1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nikon D40 vs Canon G9

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por ByDeR, 12 de Setembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 1007)

  1. ByDeR

    ByDeR Power Member

    Depois de algum tempo, acabei por pegar o vicio da fotografia à minha irmã e ela está agora à procura de uma máquina.

    Obviamente que para ela se iniciar não lhe vou dar uma SLR para as mãos, até porque apesar de já ter lido bastante, ainda se está a ambientar aos conceitos e a experimentar com a G9. O orçamento dela rondava os 300€, e como tenho visto a Nikon D40 por 300 e pouco, pensei vender-lhe a G9 e saltar para as SLR de vez.

    Estou super contente com a G9, é super-portátil, tem uma lente muito boa, e surpreendeu-me muito nas funcionalidades. Ou seja, é muito complicado desfazer-me dela, sem ter a certeza que vou para algo muito melhor. Nem sei se compensa ir para uma SLR, era mais pela questão de entrar nisto mais a sério. Mas vistas bem as coisas, nunca me ia desfazer verdadeiramente da G9 já que a podia usar praticamente quando queria lol.

    Agora ando meio indeciso, pois sei que vou perder funcionalidades por um lado, possivelmente no inicio com a lente do kit ter uma lente inferior à da G9, quer em qualidade, quer em distâncias focais.

    Obviamente que uma SLR vai ganhar em muitos pontos, sobretudo na versatilidade que ganhamos ao poder trocar lentes, e na redução de ruído, entre muitos factores que já foram aqui discutidos no fórum. O problema é que ia começar a investir em lentes, e tinha de ser em algo bom, o que quer dizer que ia levar bastante tempo.

    Será que realmente compensa trocar?

    Cumps
     
  2. Bensan

    Bensan Power Member

    Olá ByDeR,

    Na minha opinião eu digo que vale a pena avançares para SLR. A D40 é uma boa máquina para o orçamento que custa e apesar de perder em algumas coisas face à G9, ganha noutras muito importantes também, conforme tu próprio referiste.

    O investimento nas lentes é inevitável se queres aperfeiçoar a experiência fotográfica e expandir os horizontes, porém, não te obriga a prazos. Compras o corpo da máquina e vais lentamente acrescentando-lhe lentes.

    Depois de teres uma G9 não há compacta que te valha. O próximo passo será inevitavelmente uma SLR, mesmo que de gama baixa, mas uma SLR.

    No teu lugar avançaria para a D40. Tenho também uma G9 e será o meu próximo passo na fotografia: as SLR.

    Cumprimentos, ;)
     
  3. ps3

    ps3 Power Member

    Como possuidor de uma D40, não posso deixar de dar a minha opinião, é excelente :)

    http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3561641&postcount=41

    É verdade que depois da G9, não há mais compactas.. E depois das SLR não há mais G9

    Quanto à lente do Kit da D40:

    "The Nikkor AF-S 18-55mm DX II produced surprisingly high resolution figures under lab conditions which is quite unusual for a lens in this price class. The center resolution is excellent throughout the zoom range. The border quality at the wide-end of the zoom range is soft results at max. aperture - both regarding resolution and more so contrast. However, stopping down to f/5.6 already improves the borders significantly. At 35mm and 55mm the resolution characteristic is more even across the frame. You may find the resolution of this lens to be quite astonishing and maybe hard to believe. As a reference here´s comparison of 100% portions of the test chart (center bottom) between this lens and the (very high quality) Nikkor AF 50mm f/1.4D at f/5.6:"


    in: http://www.photozone.de/nikon--nikk...f35-56-g-ed-dx-ii-review--test-report?start=1


    Abraço
     
  4. michael

    michael Power Member

    Se estás disposto depois a investir em lentes e nos acessórios fundamentais aposta na D40 que ficas muito bem servido

    Cumprimentos
     
  5. ByDeR

    ByDeR Power Member

    Obrigado pelas opiniões. Sim à partida para dar o salto para SLR, era para ir investindo em lentes e acessórios, por muito devagar que seja. Estou consciente do que implica o salto para SLR.

    A única coisa que me deixa de pé atrás na D40, é não ter motor de focagem interno, e ser uma máquina relativamente antiga. Uma 450D apesar de ser mais cara é mais actual, agora não sei se compensará o dinheiro a mais para mim que me estou a iniciar em SLR's. Mas também para estar a trocar daqui a uns tempos =/

    Tenho ouvido mesmo boas opiniões da D40, daí a minha indecisão.

    Depois também me custa querer comprar no futuro lentes que sozinhas custam mais que o corpo da máquina :lol: . Fiquei apaixonado pela Tamron 17-50 f/2.8, para mandar a do kit embora, só que é mais cara que a máquina.

    Cumps
     
    Última edição: 12 de Setembro de 2008
  6. ps3

    ps3 Power Member

    Uff... Não compensa dar dinheiro a mais por uma SLR quando uma D40 chega (e sobra).. Por mim o lema é poupar no corpo e investir em lentes. Até sair um corpo verdadeiramente revolucionário (pronto, saiu a D90, com live view, FD, a primeira SLR que dá para filmar, 720p, brutal... eheh)..

    Tem a tal limitação do motor de focagem, mas o que não falta são lentes Nikkor e Sigma com motor..

    Tem ainda a limitação de não poderes fazer bracketing automático, claro que podes sempre fazer manual, e como isso não se faz sem um tripé, é só questão de ires ajustando a exposição...

    Tem apenas 3 pontos de focagem, embora na realidade eu só tenha usado o central e não sinto falta.



    abraço
     
  7. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    E isso é revolucionário?! Revolucionário é ISOs473026345 aceitáveis e 507345fps por segundo, etc.. Coisas fotograficamente importantes.
     
  8. ps3

    ps3 Power Member

    Revolucionário não digo que seja, é simplesmente a primeira SLR com capacidade de filmar, o que acrescentado ao número de possibilidades em termos de lentes é sem dúvida um passo muito interessante...

    Também queria um range dinâmico semelhante ao do olho humano mas como não quero esperar por uma revolução no campo da física, vou olhando para coisas mais... acessíveis.
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Lol Epah, alcance dinâmico ao olho humano... Não adiantava de nada a máquina atingir isso. Os outros suportes não atingem, nem os monitores, nem o papel e tintas. :p Mas era bom, era...
     
  10. ByDeR

    ByDeR Power Member

    Lol mudança de planos, arranjei uma fonte de rendimento ainda considerável. Em principio vem uma Canon EOS 450d e uma Tamron 17-50 f/2.8 em Janeiro, isto se não sair nada mais em conta até lá.

    Obrigado a todos pela ajuda.

    Cumps
     
  11. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    isso e uma excelente makina com uma excelente lente (nesta gama de precos e claro).

    para quem quer levar a fotografia a serio sou da opiniao k se deve investir um pouco mais num corpo robusto e que nao nos limite no imediato nem nos proximos tempos. de forma a que nos proximos tempos te possas concentrar apenas em lentes e nao andes a pensar "pena o meu corpo nao dar para esta lente" ou "pena o meu corpo nao suportar esta funcionalidade".

    axo k depressa te irias aperceber das limitacoes da D40, especialmente se ja dominavas a G9.
     

Partilhar esta Página