NES Nintendo Classic Mini (NES)

Por acaso foi catita reviver estes jogos em que um gajo tem vontade de partir qq coisa cada vez que joga.

Só faltava o prazer que passar os níveis mais difíceis sem perder nada e deixar a consola ligada à noite e chegar lá no outro dia e alguém desligou aquilo.
 
Última edição:
É uma questão de ires ao site e imprimires: https://www.nintendo.co.jp/clv/manuals/en/index.html

Tens em formato electrónico ou o formato para impressão, igual aos manuais originais. :)
O chamado "formato electrónico" é uma trampa: São os manuais dos roms na Wii/Wii U, mais valia não se terem dado ao trabalho de os disponibilizar, raios... Tê-los feito em primeiro lugar.

De resto é uma iniciativa e peras; os scans estão bem limpos, são versões imprimiveis e estão, na medida do possivel optimizados para ocupar pouco espaço; de facto, a parte de optimizar pdf's scanneados para pouco espaço é-me incrivelmente suspeita. Só é pena que pararam aí. Podiam ter remasterizado em curvas/fontes em formato digital, como eu aliás já fiz a vários manuais dos anos 80 e 90. (designer gráfico in the house, ossos do oficio). Eu teria ido mais longe.

Os manuais de 30 jogos estão a ocupar 95.9 MB no meu disco (uma média de 3.1 MB por jogo), muito provavelmente cabem nos 512 MB de ROM da consola e suspeito que a certa altura estavam, aquele icon dos manuais a dar um QR code é provavelmente o que resta do menu dedicado a manuais e a volta que se tinha de dar para os ir buscar. Os ROMS todos que a consola tem, já agora... Prefazem 5.3 MB, uma média de 176 KB por jogo.


Há várias razões para os terem tirado, a mais provável sendo navegação problemática, os comandos são fieis aos originais e como tal, falta-lhes uma maneira de voltar ao menu; que é o reset na consola. Seria precisa outra tecla para aceder directamente aos manuais ou dar várias voltas nos menus.


Protip: Isso é possivel com os classic controllers da Wii ligados à NES Mini (onde a tecla home faz o mesmo que o reset)

Anyway, mais features seriam um frete no comando NES que é o coração da consola e se quer com funcionalidade inalterada (não dá para criar "combos" que puxem do on-screen menu sem, com tão poucas teclas, possivelmente iria pisar os calos a alguns jogos), eles provavelmente não queriam beneficiar demasiado uma solução não standard e calcularam que hoje em dia aceder a essa informação no telefone/tablet não era nada de mais, talvez até preferível.


Noutra nota: parece que a porta USB única da Nes Mini é também uma porta de dados para flashar dados. Se a ligarem a um computador ela é reconhecida:

nesminiUSB1_zpst9bsyjfw.jpg


CLV parece ser uma nomenclatura oficial, também os PDF's dos manuais a usam, todos a começar com CLV, S parece ser a nomenclatura US, os nossos são P de PAL. NESY o nome da consola (note-se que "NES MINI" já não iria cabia no header).

E se a ligarem a pressionar o reset é reconhecida de outra forma. Parece uma modalidade fastboot, dispositivo desconhecido com strings especiais.


Se houver necessidade de updates de firmware ou reparação de um brick parece que é possivel, porque é que a Nintendo conservou a possibilidade não sei, mas teoricamente poderiam oferecer um update com jogos. Vendê-lo, ou vender jogos um a um é mais remexido, isto não tem segurança; poderiam fazê-lo através da Wii U ou Nintendo NX/Switch, suponho. Mas duvido muito que o façam.


Até acredito que retirem a capacidade de transmissão de dados da porta usb em revisões futuras da consola.
 
Só não compro devido a uma falha muito grave...não ter Mário Kart!
Alguém sabe porquê? Não faz sentido!!
Simples... É que não há Mario Kart para a NES!

Máximo, podiam ter incluído os Famicom Grand Prix:

2364873-fds_famicomgrandprixf1race_2_jp.jpg
2364874-fds_famicomgrandprix23dhotrally_jp.jpg


Mas é fácil perceber porque não o fizeram. Para começar, só saíram no japão e não é que fosse algo a que chamasses de Mario Kart, para isso mais vale não meter. Dessa linhagem há 3, o mais antigo de 84 (F-1 Race) é um clone de Pole Position da Namco (ler: parece Outrun, antes do Outrun sair em 1986), o segundo (Grand Prix F-1 Race) é de 87 e parece micro machines, o de 88 volta ao estilo Outrun.

Excitebike parece uma melhor escolha.
 
Última edição:
Eu acho é a não inclusão de um adaptador para 4 jogadores, opcional isto é, uma má escolha, o jogo que mais joguei com familia e amigos foi o Word Cup a 4.
 
Não era pra comprar isto, mas depois de a ter na mão não consegui e lá trouxe uma..

