[newbie question] Tamanho da imagem ao fotografar

parkpre

Power Member
Amigos,
Faço já a minha confissão que, desde que comprei a TZ5, passo por este cantinho quase todos os dias para me melhor inteirar deste mundo novo que é a fotografia.

Tenho uma dúvida mesmo, mas mesmo muito básica, que até (quase) me envergonho de a fazer aqui:
Normalmente as fotos tiradas pela TZ5 são em 9Mp. Acontece que acho este tamanho exagerado. Mas se, por exemplo, pegar numa foto tirada a 9Mp e a meter a 4Mp no Photoshop, fico com uma foto muito mais melhor bem definida :-D e com uma resolução que, julgo eu, ser igualmente bem capaz para impressão a 10x15 e claro, gerir dentro do computador.
Agora é que vem a derradeira pergunta de newbie:
- Se passar a tirar fotos com 4Mp na TZ5, o efeito é o mesmo?
- Ou se calhar passar a tirar as fotos com 6Mp, obtenho o melhor compromisso?

:D Obrigado desde já.
 
Amigos,
Faço já a minha confissão que, desde que comprei a TZ5, passo por este cantinho quase todos os dias para me melhor inteirar deste mundo novo que é a fotografia.

Tenho uma dúvida mesmo, mas mesmo muito básica, que até (quase) me envergonho de a fazer aqui:
Normalmente as fotos tiradas pela TZ5 são em 9Mp. Acontece que acho este tamanho exagerado. Mas se, por exemplo, pegar numa foto tirada a 9Mp e a meter a 4Mp no Photoshop, fico com uma foto muito mais melhor bem definida :-D e com uma resolução que, julgo eu, ser igualmente bem capaz para impressão a 10x15 e claro, gerir dentro do computador.
Agora é que vem a derradeira pergunta de newbie:
- Se passar a tirar fotos com 4Mp na TZ5, o efeito é o mesmo?
- Ou se calhar passar a tirar as fotos com 6Mp, obtenho o melhor compromisso?

:D Obrigado desde já.


Nada melhor do q fazeres a experiencia...

Tiras a 4mp, e ves o resultado no PC, tiras a 6mp e vês novamente.

Para uma foto 10x15cm se nao me engano uma foto a 3mpx é o suficiente, mas claro uma de 6mpx convertida para 3mpx os pixeis ficaram mais concentrados, melhor definiçao terás. agora se for ao contrario....tens o oposto de um bom resultado.

Mas como digo...se andas aqui a enteirar no mundo da fotografia, nada melhor do q experimentar para ver os resultados. Desse modo sabes o q faz isto e aquilo. Aprendendo com o erro, nem q seja prepositado.

Just my opinion
 
Mas se, por exemplo, pegar numa foto tirada a 9Mp e a meter a 4Mp no Photoshop, fico com uma foto muito mais melhor bem definida :-D e com uma resolução que, julgo eu, ser igualmente bem capaz para impressão a 10x15 e claro, gerir dentro do computador.
Agora é que vem a derradeira pergunta de newbie:
- Se passar a tirar fotos com 4Mp na TZ5, o efeito é o mesmo?
- Ou se calhar passar a tirar as fotos com 6Mp, obtenho o melhor compromisso?

Um dos problemas ou mais-valias dos megapitos é o que citaste. Numa imagem grande, tens a vantagem de ter mais espaço para fazer cortes e mesmo assim ficar com uma imagem grande mas por outro lado tudo está ampliado, a isos baixos não faz grande diferença mas a isos médios ou altos a acção de redução do ruído torna-se muito desagradável. Numa imagem mais pequena, está lá o problema mas passa mais despercebido. Por isso é que em algumas reviews se lê que em determinadas máquinas o iso400 ou 800 não é usável senão para pequenas impressões, 10x15 ou seja 3 mp.
Por isso se a máquina tem 10 mp e só usares 6 ou 7 será uma vantagem...neste sentido!
 
Obrigado pelo apoio.
Num pequeno teste em ISO 100, quer me parecer que o melhor é tirar as fotos na resolução máxima e depois no photoshop reduzir para a dimensão pretendida (10x15). Os pixeis vão "encolher" com a diminuição de tamanho e as imagens ficam mais nítidas. Agora falta-me experimentar em ISO's mais altos qual a diferença entre uma foto de 9Mp (o máx. da maquina) e 5mpx.

Obrigado,
 
a principal vai ser o ruido
numa imagem a 9mp vai estar MT mais visivel do que numa a 4mp
no entanto se tirares a 4mp o ruido está lá, apenas menos visivel o que na pratica é igual a tirares a 9 e reduzires em PP para 4
 
+/- se interpolares...
para A3 o melhor é ter 15Mp

w00t?
com 6mp já se faz A3

Tens a certeza? Tenho dúvidas.
Tirei aqui um foto a 9mp e outra de 5mp. Reduzi a de 9 para 5 no PP e ficou impecável, enquanto a de 5 tinham ruído mais visível.

o ruido continua lá, seja de que forma for
simplesmente passa mais despercebido em tamanhos pequenos

poderá haver uma variação minima de qualidade, mas duvido que uma tirada a 5mp tenha mais grão que uma redimensionada a ponto de se notar ao comum olhar
 
w00t?
com 6mp já se faz A3
ate com uma imagem 640*480 se faz um placard de 20 metros... td depende da qualidade que esperas obter e da distancia a k keres ver a foto.

ainda a pouco tempo vi num museu uma foto impressa a 120cm*80cm c/ resolucao 9449x6317 (56MP) a 200ppi.

isso sim e resolução decente, tens qualidade fotografica numa foto de mais de um metro :)
 
Back
Topo