NAS Server

kaxias

Power Member
Agora meti na cabeça que quero uma coisa destas... ja alguem tem disto? Tou com ideias em mandar vir um do ebay alemao :D


NASW.jpg
 
Quanto é que vais dar por isso?

não seria preferivel comprar aí um competador baseado em athlon xp, completo, e comprar um disco razoavelmente grande, para transformar num home server?
é que um servidor é mais versatil, podes programar a coisa para te fazer backups automaticos de determinadas pastas, pode-te partilhar a internet pela rede da casa, e uma serie de outras coisas, que isso não faz.
 
estou so interessado em comprar só a caixa, o disco é pra ir actualizando. no ebay a caixa costuma ficar pelos 35 50€ mais portes que nao devem passar dos 10€
 
Boas

Uma questão, um sistema NAS do genero pode funcionar tambem como servidor de impressão? Estou a ponderar acabar com o PC fixo ca de casa (que basicamente serve para servidor de impressão, dicos e para o meu pai jogar tetris :P), mas preciso de uma solução para manter a impresora disponivel (alem de um disco decente partilhado) nos 2 portateis.

cump.
 
Boas

Uma questão, um sistema NAS do genero pode funcionar tambem como servidor de impressão? Estou a ponderar acabar com o PC fixo ca de casa (que basicamente serve para servidor de impressão, dicos e para o meu pai jogar tetris :P), mas preciso de uma solução para manter a impresora disponivel (alem de um disco decente partilhado) nos 2 portateis.

cump.

Dlink tem um NAS com essas propriedades ;)
 
engraçado..estou a pensar no mesmo! será q vou arrumar c o meu clarkconnect? duvido um bocado :D
é que aquilo em energia.. upa upa
 
Vou desistir da aquisicao, comprei um Compac evo slim barato barato (torre+board+cpu celeron 1.3)

compaq-evo-d510-ultra-slim.jpg


e vou fazer um servidorzinho com um disco CompacFlash usando um IDE2CF que comprei no ebay à uns tempos e um disco que tenho de 250GB.

A ideia é o sistema operativo ficar no cartao CF de modo a que o disco de 250GB só seja ligado quando esta em uso, reduzindo assim o consumo electrico drasticamente.

Para quem nao conhece, o IDE2CF é uma coisa destas:

ide2cf-a1.jpg
http://www.*****.pt/produtos/2686-kingston%20cf%20512mb%2050x.jpg

que permite ligar um cartao de memoria CompactFlash como se fosse um disco rigido normal. O acesso e a velocidade de transferencia sao lentas em comparacao a um disco rigido, mas o cartao serve só para fazer o load do sistema operativo, que será uma distribuicao de linux.
 
Boas

Uma questão, um sistema NAS do genero pode funcionar tambem como servidor de impressão? Estou a ponderar acabar com o PC fixo ca de casa (que basicamente serve para servidor de impressão, dicos e para o meu pai jogar tetris :P), mas preciso de uma solução para manter a impresora disponivel (alem de um disco decente partilhado) nos 2 portateis.

cump.

Julgo que nao, para isso tens print servers ou routers com portas usb como o do cerebro :)
 
ó pessoal eu queria fazer um servidor de ficheiros cuja intenção é estar disponivel a qq momento em rede mas com baixissimo consumo....essa cena ai do cartão parece interessante.....isso nao dá para ser como se fosse com uma pen em usb que tivesse a tal distro de linux ?????? Pois assim nao havendo discos para funkar SO significa que posso mete-los em poweroff e apenas sao consumidores quando solicitados....mas mesmo assim o cpu ainda consome muita energia....
 
Pega num PC barato que suporte discos de grande capacidade, e instala o software gratuito FreeNAS.

http://www.freenas.org/

Enjoy the free world of opensource ;)

Viva.
Estou a pensar seriamente numa solução baseada em freeenas para um servidor de ficheiros
mas estou com dificuldade em saber que tipo de pc barato arranjar.
Segundo o que entendi para um disco de 300 a 500Gb torres antigas de PII ou PIII não tem
board que aguente discos deste tamanho.
Alguém me poderá elucidar a partir de que tipo de processador, visto nas especificações
de pc´s antigos para venda raramente especificarem a board, poderemos assumir que a
board aguentará discos destes tamanhos (2 discos de 300 a 500Gb em raid1)?
 
Tanto a caixa da AC-Ryan como os PCs baratos e antigos não têm porta Gigabit. Infelizmente o drobo ainda não se vende por cá.
Tb queria ter um NAS de preferência que levasse discos SATA. Mais uma vez a vaixa da AC-Ryan falha nesse aspecto.
 
Back
Topo