NOS Giga | DOCSIS 3.1

Desde Abril já esta disponível docsis 3.1 em algumas Células.
Neste momento pacote já esta disponível em toda rede HFC.
O trabalho agora e retirar ruído da células nas frequências baixas, 33 mhz ao 112 mhz, disponibilizar upload de 400 Megas.
Como tinha dito em tópicos anteriores, ate Setembro todas células estarão aptas a fornecer 1 GB de Down e 400 Up.
Agora e necessário 2 equipamentos em casa do cliente, Cable Modem Askey e router Thomson 789VAc.
Brevemente ira ser apresentado novo equipamento será 2 em 1.
Deixo informação que a rede HFC esta neste momento ser reagrupada com divisão de Celulas.
Para terminar congestionamento das células, estão a ser dividas todas celulas em 1 por 4.
Docsis 3.1 a largura do espectro dos canais diminui em 50%, velocidade aumenta em 200%.
Os 200 megas fornecidos agora em docsis 3.0 ocupa mais 80% da largura do espectro do que 1 GB em docsis 3.1
Esse novo equipamento já está em testes? É que quem quiser o próprio router wifi tem que ter neste momento 3 equipamentos, enquanto que na concorrencia, já têm só um equipamento (2 em 1) e ficam apenas com 2 equipamentos. Espero que saia muito em breve.
Quanto às restantes coisas que referiste, são excelentes notícias (principalmente o upload de 400 Mb), resta saber quando é que vão estar mesmo disponíveis para os clientes pois já sabemos que os prazos na NOS são muuuuuiiiitoooo alongados...
 
Desde Abril já esta disponível docsis 3.1 em algumas Células.
Neste momento pacote já esta disponível em toda rede HFC.
O trabalho agora e retirar ruído da células nas frequências baixas, 33 mhz ao 112 mhz, disponibilizar upload de 400 Megas.
Como tinha dito em tópicos anteriores, ate Setembro todas células estarão aptas a fornecer 1 GB de Down e 400 Up.
Agora e necessário 2 equipamentos em casa do cliente, Cable Modem Askey e router Thomson 789VAc.
Brevemente ira ser apresentado novo equipamento será 2 em 1.
Deixo informação que a rede HFC esta neste momento ser reagrupada com divisão de Celulas.
Para terminar congestionamento das células, estão a ser dividas todas celulas em 1 por 4.
Docsis 3.1 a largura do espectro dos canais diminui em 50%, velocidade aumenta em 200%.
Os 200 megas fornecidos agora em docsis 3.0 ocupa mais 80% da largura do espectro do que 1 GB em docsis 3.1
Muito interessante, obrigado :-) Essa redução de ruído e divisão de Células é feito só remotamente?
 
Surreal! Acho francamente que eu e tu deveríamos mudar para NOS HFC (Docsis 3.1). FTTH já bateu! :lol:

Cheers[/QUOT
Cada 1 adere a tecnologia que acha mais fiável e disponível na sua zona.
Todas as actualizações que falo serão num timing a 6 meses.
A NOS herdou uma rede 80 % HFC desactualizada com tecnologia cabo que tem 20 anos .
Teve que reinventar a rede, actualizar e investir muito, o Projecto High-Speed HFC ja tem investimento 38 milhões euros, só agora ficou disponibilizado aos clientes o velocidades 1 Gb. Ate 2019 investimento total será 100 milhoes.
Nao gosto de criticar nenhum operador, analisem bem o pacote canais digitais aberto disponíveis nos 4 operadores (MEO, NOS, Vodafone, Nowo) e vejam qual o que disponibiliza mais canais, canais HD.
A nível mundial só existe 3 operadores cabo com pacotes disponíveis em docsis 3.1.
 
Surreal! Acho francamente que eu e tu deveríamos mudar para NOS HFC (Docsis 3.1). FTTH já bateu! :lol:

Cheers

Não bateu, a própria NOS já anunciou a conversão da rede para FTTH. Com o tempo que eles demoraram a investir em Docsis 3.1 (ainda nem está finalizado) e pelo prazo dado para a conversão (70% até 2022) o Docsis 3.1 nem vai ter tempo para aquecer.

