NAS (?) caseiro

GARiMTO

Power Member
Viva malta, não estou muito dentro do assunto dos NAS/storage, e uma vez que todos os NAS que vejo são caros e ser um overkill para o que necessito, ía-vos perguntar o seguinte:

Posso construir um PC só para o efeito de NAS, isto é, meter uma motherboard com bastantes slots SATA (só preciso de 7200rpm, SSD para já não), com um processador mediano e ligar lá montes de discos para ir transferindo para lá backups?

A ideia é ter aquilo ligado à rede para ir buscar coisas sempre que for preciso.

Obrigado,
Cumps
 
E não vais gastar mais por essa via?
Erm, do que estive a ver um NAS minimamente custa uns € 500 (sem discos?!), se eu comprar uma mobo com capacidade para 8 SATA's, por exemplo, um dual-corezito e alguma RAM custa-me aí uns € 200 ou € 250, depois os discos vou comprando à medida que preciso..

Ou há alguma coisa que esteja a ver mal ou a não considerar?

Cumps
 
Dependendo da quantidade de discos que precises, só para backup parece-me excessivo montar um pc, pois tens NAS a esse preço, já com sistema próprio, e que gastam menos energia
 
Se for de 4 para cima já compensa comprar as peças. Isso e considerares que o tempo que perdes a instalar/configurar um sistema é irrelevante*.
Porque comprar um NAS já com SO proprietário é bem mais simples de configurar para o utilizador comum.

*mas divertido e sempre aprendes algumas coisas.
 
Erm, do que estive a ver um NAS minimamente custa uns € 500 (sem discos?!), se eu comprar uma mobo com capacidade para 8 SATA's, por exemplo, um dual-corezito e alguma RAM custa-me aí uns € 200 ou € 250, depois os discos vou comprando à medida que preciso..

Ou há alguma coisa que esteja a ver mal ou a não considerar?

Cumps

tens nas mais baratos sabes, pessoalmente gosto do dlink dns-340l 200€ e da para 4 discos raid 0 1 5 10 ou JBOD
  • integração a varias clownd (dropbox, google drive, dlink, etc)
  • VPN (cliente ou servidor)
  • torrent
  • iSCSI
  • 3 usb (1 usb 3.0)
  • dual gigabit (load balance ou failsafe)
  • sistema para vários users/groupos e cotas
  • 12w em idle
 
Back
Topo