior que vi foi a capacidade de alimentação...20 pgs parece pouco? OUtra questão da qual percebo pouco é a da memoria...ou seja quero colocar 50 folhas (100pgs) com uma resolução capaz de fazer OCR e que não engasgue a meio. Já agora em relação è impressão uma vez que não vou imprimir muito o laser não vale a pena correcto?

E já agora volto a fazer a questão, uma vez que tenho um impressora basica da hp comprar uma maquina especializada só para o efeito é mais rentávél? Existem?
Várias questões ao mesmo tempo, a ver se consigo cobrir todas as hipóteses...

Antes de mais, convém dizer que estes modelos são os destinados ao mercado doméstico, daí os limites em termos de capacidade do ADF (alimentador de folhas), velocidade, qualidade de construção e longevidade. Estes produtos são feitos para serem usados esporadicamente, e utilizações intensivas (tipo em escritórios de advogados, por exemplo, agora que há o CITIUS) podem ser bastante más para o equipamento, a todos os níveis. Já para não dizer que a fiabilidade dos ADFs, por exemplo, deixa a desejar...

Para teres um exemplo, no escritório onde estou, temos um scanner dedicado da HP, capaz de fazer frente e verso automático, e por vezes precisa de descanso, ou "engasga" com as folhas, etc., etc. quando começamos a puxar demais por ele. É preciso ver o destino. Se é para passar o dia a digitalizar, então digo-te já, HP ou qualquer outra marca para consumo (sim, a HP também tem coisas para escritórios, mas nada ao nível da Xerox, por exemplo) vai dar barracada bastante depressa. Os ciclos de utilização máximos nestes produtos (mesmo numa multifunções topo de gama da série 2600, com fax, scanner e copiadora a laser) são muito baixos para ambientes profissionais, e é muito fácil excedê-los, com consequências imprevisíveis.

Novamente, um exemplo: no outro dia consegui dar a volta à cabeça à tal 2600 lá do escritório por ter pedido para tirar 3x40 cópias de atacado. Nada de especial, mas a máquina sobreaqueceu (ou algo), e a certa altura, tipo ao chegar às últimas 10 estava sempre a dar-me erros de impressão a cada página... Foi frustrante, digo-te...

Depois disto, a resposta às questões propriamente ditas.

1) Sim, sem fax podes optar por multifunções simples. Aliás, os multifunções com fax eram relativamente raros até há coisa de dois anos...

2) Por via de regra, uma solução dedicada é mais eficiente (e provavalmente mais eficaz e fiável) do que uma máquina que faça várias coisas ao mesmo tempo.

3) Com excepção de algumas multifunções já bastante avançadas, que têm disco rígido interno e tudo, todo o processamento da imagem é feito por um PC ligado a elas. Ou seja, quer num scanner quer numa multifunções, quando se está a fazer OCR, toda a imagem é tratada no PC que estiver lá ligado. E mesmo as multifunções com disco rígido não fazem OCR, só fazem scan para PDF como uma imagem por página.

Tendo em conta o que disseste, acho que o melhor que fazias era procurar um scanner dedicado e rápido com ADF frente e verso fiável. Mas aviso já, não é barato. O que temos lá no escritório, da HP, infelizmente não é nem rápido (USB 1.1, só) nem o ADF é fiável para frente e verso (e demora umas 4x mais quando está em frente e verso...)... Mas é o que temos, sobretudo porque a multifunções da série 2600 não é capaz de fazer frente e verso (atenção a isso, ter ADF não significa logo suportar frente e verso).

