Não consigo instalar o Windows 2000

ACM

Membro
Tenho um PC antigo: Pentium 200 MMX com 64 MB de memória RAM e com um HD de 10 GBs com o Windows 98 SE. Queria agora instalar o Windows 2000 Profissional de raiz, formatando o HD e tudo como deve ser para ficar em NTFS. Tentei fazer a instação como sei fazer: Fui à BIOS e seleccionei para arrancar com o CD ROM, coloquei o CD do Windows 2000 e ele arrancou do CD, até aqui tudo bem. Carregou alguns controladores etc e depois disto, ficou o ecran preto, depois de algum tempo apareceu um ecran azul com uma mensagem de um erro qualquer, onde dizia qualquer coisa...Kernell....Desliguei o PC e depois arranquei com o Windows 98 que ainda lá tinha e com o CD do Windows 2000, quando o Windows 98 abriu, carregou o CD e apareceu uma janela do Windows 2000 a perguntar se eu queria instalá-lo, eu seleccionei Sim e ele perguntou se queria reparar, configurar ou instalar (penso que era isto) eu escolhi Instalar e então começou o processo de instalação do Windows 2000, apareceu-me a partição e perguntou se queria formatar em NTFS e eu disse que sim. Conclusão, Instalei o Windows 2000 em NTFS mas ficou em FAT 32 o Windows 98, por isso o HD de 10 GB tem agora livres uns 7,5 GB e sempre que ligo o PC, aparece a opção para arrancar com o Windows 2000 ou com Microsoft Windows (não refere Windows 98) se eu seleccionar o Windows 2000, tudo bem ele arranca, mas se eu seleccionar o Microsoft Windows o PC não arranca e fica apenas um ecran azul. Como é que eu faço para formatar o HD correctamente e instalar o Windows 2000 em todo o HD, só numa partição de 10 GB ?
Obrigado
António Monteiro
 
devias ter anotado a mensagem de erro a "qualquer coisa Kernell" aqueles códigos que ela mostra, dão grande ajuda para resovler problemas, mas adiante. Se puderes com uma disquete de arranque, entra em DOS, e executa "fdisk /mbr", e isso, faz com que não te apareça essa selecção entre windows 2000 e microsoft windows.

O windows 2000 não ocupa 10G, o "in98 acho que ocupa uns 200 e poucos megas, por isso, é provável que o windows 2000 tenha sido instalado correctamente.

Agora podes continuar a usar essa instalação, ou voltas a instalar mas desta vez escolhe a opção de apagares a partição, cria-la novamente, e instalas, mas podes só fazer o quick format em NTFS. Teoricamente não deves ter problemas. Se aparecer alguma mensagem de erro, se conseguires escreve num papel alguma das informações nomeadamente o código do erro e a respectiva mensagem.

Boa sorte!
 
Back
Topo