Problema Nova build NR200P e Ryzen 7 5700G

cPM_

Power Member
Olá,

Acabei de montar a minha primeira build e estou com dois problemas os quais não sei como resolver:
  1. O audio jack do painel da frente da torre (NR200P) não funciona. Liguei o cabo da torre ao "Front Panel Audio Header" como indicado no manual da motherboard (Rog Strix B550-I Gaming) no entanto, e após formatar, ou com as drivers da Realtek (activando tudo na Realtek Audio Console) não consigo ter som nos phones. O Windows detecta o front panel na gestão de áudio, mas nunca detecta os phones (já tentei com vários).
  2. Aleatoriamente e apenas uma vez por "sessão" fico durante alguns segundos com ecrã todo a preto, ou com vários quadrados com diversas cores. Eu não tenho gráfica dedicada, então penso que esteja relacionado com a integrada do 5700G.

O primeiro ponto penso que não tem solução a não ser contactar a Amazon ou Cooler Master, correcto?
Para o segundo, há algo que eu possa fazer de forma a tentar reproduzir o problema?

Agradeço.
 
Para o primeiro problema, podes fazer um teste de continuidade, caso tenhas essa possibilidade.
Para o segundo, podes ver se um update à BIOS da motherboard resolve.
 
Para o front IO, confirma que está mesmo tudo bem ligado na board. Se desligando o Windows ainda detecta as portas. Se continuar, tenta ver com a Coolermaster primeiro, se não te conseguirem ajudar fala com a Amazon.

Para o ecrã preto, que Windows tens? Faz os updates ao chipset e às drivers para a GPU. Caso não resolva, faz update à BIOS.
 
Obrigado a ambos!

1. Não tenho capacidade de fazer um teste de continuidade, sou um leigo nisto, e também não tenho os materiais necessários. Eu de momento estou de férias, mas vou tentar novamente desligar e, por curiosidade, ver se o Windows continua a detectar as portas;

2. Tenho Windows 10 Home. Já fiz todos os updates ao chipset e às drivers. Vou tentar o da BIOS assim que estiver ao pé da máquina, só me falta fazer isso. Caso continue, é enviar para trás, correcto? À partida não pode ser outro componente?
BTW já troquei também de cabos HDMI para ter a certeza, e continuou igual. Até ao momento, penso que só aconteceu isto quando abri o YouTube ou um jogo, mas não tenho 100% certeza e como referi o momento é aleatório.
 
Para deixar um update:

1. O update à BIOS parece ter resolvido, mas preciso de dar um pouco mais de uso ao PC para ter a certeza.
2. A Cooler Master vai enviar-me um novo painel frontal para poder testar.
 
Back
Topo