Conhecendo a marca, e se puderes alargar um bocadinho os cordões à bolsa, és capaz de conseguir arranjar uma copiadora Xerox. São brutalmente rápidas (vi uma a fazer scan para PDF, com OCR - através de um servidor - de 5 páginas em pouco mais de 10 segundos, e era das mais lentas daquela série...), e altamente intuitivas. O ADF também parece ser competente e fiável (aleluia...). O modelo que eu vi era uma copiadora de rede com fax (sim, na Xerox é mais copiadoras e impressoras, as funções extra são mesmo só isso... lol), custava €1500 (fiquei derretido, mas o escritório não estava para fazer o upgrade à 2600... :(), mas tinha ecrã táctil e disco interno e tudo... Funções que nunca mais acabavam, acredita.

Sei que o preço é um bocado mau, mas aquilo já era máquina para 10~15000 cópias/mês, e com fax. Há-as mais "comedidas", e a preços bem mais interessantes. Procura algo desse género, talvez seja boa ideia, já que os scanners individuais começam a escassear...

Espero que ajude.

Cumps.

Miguel
 
Muito obrigado pelo esclarecimento! Afinal também passas umas afrontas com as digitalizações :). Sempre suspeitei que o tema não fosse de fácil conhecimento e estava mesmo a ver que para ter uma máquina boa tinha que largar os cordões à bolsa. Agora só falta perguntar-te se conheces o sitio mais barato para comprar essa maravilha com disco rigido e touch-screen ou pelo menos se te lembra do modelo. Mais uma vez obrigado.
 
Última edição:
Muito obrigado pelo esclarecimento! Afinal também passas umas afrontas com as digitalizações :). Sempre suspeitei que o tema não fosse de fácil conhecimento e estava mesmo a ver que para ter uma máquina boa tinha que largar os cordões à bolsa. Agora só falta perguntar-te se conheces o sitio mais barato para comprar essa maravilha com disco rigido e touch-screen ou pelo menos se te lembra do modelo. Mais uma vez obrigado.
De nada.

E sim, no início do meu estágio passei dias seguidos que não fazia outra coisa que não organizar e digitalizar processos. Comecei com um scanner HP manual tamanho A4 sem ADF; depois passei para o modelo com ADF, mas continua a ser lentíssimo... Ainda hoje é um desatino, perde-se IMENSO tempo a digitalizar coisas para enviar em formato electrónico (o facto de o PC de destino ser um P2 também não ajuda, mas pronto... lol)

Não te sei dizer revendedores da Xerox a não ser que estejas em Trás-os-Montes. Tenta dar um pulinho ao site.

Entretanto, fui lá ver se encontrava o número de modelo, e dei conta de duas soluções potencialmente interessantes:

DocuMate 510 (Só scanner, parece interessante, embora só 10ppm)
Phaser 6115 (Multifunções laser a cores de entrada de gama, impressionantemente barato para as capacidades que parece ter)
Phaser 3635 (Multifunções laser mono de alto débito, corre Linux e tem um disco de 80GB incluído... Este vi-o a trabalhar e é UM MONSTRO! Interessante saber que a Xerox tem coisas AINDA MAIS RÁPIDAS!!!)

Cumps.

Miguel
 
Boas...nem de proposito.. a do escritorio avariou de vez!! Afinal acho que em vez de comprar eu... vou recomendar uma xerox e passo a trabalhar até muito mais tarde. :)
 
:004:

Atenção que provocar voluntariamente avarias em material da entidade empregadora dá justa causa de despedimento... :P

Kidding, of course... :P

Acredita, a Xerox, sobretudo se não precisarem de imprimir a cores, é um mimo. Podem imprimir de pen, digitalizar para a pen ou para o disco, digitalizar para rede, configurar quem é que pode imprimir, onde, e com que definições, pedir PIN para permitir impressões, guardar documentos para impressões futuras, forçar o frente e verso automático para todas as impressões, para poupar papel...

Já sei que estou a começar a parecer um vendedor da Xerox (não sou, que conste), sorry. Vê qual é o revendedor mais perto de ti, e pede para fazerem uma demonstração. Acredita, mesmo que não venham a comprar uma, é um espectáculo digno de se ver.

Cumps.

