Avaria [no POST] avaria p8z68 / 15 2500k

pupo162

Membro
Bom dia!

Resumindo uma longa historia, estava a re-instalar o windows e num dos múltiplos reboots que aquilo faz, o pc não voltou a ligar.

Sistema(essencial):
MB p8z68 v/gen3 pro
i5-2500k
8gb ddr3 1600 (2x4)

juntamente com:
7950 - (testado e funciona)
1 hdd de 1tb do continente ( :P ) - (testado e funciona)
1 leitor de DVD's - (testado e funciona)
PS 620W - (testado e funciona)

sintomas:
ligo o pc, ele começa a fazer o POST, passa no teste de cpu, e de memoria, encrava no teste da VGA ficando uma luz vermelha acesa. De acordo com o manual da MB, isto significa que há um problema com a VGA instalada. Plot twist: a luz vermelha fica ligada mesmo sem VGA nenhuma la metida.
NOTA: o pc não entra na BIOS.

coisas que ja experimentei:
breadboarding, tirar o bixo ca para fora, e ligar apenas o essencial.
passear as RAM's de um lado para o outro
CLEAR CMOS
tirar a pilha durante 24 horas, curto circuito a bateria.
ligar outra VGA
verificar pinos da socket lga 1155 - nenhum está torto.

A minha questão é, depois de muito google pela internet este caso já se repetiu 1000x, infelizmente têm 2 causa possíveis, ou a MB pifou, ou o CPU fritou.

Aqui na zwame existe um post com o mesmo problema, mas morreu sem que o utilizador tenha revelado como/se resolveu o problema.

Procuro sugestões para poder isolar um dos componentes como defeituoso/ arranjar o problema.

desde já obrigado.
 
Última edição:
nao sei... mas na internet para este problema especifico ja encontrei casos em que era a memoria ram, o cpu e a motherboard. ja exclui a memoria. falta os outros 2.
 
Qual é mesmo a fonte? Isso dos 620 é muito vago.

Se dizes que o pc encrava no teste da gráfica, a gráfica é o que puxa mais.

Edit...tive a ler melhor...como tens as memorias? são todas iguais? Tira e volta a pôr. Desliga tambem todos os cabos e volta a ligar. Um cpu não frita do nada, é possivel que o problema esteja na board.

Basicamente só fritas um cpu se não tveres cabeça, ou por azar, por exemplo atravez de uma descarga estatica na montagem ou assim. MAs até nisto as board é que sofrem mais. Muito antes de um cpu.
 
Última edição:
boas pedro

a PSU é da coolermaster modular. n te sei dizer o modelo. mas tá a funcionar sem problemas ( ta agora mesmo a alimentar o pc suplente).

sao 2 memorias ddr3 da vegeanze iguais. JA testei passea-las pelas 4 slots. individualmente e aos pares. Acho pouco provavel que tenham rebentado as 2 ao memo tempo, logo descartei a opção de serem elas as culpadas.

Não houve montagem, por isso não sei.

eu tenho 99% que a culpa e da board... so tou um bocado curioso porque a bord tá toda a funcionar bem, tirando essa parvoice. (por exemplo se tirar as rams, ou o cpu, ela reconhece que os tirei, e da um erro diferente, o memOK aidna funciona etc).

Além de que o erro, foi num reebot normalissimo....

obrigado pela ajuda. :D
 
Bem, fica aqui escrito para a posteridade:

Comprei uma MB nova ( MSI B75-A43), e o pc já ta a funcionar outravez.

Infelizmente este problema é fatal, e mais recorrente do que é suposto para uma board deste preço (180 euros quando comprei). Lição aprendida, a partir de agora, garantia de 3 anos para tudo o que for componentes de pc que de facto queira preservar por 3 anos...

abraços e obrigado a todos os que me ajudaram.
 
Última edição:
Back
Topo