1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

NAS Server

Discussão em 'Digital Life' iniciada por kaxias, 30 de Maio de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 11940)

1. kaxias

kaxias Power Member

Agora meti na cabeça que quero uma coisa destas... ja alguem tem disto? Tou com ideias em mandar vir um do ebay alemao :D

2. Romani48

Romani48 Power Member

Parece me interessante.. e os 400GB..

quanto fica?

3. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Quanto é que vais dar por isso?

não seria preferivel comprar aí um competador baseado em athlon xp, completo, e comprar um disco razoavelmente grande, para transformar num home server?
    é que um servidor é mais versatil, podes programar a coisa para te fazer backups automaticos de determinadas pastas, pode-te partilhar a internet pela rede da casa, e uma serie de outras coisas, que isso não faz.

4. kaxias

kaxias Power Member

estou so interessado em comprar só a caixa, o disco é pra ir actualizando. no ebay a caixa costuma ficar pelos 35 50€ mais portes que nao devem passar dos 10€

5. Flyer

Flyer Power Member

A western e a DLink já têm opções dessas há uns tempos, eu mandei vir o HDD NAS 500Gb da western.

6. FastBoy

FastBoy Power Member

Boas

Uma questão, um sistema NAS do genero pode funcionar tambem como servidor de impressão? Estou a ponderar acabar com o PC fixo ca de casa (que basicamente serve para servidor de impressão, dicos e para o meu pai jogar tetris :P), mas preciso de uma solução para manter a impresora disponivel (alem de um disco decente partilhado) nos 2 portateis.

cump.

7. Flyer

Flyer Power Member

Dlink tem um NAS com essas propriedades ;)

8. PiKa_

PiKa_ Power Member

engraçado..estou a pensar no mesmo! será q vou arrumar c o meu clarkconnect? duvido um bocado :D
    é que aquilo em energia.. upa upa

9. cerbero

cerbero Power Member

Eu tenho um router Asus 600g que faz isso.

10. kaxias

kaxias Power Member

Vou desistir da aquisicao, comprei um Compac evo slim barato barato (torre+board+cpu celeron 1.3)

e vou fazer um servidorzinho com um disco CompacFlash usando um IDE2CF que comprei no ebay à uns tempos e um disco que tenho de 250GB.

A ideia é o sistema operativo ficar no cartao CF de modo a que o disco de 250GB só seja ligado quando esta em uso, reduzindo assim o consumo electrico drasticamente.

Para quem nao conhece, o IDE2CF é uma coisa destas:

[​IMG][​IMG]

que permite ligar um cartao de memoria CompactFlash como se fosse um disco rigido normal. O acesso e a velocidade de transferencia sao lentas em comparacao a um disco rigido, mas o cartao serve só para fazer o load do sistema operativo, que será uma distribuicao de linux.

11. kaxias

kaxias Power Member

Julgo que nao, para isso tens print servers ou routers com portas usb como o do cerebro :)

12. madafakapc

madafakapc Power Member

ó pessoal eu queria fazer um servidor de ficheiros cuja intenção é estar disponivel a qq momento em rede mas com baixissimo consumo....essa cena ai do cartão parece interessante.....isso nao dá para ser como se fosse com uma pen em usb que tivesse a tal distro de linux ?????? Pois assim nao havendo discos para funkar SO significa que posso mete-los em poweroff e apenas sao consumidores quando solicitados....mas mesmo assim o cpu ainda consome muita energia....

13. Flyer

Flyer Power Member

Tendo um router ligado á net e um HDD externo ligado ao router (rj45) penso q tens o prob resolvido não?

14. NooZes

NooZes Power Member

15. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Por acaso ando com ideias de comprar um NAS mas um que tenha DNLA3 - para streaming com a PS3 :)

16. Tristan

Tristan [email protected] Member

FreeNAS

Pega num PC barato que suporte discos de grande capacidade, e instala o software gratuito FreeNAS.

http://www.freenas.org/

Enjoy the free world of opensource ;)

17. estilhaço

estilhaço Power Member

Viva.
    Estou a pensar seriamente numa solução baseada em freeenas para um servidor de ficheiros
    mas estou com dificuldade em saber que tipo de pc barato arranjar.
    Segundo o que entendi para um disco de 300 a 500Gb torres antigas de PII ou PIII não tem
    board que aguente discos deste tamanho.
    Alguém me poderá elucidar a partir de que tipo de processador, visto nas especificações
    de pc´s antigos para venda raramente especificarem a board, poderemos assumir que a
    board aguentará discos destes tamanhos (2 discos de 300 a 500Gb em raid1)?

18. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Tanto a caixa da AC-Ryan como os PCs baratos e antigos não têm porta Gigabit. Infelizmente o drobo ainda não se vende por cá.
    Tb queria ter um NAS de preferência que levasse discos SATA. Mais uma vez a vaixa da AC-Ryan falha nesse aspecto.

Partilhar esta Página