Acho estranho gastarem tanto milhão no Docsis para depois desfazer tudo e meter FTTH. O que é que me está a escapar aqui? Só se os 70% até 2022 forem mais uma mentira da NOS. Mas aqui não estamos a falar de alguém que mandou o barro para a parede num fórum, mas sim a promessa da própria NOS aos accionistas.

Mas ainda bem que a NOS, mesmo atrasada, está a investir na Internet. Porque há muito tempo que a NOS não é uma alternativa (VDF/Meo FTTH) no serviço de Internet.
 
Última edição:
Continuamos numa guerra que não leva a nada.

Também é possível incendiar um subfórum da concorrência falando no desprezo pelos clientes que não tem os serviços de ponta...
Acontece na NOS, mas todos sabem que o cabo não está em todo o lado e o satélite com internet fixa baseada na rede móvel tem fragilidades.
E nos outros em que a MEO só realça a FTTH e vende adsl ao mesmo preço ou mais caro a quem não pode aceder à fibra?No meu caso impingiam-me adsl para aguardar a fibra - e no meu caso até podia demorar pouco, porque estou num centro urbano. Já cá instalaram em partilha mas agora fechou a torneira e só o já concretizado.

Temos que venerar a MEO/PT porque optou por nunca cuidar dos clientes que a fizeram crescer com os milhões que foram pagando, além daquele que foram herdando do património de todos nós - e não esqueçamos a história ainda por contar do tempo do dono disto tudo...
Até surgirem privados na luta nem hipótese tinhamos de evitar a mensalidade do telefone fixo. Os privados entraram e isso foi mitigado mas quando começaram a ambicionar mais foi uma bela confusão. Para "limpar" um pouco separou-se o cabo da Pt quando apareceu a ZON e a PT começou com o IPTV lançada à custa dos muitos clientes herdados e sem alternativa aliciados com os pacotes Tv. Só assim se lançaram na fibra.
A Vodafone sendo empresa privada depende de uma multinacional que não é tão pequena assim e ainda há pouco comprou uma parte da rede da gigante Liberty Global na Europa
A única empresa destas que é portuguesa - mesmo que se fale na origem do capital ou dos acionistas continua só portuguesa. Batemos nela só por ser nacional, não?

Não percebo muito disto, mas aceito perfeitamente o invocado património herdado de empresas com infraestruturas antigas;: começava pela TVcabo mas os outros que foram adquiridos não eram empresas que pudessem optar por tecnologia de ponta. Mesmo assim vai sendo remendado o que é deles, por eles: quando era cliente ADSL da Clix servido pela PT/SAPO/MEO era um problema para remendar as borradas que eram feitas principalemente ao seviço da empresa ou das subcontratadas...
 
@jarvaz a maioria da rede HFC da NOS é do tempo da PT e também é um património de todos nós :) Com a vantagem da NOS/Zon/TVCabo nunca ter pago ao Estado (A PT pagou pela rede de cobre) e nunca ter sido obrigada a alugar a rede (A PT foi obrigada a lugar a rede de cobre a terceiros). Entre a PT e a NOS venha o diabo e escolha! Ambas tiveram muito dinheiro público investido e com isso tiveram desvantagem desleal perante as outras empresas. Não é por acaso que só a NOS (Zon na altura) conseguiu "matar" (comprar) sozinha 3 ou 4 empresas (TVTEL, Bragatal, Pluricanal e acho que mais uma que não me lembro).
 
@jarvaz a maioria da rede HFC da NOS é do tempo da PT e também é um património de todos nós :) Com a vantagem da NOS/Zon/TVCabo nunca ter pago ao Estado (A PT pagou pela rede de cobre) e nunca ter sido obrigada a alugar a rede (A PT foi obrigada a lugar a rede de cobre a terceiros). Entre a PT e a NOS venha o diabo e escolha! Ambas tiveram muito dinheiro público investido e com isso tiveram desvantagem desleal perante as outras empresas. Não é por acaso que só a NOS (Zon na altura) conseguiu "matar" (comprar) sozinha 3 ou 4 empresas (TVTEL, Bragatal, Pluricanal e acho que mais uma que não me lembro).
No caso pluricanal, a Zon fez um grande favor aos clientes pluricanal.
 
