Problemas Técnicos Não consigo ligar 2 PCs ao router

R0man0

Membro
Boa noite.

A minha conexão à internet é fornecida pela Zon cabo através de um modem ethernet Thomson THG540.
De modo a poder ligar, simultaneamente e sem fios, 3 computadores à internet, decidi tentar ligar e configurar o meu router wi-fi D-Link DVA-G3170i que está desbloqueado com a versão 1.20 do firmware.
O LAN IP address de fábrica do modem Thomson THG540 é 192.168.100.1 e o do router D-Link é 192.168.10.1.
Seguindo as instruções que fui encontrando, mudei o LAN IP address do D-Link para 192.168.100.254, desliguei o DHCP e reiniciei o D-Link.
Depois, desliguei o D-Link e o Thomson, liguei primeiro o D-Link, de seguida liguei o Thomson e já conseguia aceder à internet, sem fios, com o meu computador.

O problema é que não conseguia ligar simultaneamente 2 ou mais computadores à internet. Repetindo o processo de desligar o router e o modem, e depois, ligar primeiro o router e depois o modem, conseguia conectar-me à internet em qualquer um dos 3 computadores que tenho, mas, nunca mais do que um computador de cada vez.
O que parece acontecer é que a ligação é feita directamente ao modem Thomson, mas através do router sem fios, aliás, uma vez a conexão realizada com sucesso, já não é possível aceder às definições do router D-Link através do browser; só se pode aceder às definições do modem Thomson.
Imagino que o modem Thomson não deve suportar mais do que uma conexão em simultâneo.

Segundo aquilo que li, preciso usar as funções de "roteamento" do D-Link para aceder à internet simultaneamente em 2 ou mais computadores. Para isso, penso que necessito ter o DHCP ligado e a WAN configurada.

As minhas perguntas de configuração do router D-Link são então:

1. Consigo aplicar definições WAN ao sinal que está a ser recebido pela porta ethernet do router D-Link? Passo a explicar, o router só tem 3 entradas: uma porta para cabo telefónico rotulada "DSL", uma porta para ligar o telefone e uma porta ethernet rotulada "LAN"; temo que as configurações WAN só possam ser aplicadas ao sinal que está a ser recebido pela porta "DSL" e não ao sinal que está a ser recebido pela porta "LAN". Será?

2. Poderia funcionar se arranjasse maneira de ligar um cabo da saída ethernet (RJ45) do modem à entrada DSL (RJ11) do router?


Agradeço desde já.
 
Última edição:
Ninguém sabe se há maneira de configurar o router D-Link de forma a poder ligar simultaneamente à internet mais do que um computador?
 
Obrigado pela resposta.
Experimentei e continuo sem conseguir ligar simultaneamente mais do que um computador à internet.
Penso que não será possível usando este método porque, a função de "roteamento" do D-Link, que permite ligar vários PCs em simultâneo, não está a ser utilizada.
Imagino que poderia funcionar se o modem Thomson permitisse ligar-se a mais do que um PC ao mesmo tempo mas não me parece que o modem tenha essa funcionalidade.
 
Já que ninguém responde, vou ter que deduzir que não é possível ligar simultaneamente 2 ou mais computadores à internet sem fios, com os equipamentos que tenho.
 
Isso não vai funcionar assim porque o que fazes faz com que seja o modem thomson a gerir a rede, e esse é SÓ modem, não tem "gestão" de router, o mais fácil é arranjares um broadband router com porta WAN (rj45), e ligas ao modem, ou ainda ires à zon e pedir para trocar pelo zon hub que é router e tem tudo o que pretendes. (não sei se acarreta custos mas falando bem até te trocam o modem pelo router na boa)

P.S. liga o DHCP no d-link e vê se funciona.
 
Última edição:
Ok, obrigado.
Já tentei com o DHCP ligado, não consigo ligação à internet. Também experimentei com o DHCP ligado e e atribuindo IPs estáticos aos PCs dentro da mesma gama mas igualmente sem sucesso.
 
Caríssimo, o DLink não pode ser usado para essa situação pois é apenas um modem-router ADSL! Tens que comprar um router com uma porta WAN (RJ45) e ligar o modem da zon nesta porta.
 
Back
Topo