Miguel



P.S.: Btw, e se por acaso parece isso, é mesmo verdade. Tive um orgasmo mental quando ma mostraram a funcionar.
 
Pois quase que parecia isso!! A solução que se chegou agora foi a de comprar uma multifunções para eu ter em casa e ir fazendo a minha parte do trabalho para depois enviar ja digitalizado ( efaer o mesmo com mais 2 colegas meus). A sugerida foi esta que supostamente está no ***** por cento e poucos euros.

http://partner.brother.com/MFC/modeldetail.aspx?PRODUCTID=MFC465CN&tab=spec

Dissse-lhe que tinha ouvido falar mal da marca em termos de impressão e que preferia a hp7590 mas os euros são um argumento muito forte. Arranjas argumentos ou é uma boa escolha?
 
Bem, tendo em conta que é só para digitalizar, convém ver também se não haverá scanners (em vez de multifunções) mais baratos e que façam o trabalho igualmente bem (ou seja, com alimentador).

Entretanto, mesmo que a Brother seja horrível em impressão, o que te interessa é a digitalização, certo? :P

Não conheço a marca, infelizmente não te posso ajudar com a Brother. Mas se conseguires arranjar maneira de a testar, para ver como se porta no software, drivers e resultado final, podes ficar com uma ideia decente.

Posso dizer-te, no entanto, que estou impressionado com o scanner da HP com que trabalho (o tal de frente e verso automático). O PC que tinhamos a processar as digitalizações pifou (um P2 com tipo 10 anos, já tardava, né?) e foi substituído por um P4 a 3GHz. Passou a ser um mimo trabalhar com o conjunto, as páginas são processadas em menos de 5 segundos (em vez de 45 por página com o anterior... :?). E o software entretanto também foi alterado, agora tem ainda mais funções, incluindo digitalizar um documento por página e dar-lhe nomes automaticamente (acredita, instaurar acções executivas com mais de 90 documentos de uma só página deixou de ser um pesadelo...). Também convém explorar essas opções.

Btw, se é para levarem para casa, para que é preciso uma impressora de rede? A HP tem umas multifunções com ADF por €99, salvo erro...

Entretanto, lembra também os chefes que muitas vezes o barato sai caro. Que não se esqueçam do desatino que é por exemplo a Lexmark... Custo de aquisição baixo, mas depois são dores de cabeça constantes com consumíveis e drivers no mínimo temperamentais...

Desculpa se não deu para ser mais específico. Como disse, só trabalhei com Xerox e HP no campo da digitalização, por isso estou um bocado limitado. Mas estás à vontade, se for preciso mais qualquer coisa, é só dizer.

Cumps.

Miguel
 
Tendo em conta o que disseste, acho que o melhor que fazias era procurar um scanner dedicado e rápido com ADF frente e verso fiável. Mas aviso já, não é barato. O que temos lá no escritório, da HP, infelizmente não é nem rápido (USB 1.1, só) nem o ADF é fiável para frente e verso (e demora umas 4x mais quando está em frente e verso...)... Mas é o que temos, sobretudo porque a multifunções da série 2600 não é capaz de fazer frente e verso (atenção a isso, ter ADF não significa logo suportar frente e verso).

Quais são estes dois modelos que utilizas ai?
 
Quais são estes dois modelos que utilizas ai?
Scanjet 5590 com ADF para o scanner (fica carote, a versão sem ADF é menos de metade do preço :()

Color Laserjet 2840 para a multifunções (troquei-me um bocado da outra vez, ao escrever :P).

O scanner porta-se bem melhor desde que mudámos de PC, o bottleneck estava claramente aí.

A multifunções é para escritórios com ciclos de trabalho na ordem das 5000 a 10000 páginas/mês, laser a cores, com fax incorporado. Nunca a testei como scanner, por acaso, mas presumo que seja mais ou menos a mesma coisa que o scanner de mesa. Creio também que já foi descontinuada, as novas versões devem ser pelo menos tão eficientes como a antiga.

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo