Nova câmara para Timelapse

Tuvarao

Membro
  1. O QUE:Câmara.
  2. POR QUANTO: Até 150/200€
  3. PARA FAZER O QUE: Restauro de peças arqueológicas.
  4. PARA USAR ONDE: Laboratório de restauro, com a possibilidade de iluminação controlada.
  5. COMO ÉS: Neste caso, profissional.
  6. JÁ TENS: -
  7. COMO É A TUA "REDE": -
  8. ONDE COMPRAR: Apesar de ser algo indiferente, seria bom loja física ou online mas nacional.
Boa tarde, gostava de saber que câmara me recomendam para timelapse. É para ser usada em ambiente profissional, por isso deverá ser algo que faça o trabalho competentemente e com alguma qualidade. Resumidamente, será usada para registar o restauro de peças arqueológicas, documentando todo o processo seguido pelas técnicas de restauro, desde fragmentos até à peça completa.
Em termos de marcas e modelos, compramos há pouco tempo uma GoPro Hero Session 4 por 250€ mas está a ser usada numa escavação em Lisboa que não tem data para terminar. Pessoalmente uso uma Veho Muvi K2 que comprei para uma viagem ao estrangeiro e sinto uma incrível dificuldade em navegar pelos menus, mudar de fotografia para vídeo e para timelapse, é muito difícil trabalhar com ela. Conheço a fama das Xiaomi Yi mas já não as encontro à venda em lado nenhum, e das Yi2 (acima do orçamento...).
Alguma sugestão para além destas?
Muito obrigado!
 
Tem que ser tão wide?

Quanto tempo demora um restauro desses? É para tirar fotos de quanto em quanto tempo? (isto já é curiosidade)
 
De facto não precisa de ser, pode ser uma câmara normal. Eu é que me lembrei que as action cam normalmente já vêm com o modo timelapse e é relativamente fácil trabalhar com elas (excepto a minha, pelos vistos). Estávamos a usar uma Nikon d3100 mas o intervalómetro que compramos tem um tempo de exposição mínimo de 1seg. Deixa sempre arrastamento e num timelapse fica mal.

O tempo que demora o restauro não é facilmente contabilizado, depende sempre da peça/fragmento de onde partes. Se só tiveres um fragmento "insignificante" normalmente faz-se uma simples limpeza e consolidação e numa hora ou assim está pronto. Se tiveres vários fragmentos da mesma peça com colagens bem identificadas (o que cola com o quê) vai demorar bem mais, dependendo do tamanho, da forma e da percentagem da peça que está presente. Podemos estar a falar em restauros com a duração de uma semana ou mais. Neste caso são peças pequenas, penso que numa tarde estejam feitas. O intervalo das fotos poderá ser de 5 em 5 segundos, isso agora será uma coisa a experimentar...
 
Vou mandar o meu bitaite: triggertrap!

Usas um telemovel/tablet qualquer que seja android ou ios. Configuras tudo o que precisas atraves do software deles e podes usar todo o material que ja tens, so precisas comprar o cabo e fazes a festa por 33euros + portes.
 
Uma tarde a tirar fotos de 5 em 5 segundos ainda é bastante tempo. Tens que ter baterias extra eheh

As action cam funcionam bem, sim. Tenho uma Gopro, e uso bastante.

Se já tens uma Nikon, podes utilizar a lente numa D5100 que já faz nativamente Time Lapse, com todas as configurações possíveis wm termos de controlo de tempo (até podes controlar a hora de início e final).

Tenho uma Nikon J1 que também faz time lapse, e comprei-a como nova com a lente 10-30VR por 150€ (usada). A 10mm equivale mais coisa menos coisa aos 18mm da tua D3100. Vê se serve em termos de distância focal.

Depois ainda podes tentar arranjar outro intervalometro para a D3100 que te permita as configs necessárias.

A ideia do TheMadyor pode não ser descabida :)
 
Trigertrap parece-me uma boa opção, particularmente por possibilitar usar o setup que já temos. De qualquer forma limita o uso do smartphone de alguém durante o tempo que estiver a ser feito o timelapse, tem esse inconveniente...

O setup que usamos em Lisboa é o conjunto da GoPro mais o cubo de ligação para ligar directamente à tomada. A máquina seria para ficar estacionária, por isso não há problema nenhum de a ligar à tomada e deixar correr. Quanto à Nikon, não percebi muito bem o que sugeriste... Não tenho uma d5100 para isso, e penso que comprar um corpo é um bocado overkill :P

PS - outra das virtudes das action cam é a capacidade de aguentar poeiras e salpicos, coisas que podem acontecer com relativa facilidade num processo deste género...
 
Penso que podes usar o triggertrap em conjunto com a gopro mas manda-lhes um email, assim ajudam-te a escolher o cabo e tiram-te as duvidas. Quanto ao setup a minha sugestao seria usar um telemovel/tablet que ninguem precise e deste modo deixat a gopro e o telemovel constantemente ligados 'a corrente. Assim tinhas um software dedicado e, comparativamente 'as outras solucoes, de baixo custo.

Penso que o principal problema sera o armazenamento das fotos...
 
referia-me ao mecanismo no geral...
Uma coisa é fazer uns time lapses esporádicos.. Agora para trabalho, acho pouco viável..

Além disso, a mim, incomodaria estar a fazer um trabalho minucioso (acho que é o caso), e ter como barulho de fundo o "txic txic"... :freak3:
 
Sim, de facto uma das coisas de que se queixaram com a Nikon foi do constante barulho de fundo. Para além de que pode ser um trabalho com poeiras, vapores, salpicos... Coisas nada recomendáveis para uma dSLR...
 
Back
Topo