@jarvaz a maioria da rede HFC da NOS é do tempo da PT e também é um património de todos nós :) Com a vantagem da NOS/Zon/TVCabo nunca ter pago ao Estado (A PT pagou pela rede de cobre) e nunca ter sido obrigada a alugar a rede (A PT foi obrigada a lugar a rede de cobre a terceiros). Entre a PT e a NOS venha o diabo e escolha! Ambas tiveram muito dinheiro público investido e com isso tiveram desvantagem desleal perante as outras empresas. Não é por acaso que só a NOS (Zon na altura) conseguiu "matar" (comprar) sozinha 3 ou 4 empresas (TVTEL, Bragatal, Pluricanal e acho que mais uma que não me lembro).
Não esqueças o fenómeno da OPA falhada à ZON que nunca será bem explicada. E não esqueças que mesmo quando no património do Estado, ainda que parcialmente, as contas obscuras continuaram. Já o "pagou a rede cobre ao Estado" foi aos género das célebres PPPs... pagou um valor rídiculo que teve que ser aceite porque o Estado - como sempre - estava com a corda na garganta e tinha que fazer contabilidade criativa para arranjar uns cobres...
Depois tinha um serviço universal a prestar aos clientes e ainda agora não se coíbe de atirar as culpas para os outros quando o defeito fica na rede deles...
Obrigar agora clientes idosos a mudar para a fibra porque é o futuro mesmo que eles não saibam muito mais que lidar com o telefone fixo (nem precisem) é muito à frente. Também não lhes explicando que se houver indisponibilidade do sinal - não é impossível e já me aconteceu - ou por falta de luz ficam sem a possibilidade de telefonar nalguma emergência - com o cobre há telefone mesmo com falta de luz...
 
@jarvaz tudo certo... Mas a verdade não deixa de ser que a NOS teve parte da rede HFC com investimento público sem dar nada em troca. A PT deu e ainda teve condições obrigatórias. Podemos estar aqui a discutir os valores da compra e se as condições foram mal ou bem aplicadas. Mas no caso da NOS nem isso houve. Foi um investimento que reverteu na totalidade para a empresa privada que se formou após a OPA.

Mas isto já é offtopic. Moral da história nenhuma das empresas tem grande moral :)
 
Última edição:
@jarvaz a maioria da rede HFC da NOS é do tempo da PT e também é um património de todos nós :) Com a vantagem da NOS/Zon/TVCabo nunca ter pago ao Estado (A PT pagou pela rede de cobre) e nunca ter sido obrigada a alugar a rede (A PT foi obrigada a lugar a rede de cobre a terceiros). Entre a PT e a NOS venha o diabo e escolha! Ambas tiveram muito dinheiro público investido e com isso tiveram desvantagem desleal perante as outras empresas. Não é por acaso que só a NOS (Zon na altura) conseguiu "matar" (comprar) sozinha 3 ou 4 empresas (TVTEL, Bragatal, Pluricanal e acho que mais uma que não me lembro).

AR Telecom
 
Investir em ftth em zonas onde não têm cabo, tudo bem.
Mas qual a lógica de investir em fibra em zonas que podem ser actualizadas para Docsis 3.1 com 1Gbit de down e 400Mbit de up?
 
Não faço ideia dos planos mas provavelmente o FTTH inicialmente será em zonas onde não existe HFC ou onde está mais congestionado e onde concorrência é maior e os clientes de suposto maior valor.
Investir em ftth em zonas onde não têm cabo, tudo bem.
Mas qual a lógica de investir em fibra em zonas que podem ser actualizadas para Docsis 3.1 com 1Gbit de down e 400Mbit de up?
 
Não faço ideia dos planos mas provavelmente o FTTH inicialmente será em zonas onde não existe HFC ou onde está mais congestionado e onde concorrência é maior e os clientes de suposto maior valor.
E a partilha para tentar conter os custos e permitir agarrar os que queiram sair por haver condições ou características de serviço diferente
 
Back
Topo