1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[email protected]&friends - que distro escolher para media?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por mavatar, 31 de Agosto de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1073)

1. mavatar

mavatar Power Member

Pessoal, sou completamente novato nestas coisas, e peço desculpa se disser algum disparate, mas conto com a vossa ajuda para me esclarecer e tomar algumas decisões.

Nunca usei nada de linux, embora me sinta relativamente confortável no windows

Estou decidido a transformar um velhinho [email protected] num media center lá em casa. O uso vai ser ver filmes, mp3, slideshow, e consultar net. Este P4 vai ainda formar rede com outros PC's, um deles está a correr vista e o outro, provisóriamente, Xin XP. Esta rede feita é através de router.

Agora a dúvida: que sistema por neste P4?

fiz o teste do www.zegeniestudios.net e deu-me como possíveis opções:

Mandriva
    OpenSuSE
    Ubuntu
    Kubuntu
    Freespire

Apenas usei o kunbutu por umas horas e gostei. 100% de conforto, embora não tenha sido mais que mero user, sem nada de instals nem grandes programas só usar net e pouco mais.

Depois surgem muitas dúvidas: nlgumas distros é necessário "compilar", o que é isso?
    eu preciso de coisas viradas para a media, mas que sejam minimamente compatíveis com windows, ou seja muitas coisas que vão acabar neste pc vêm de softwares que correm windows (embora de futuro possa ter um dos pc a correr os dois sistemas, se for possível o dual boot)

Espero ter sido claro, e que esta thread seja util a outros com dúvidas semelhantes (sbretudo que a vossa ajuda os esclreça também)

Obrigado
    Mavatar

2. luikki

luikki Power Member

como em muitas outras coisas, tudo passa por uma questão de gosto/adaptação pessoal.