Nikon D5100 ou D7000

rickpaes

Power Member
Boas, Estou a pensar em comprar nova máquina para substituir a minha D40, sendo que teria de ser Nikon para aproveitar o material que tenho (lentes Nikon 18-55mm + 55-200mmVR + 35mm/1.8f + Flash SB400 + cabo extensível de flash).

A escolha seria entre a D5100 (~580 € /*****) e a D7000 (~999 € /*****) que têm uma diferença de preço ainda bastante significativa.

Colocava 2 questões:

- em termos de qualidade fotografica (JPEG) a diferença entre as duas é relevante (a minha mulher [que financia metade da aquisição] tem essa exigência)? Pelo que li a qualidade em RAW seria semalhante mas em JPEG (que é o que vou usar) a 7000 seria superior.

- o facto de a D7000 ter motor de focagem resolverá o problema que tenho numa das minhas lentes (18-55) de o motor da mesma estar meio avariado (às vezes parece não funcionar e recusa-se a focar)?

Cumprimentos
 
- em termos de qualidade fotografica (JPEG) a diferença entre as duas é relevante (a minha mulher [que financia metade da aquisição] tem essa exigência)? Pelo que li a qualidade em RAW seria semalhante mas em JPEG (que é o que vou usar) a 7000 seria superior.

Duvido que haja diferença. O sensor e o processamento devem ser idênticos em ambas.

- o facto de a D7000 ter motor de focagem resolverá o problema que tenho numa das minhas lentes (18-55) de o motor da mesma estar meio avariado (às vezes parece não funcionar e recusa-se a focar)?

Não. A tua 18-55 simplesmente não dá para engatar ao motor de focagem da D7000.


Com a D7000 ganhas:
- o viewfinder maior e mais luminoso
- um AF mais avançado
- um segundo dial de controlo
- mais 2fps em disparo continuo
- corpo em magnésio
- capacidade para dois cartões
- o motor de focagem para objetivas antigas (que para o teu caso não adianta nada)

Com a D5100 ganhas:
- mais uns modos de vídeo
- um visor LCD rotativo
- menos umas gramas a carregar
- mais uns euros no banco
 
Não te poderei responder com tanta extaidão com alguns ilustres membros aqui do forum, porém não entendo essa do JPEG quando podes ter bem melhor qualidade em RAW (e podes até teres as duas em uma só foto).

Abraço,
 
Não te poderei responder com tanta extaidão com alguns ilustres membros aqui do forum, porém não entendo essa do JPEG quando podes ter bem melhor qualidade em RAW (e podes até teres as duas em uma só foto).

Abraço,

Ele pode nao querer processar as fotos no PC. Nesses casos nao faz sentido tirar em raw.
 
Sim, a lógica do jpeg era por não ter disponibilidade para tirar em raw e converter, até porque muitas vezes é. A minha mulher que gere as fotos (eu só tiro). No Dpreview é que dizia que em jpeg a diferença era maior.

Então na vossa opinião, no meu caso acham mais acertada a escolha da 5100. Face à D40 (além de ter vídeo) vou sentir uma diferença relevante, não é?
 
Não conheço muito bem as Nikon (só D40, D90, D7000 e pouco a D2x), mas parece-me que as maiores diferenças entre a D5100 e a D7000 são para uso profissional, mais botões e dial para acesso rápido, pega mais confortável (apesar de a máquina ser estranhamente desequilibrada) e um corpo bastante resistente e bem construído com resistência a sujidade e chuviscos. Claro que há mais diferenças dá para ver até pela diferença de preço, mas estas parecem-me ser as mais relevantes.
A D7000 é melhor em quase tudo, mas se achas que não vais dar um uso próximo do profissional acho que não vale a pena. A D5100 é mais interessante para amadores, muito mais leve e mais pequena, LCD rotativo e opções criativas pré-feitas. Ambas são muito boas em JPG (não existe nenhuma má ou +/-) e muito melhores que a D40.
 
Back
Topo