Noticia - Cientistas criam disco óptico que armazena 1 TB

carlosjisas

Power Member
Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia conseguiu criar discos ópticos com 200 camadas. No total, estes discos podem armazenar mais de um terabyte de informação.

Os discos têm o tamanho físico de um DVD, mas dispõe de muito mais “espaço”, devido às duas centenas de camadas de dados. Até agora, os métodos de gravação permitem apenas armazenar dados em duas camadas, o que limita a capacidade a 50 GB, no caso de discos Blu-ray de dupla camada.

Os cientistas dizem que podem melhorar o processo de fabrico destes discos, prevendo-se que, no futuro, cada camada possa armazenar 25 GB. A confirmar-se esta previsão os investigadores ficam em condições de criar discos de 5 TB.

A notícia é avançada pelo arstechnica que explica o processo utilizado pela equipa. Desconhece-se quando a tecnologia vai poder ser disponibilizada ao público.
 
Grande BR!, é o que eu digo, estamos a entrar na era do Terabyte só não pensei é que os discos ópticos também lá chegassem pelo menos tão de pressa.


Cumprimentos,
:kfold:
 
Isto está a avançar a uma velocidade, começámos nos 25GB/50GB, depois 400 GB e agora 1 TB e ainda se prevê chegar aos 5 TB.

Até podia levar todos os meus PC's num só disco e sobrava muito:wow:
 
Eu ainda estou a espera dos disco com 1 yottabyte.:D

Discos ópticos com 1TB é fabuloso... Só de pensar que sou do tempo das disquetes lolololol
 
Agora imaginem o tempo que isso demora a gravar... Entao se aparece um "Burn Failed" estou a ver o pc a levar logo um chuto :D
 
isto avança a um ritmo (só as RAMs é que vão devagarinho :'()...

eu que ainda estou mais que safisteito com os meus dois discos rígidos (200 + 250GB).
pensar que um dia destes ainda posso pegar nas minhas duas bolsas de DVDs e por aquilo tudo num unico disco...

Agora imaginem o tempo que isso demora a gravar... Entao se aparece um "Burn Failed" estou a ver o pc a levar logo um chuto :D

cheguei a estragar um pack de 25 DVDs quase todo porque a gravação falhava sempre pelos 80/90%.
não era nada bonito acontecer isso com um destes:lol:
 
imaginando que sou uma pessoa que nao faço pirataria que compro tudo filmes jogos para que vou comprar um disco optico de 1tb se nao se proibido tirar da net. Vou gravar os meus documentos, fotos da familia num disco, para isso nao era perciso um 1 tb.

Agora que é um grande avanço na informatica é.

e gravar deve morar mais tempo do que uma mulher no shopping.
 
Tudo bem, é um avanço na informatica, na tecnologia não digo pois trata-se apenas do desemvolvimento de uma coisa que exist há muito, mas produzir um "DVD" com 200 camadas fica mais barato que produzir uma pen? é que, não me parece que a velocidade de leitura/escrita sejam muito atractivas... se um gravadorzito demora ai uns 20/30 minutos a gravar um DVD double layer... (blue ray não ando dentro do assunto...) imagino uma coisa dessas.. a que velocidade deve ter que rolar para ter uma velocidade aceitavel? é que uma pen não tem desgaste fisico...
 
imaginando que sou uma pessoa que nao faço pirataria que compro tudo filmes jogos para que vou comprar um disco optico de 1tb se nao se proibido tirar da net. Vou gravar os meus documentos, fotos da familia num disco, para isso nao era perciso um 1 tb.

Agora que é um grande avanço na informatica é.

e gravar deve morar mais tempo do que uma mulher no shopping.

imagina que o teu negocio é televisao, a tua emite em HD, pensando que tens backup de uma serie de coisas, envias projectos a clientes e tudo isso, se fores a ver 1Tb é mt mas se estivermos a pensar em nós clientes singulares, para certos tipos de negocio ainda devem de continuar a achar pouco. lol
 
Tudo bem, é um avanço na informatica, na tecnologia não digo pois trata-se apenas do desemvolvimento de uma coisa que exist há muito, mas produzir um "DVD" com 200 camadas fica mais barato que produzir uma pen? é que, não me parece que a velocidade de leitura/escrita sejam muito atractivas... se um gravadorzito demora ai uns 20/30 minutos a gravar um DVD double layer... (blue ray não ando dentro do assunto...) imagino uma coisa dessas.. a que velocidade deve ter que rolar para ter uma velocidade aceitavel? é que uma pen não tem desgaste fisico...

Penso que um BD com 50GB demore a volta de 48min a gravar @ 4x.
1TB... Se der pa usar uma regra de três simples... uiui:007:




cumpzZz
 
pelas minhas contas 960minutos

hora-----minutos
1-----------60
x----------960

960x1/6= 16 horas

o tempo aproximado é 16 horas se demorar esse tempo nem compensa experar, mais vale comprar o disco que demora-mos 20 minutos, e nas piores situações 1 hora )e chegar a casa montar o disco e começar a por tudo lá dentro e ainda ver os filmes demora-mos menos de 16 horas.
 
Já ha drivers de 2,5" com 500 gb, enquanto este disco ainda é um mero protótipo.

mais 1 ano e terás drivers de portáteis com 1 TB
 
eu gravo algumas coisas em dvds, backups de filmes e etc... já vi acontecer com mt gente e acontece comigo, k é os dvds riscarem-se.

Quem é que nunca se passou da cabeça á pala do ERRO DE REDUNDANCIA CICLICA OU REPUGNANCIA CICLICA??? é do mais enervante querer ver um filme e meter no leitor e aquilo n dar. E não me digam que são mal tratados pq não são...

Na minha opinião os discos opticos estão condenados á extinção devido á facilidade com que se riscam, quer tenham 4.7gb quer tenham 123213213213 zilões de bytes.
 
Eu gravo muita, muita coisa, e os riscos só estão nos cd's que empresto. Nunca risquei um, mas acidentes acontecem.
Quanto ao erro de redundância cíclica, a minha experiência (e só isso, vale o que vale) diz-me que se deve à qualidade dos cd's... Com certas marcas nunca tive problemas.
Seja como for, também os discos podem avariar a qualquer momento, e ao menos os riscos podem ser evitados. Continuo a preferir DVD's para backups importantes.
 
Agora imaginem o tempo que isso demora a gravar... Entao se aparece um "Burn Failed" estou a ver o pc a levar logo um chuto :D
Os gravadores também vão evoluir nas velocidades e....no preço: Ou seja, um gravador de BR ainda anda pelos 500€ agora um de um disco desses deve chegar aos 1000€.....
 
Back
Topo