Bem tem sido porreiro para dar uns joguitos antes de ir deitar, muitos jogos envelheceram bem, Mario Bros 3, Kirby, Punch Out, Balloon Fight, Super Contra, Double Dragon, a única desilusão foi o Final Fantasy que não consegui jogar mais de 2m e aquele Star Tropics (não percebo o que é pra fazer..).

O HDMI é bem vindo e a fidelidade do comando também (é pena é ter aquela saida esquisita.. queria utilizá-lo no PC, o tamanho do cabo também é curto mas pessoalmente chega perfeitamente).

Espero que se siga a SNES e a cereja no topo do bolo era a Sega também entrar nisto com a Mega Drive ou a Master System :p
 
Não era pra comprar isto, mas depois de a ter na mão não consegui e lá trouxe uma..

Bem tem sido porreiro para dar uns joguitos antes de ir deitar, muitos jogos envelheceram bem, Mario Bros 3, Kirby, Punch Out, Balloon Fight, Super Contra, Double Dragon, a única desilusão foi o Final Fantasy que não consegui jogar mais de 2m e aquele Star Tropics (não percebo o que é pra fazer..).

O HDMI é bem vindo e a fidelidade do comando também (é pena é ter aquela saida esquisita.. queria utilizá-lo no PC, o tamanho do cabo também é curto mas pessoalmente chega perfeitamente).

Espero que se siga a SNES e a cereja no topo do bolo era a Sega também entrar nisto com a Mega Drive ou a Master System :p

Acho que já existe algo do género na SEGA
 
E vai sair outra, mas sem saida HDMI e de qualidade duvidosa, em termos de replica e qualidade de emulação não há superior à NES Classic Mini, que literalmente usa os comandos originais, por isso só é possivel superar usando os originaos com adaptadores USB ligados a um Media Center, e mesmo ai tinha que ser um Media Center com a carcaça da NES original, hum...
 
Última edição:
Epá, eu comprei na ***** de Santa Catarina. Acho que ainda havia lá mais...

A consola é do crl. Jogos que joguei quando tinha 6-8-10 anos, estão todos ali. É muito bom ver que muitos envelheceram estupidamente bem. E é bom um gajo jogar sozinho de vez em quando. Sem onlines. Sem grelhas de pontuações mundais, etc.

O cabo do comando é curto, é um facto, mas com isto de um gajo poder salvar onde está torna um gajo meio batoteiro. O que vem até nós nem é bem o comando, mas sim a consola no seu todo, para estar sempre a carregar no RESET e fazer novo load do nosso save quando se perde, haha. E esses cabos, do que vão da consola à TV, são suficientes.

Os load de 1-2 segundos. Comparar com as consolas actuais em que alguns jogos demoram vários minutos a ser carregados.

É tão bom aquele comando. Os bons, velhos e simples tempos!
 
As ATGames, que são esterco.

Isso é licenciado, nem os comandos são bons/japoneses.


Seria porreiro que igualassem a abordagem desta, a Master System e a Mega Drive estão mesmo a pedi-las. Mas tinha de ser inhouse.

Ia dizer exactamente o mesmo, o que saiu de ATGames está a anos luz da qualidade da NES Mini. E a Sega se quiser pode dar um salto e marcar a diferença em termos de limitações e catálogo quando comparado com esta Mini da Nintendo. Mas duvido que venha a acontecer.
 
Eu não era para comprar....mas como tinha talões para gastar, ficou-me por 48€ :)
Ainda estavam lá mais...e é ridículo o preço que andam a pedir por elas nos classificados...enfim...
 
Eu não era para comprar....mas como tinha talões para gastar, ficou-me por 48€ :)
Ainda estavam lá mais...e é ridículo o preço que andam a pedir por elas nos classificados...enfim...

Por acaso é curioso.. tenho um colega que comprou a pensar que daqui a uns anos isto ia valer muito devido aos anúncios que viu no eBay.

Onde comprei também havia muitas , esperem que vão aparecer mais..

Btw quando falei em consola Sega era uma feita por eles , não aqueles trambolhos que já vi até na ***** que não tem aspeto nada semelhante.
 
Última edição:
O chamado "formato electrónico" é uma trampa: São os manuais dos roms na Wii/Wii U, mais valia não se terem dado ao trabalho de os disponibilizar, raios... Tê-los feito em primeiro lugar.

De resto é uma iniciativa e peras; os scans estão bem limpos, são versões imprimiveis e estão, na medida do possivel optimizados para ocupar pouco espaço; de facto, a parte de optimizar pdf's scanneados para pouco espaço é-me incrivelmente suspeita. Só é pena que pararam aí. Podiam ter remasterizado em curvas/fontes em formato digital, como eu aliás já fiz a vários manuais dos anos 80 e 90. (designer gráfico in the house, ossos do oficio). Eu teria ido mais longe.

Sim, concordo contigo, aquele formato electrónico para impressão em formato A4 é algo mesmo feio e sem brio nenhum...

Os outros sim, estão espectaculares, até fico com vontade de imprimi-los para recriar os manuais :) O problema e que acho que me ia dar trabalho a mais para fazer frente e verso...



Obrigado, já mandei vir 2 unidades :)
 
Back
Topo