1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nforce3 150 para Athlon 64 (754 pins) da Gigabyte

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 6 de Setembro de 2003. (Respostas: 21; Visualizações: 1527)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Parece que se confirma que a nforce3 tb tem uma versão para 754 pins.

http://www.clubic.com/n/n9850.html

2. VinE

VinE Power Member

Desculpem a ignorância.. mas.. southbridge? Desaparece..?

EDIT: Q cena é aquela azul ao pé do socket? Man.. esta arquitectura é-me estranha.. (ñ q eu seja um grande expert...)

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

:)

Para que queres a Southbridge num A64?
    O controlador de memória está no Cpu.

Edit: Aquela cena azul ao pé do socket é para o Dual Power System (DPS). É uma "feature" das gigabyte.

4. BlueBird

BlueBird Power Member

Como a diferença principal entre os d 939 e os d 754 é o dual-channel e o controlador d memoria é do cpu a modificação d uma versao para outra n deve ser mt... tirando a parte das mems

---

Single-Chip Solution
    Revolutionary single-chip solution designed for the AMD Opteron CPU enables higher-quality, full-featured motherboards and delivers maximum performance with the lowest latency. The single-chip design also means less power consumption and less heat dissipation.

in nVidia

N precisando d controlador d memoria "externo" fax-se um unico ***** englobando o nb e o sb.. (tb deve akecer bem)...

5. VinE

VinE Power Member

Todos os dias se aprende.. Tank iú...

EDIT: Qq dia vai a northbridge.. Bem.. Qq dia temos um processador do tamanho standard ATX e siga, aquecedor incluido.. :D

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Já agora, se não estou enganado, nas boards com um ***** Amd 8xxx, há um chip só para o Agp.

Pelo menos, acho que é assim no Opterons.

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

.....E agora a versão da Chaintech, com 4 satas e 3 ide's?!?!?:

E que inclui o Radex, que é algo parecido com a MAX3 da Abit:

8. Favas

Favas Power Member

nao vejo os dimms ahs cores para o dualchannel, isso tem dual channel?
    (ainda nao li nada sobre as boards)

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Bem visto.
    Os Athlons socket 754, supostamente, não têm dual channel. Se é assim ou não, resta esperar.

10. BlueBird

BlueBird Power Member

Ter um unico ***** tem as suas vantagens:
    -Um custo d produção mais barato (tlvx);
    -Latencias mais baixas no k toca a comunicações entre dispositivos, sem precisar d canais d comunicaçao entra o SB e o NB;
    e claro desvantagens:
    -Akece mais (aki é k n sei s isto vai prejudicar mt o oc pk o sistema parece ser diferente);
    -É mais dificil de meter uma VGA onboard...

Vamos ver s vale a pena...

PS: Será k as mobos com os sockets 939 (suposto A64 DC) suportará os A64 com 745pins?

11. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Bem ou muito me engano ou os controladores da memoria nas outras motherboards estão imbutidos no Northbridge e não no Southbridge, que serve para controlar bus pci, usb's, etc... :rolleyes:

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Certo, mas se passas o controlador de memória para o cpu.......Alias, nestas boards, nem há south nem north. Há um chip unico.

A Via e a Sis não vão seguir a nVidia, vão ter north e south, mas vamos ver que funções tem cada uma delas.

Nos opterons com agp e com ***** Amd, tens 3 chips:
    - AMD-8151 -> AGP 3.0 Graphics Tunnel
    - AMD-8131 -> PCI-X Tunnel
    - AMD-8111 -> I/O Hub

Corrijam-me se estiver enganado.

13. BlueBird

BlueBird Power Member

As actuais motherboards têm os controladores d memoria (e o AGP) no NB k dps atravex d um canal (HyperTransport nos nforce 2 trabalha a 800mb/s e V-Link nos VIA trabalha a 533mb/s) comunica com o SB k dps tem os tais controladores dos HD, usb, Audio, Lan....
    Com a passagem do controlador d memoria para o processador a nVidia tem apenas um ***** (que tem o resto dos controladores) e a VIA continua na msm com NB (controlador AGP e possivelmente VGA onboard) e SB (igual aos actuais).

14. Favas

Favas Power Member

btw, se o dual channel existir, terah k estar no processador, uma vez k eh lah onde estao os controladores de memoria.
    sekalhar até ah versao final deste magnifico CPU isso será implementado... o k seria espetacular.
    quanto ah ausencia de NB ou SB para um single chipset, k se lixe os 2 chips, kero eh performance!

15. BlueBird

BlueBird Power Member

Pelos boatos k correm vai haver sim uma versao do A64 com DC (xamado A64 FX) e sao diferenciados pelo numero d pins...
    754=Single Channel
    939=Dual Channel

PS: Isto é baseado nakilo k s dix por ai.

16. Crusher

Crusher Power Member

Esse Radex parece uma marca de insecticida ou detergente... :D

Um pouco como Radeon/Radion. ;)

17. BlueBird

BlueBird Power Member

Parece mais Redex (ou la como s escreve) um lubrificante :D

18. fallenhaven

fallenhaven I'm cool cuz I Fold

a mim parece mais uma ventoinha morta em 2 meses :D

mas experiencias com ventoinhas pequenas de gavetas de discos :rolleyes:

anyway, todos os socket 754 vao ser single channel pelo que eu sei...

os famosos 939 ou 940 pinos dos opteron (ou athlon fx) sao necessarios para dual channel, porque de resto uma cache L2 maior nao implica mais pinos, e sao basicamente estas as diferenças internas dos cpu (a parte das capacidades de Hypertransport de 2,4 ou 8 cpus)

acho que ja foi amplamente discutido neste forum a questao da pinagem dos cpus, mas esperemos pra ver... ja faltam poucos dias :)

19. BlueBird

BlueBird Power Member

A diferença de pins nos ditos Atlhons FX é para o 2º canal de memoria (para o dual-channel), penso eu d k....

20. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não é só a Intel que tem MAX3 :D:

Abit KV8 MAX3

http://www.tbreak.com/forums/showthread.php?threadid=19314

Engraçado que a Abit estava na duvida entre a nforce e a Kt800 e escolheu a Via.

http://www.digital-daily.com/editorial/abit-interview2003/?template=print.htm

Partilhar esta Página