Nova lente MFT... 12, 12-35 ou 12-60

miguelbarroso

Power Member
Ando aqui às voltas com o que vou fazer para completar o meu setup.
Já tinha a G80 com o seguinte line up de lentes:

8-18/2.8-4.0 + 20/1.7 + 35-100/2.8 + 100-300/3.5-5.6 II + Olympus 45/1.8

A 8-18 acabava por ter muito pouco uso, e achei que a mesma devia ir à viola. E lá foi ela à sua vida.

A ideia inicial era trocar por uma Olympus 12/2.0... Mas entretanto tenho dado por mim a fazer mais video com a G80, e recentemente deu à costa uma GX80 (que provavelmente será substituída bem depressa pela GX9).

Uso as duas máquinas em contextos diversos... a G80 para video enquanto fotografo, as duas com lentes diferentes em jogos de Rugby, e passando a ter a GX9 a G80 irá passar a ficar em casa com mais frequência quando quero sair mais leve (com uma ou duas lentes apenas).

Isto veio baralhar as minhas voltas, pois em video, sinto falta de um zoom normal... logo agora que estava lançado para a 12/2.0, se vou para um zoom standard custa-me a investir tanto dinheiro nesta Olympus.

As duas opções que vieram para cima da mesa são a 12-35/2.8 e a 12-60/2.8-4.0. A primeira é tentadora com o 2.8 constante, mas verdade seja dita, em situaçoes de pouca luz, as minhas duas primes são a escolha inevitável. Mas em video, poder fazer zoom a 2.8 sem alterar a exposição dá muito jeito... Na Leica, o melhor é considerar que se trata de um zoom f/4.0 constante.

Em que situações me vejo a usar este zoom standard? em várias...
  • Como segunda lente nos jogos de rugby (atualmente uso a 35-100 e a 100-300, mas sinto muitas vezes falta da grande angular quando estou ao lado do campo e os miúdos se aproximam mais. Aí a 12-60 casa melhor com a 100-300, e em geral não tenho falta de luz.
  • Em video, para diversos usos
  • Como lente walkaround / viagem (provavelmente acompanhada com a 20/1.7)
Estou com pena de abandonar a ideia da prime 12/2.0... luminosa, pequenina e leve. Entre os dois zooms, a 12-35 tem a vantagem de ser um pouco mais compacta e o 2.8 constante, a 12-60 tem a vantagem de ter mais reach e permitir ir de viagem sem a 35-100.

Verdade seja dita que muitas vezes uso o telefone para fotos grande angular, ou mesmo a GoPro. Em situações de boa luz, estas coisas têm uma qualidade impressionante. Talvez por isso a 8-18 acabou por ter tão pouco uso.

Ando assim dividido sobre o que fazer e com qual das 3 ficar. Comprar mais do que uma está fora de questão
lol.gif
(até porque mais dia-menos-dia, secalhar é a G80 que dará lugar a uma G9).

Isto dá que pensar:

clxrWvz.png
 
A 12-60 é uma excelente all round, tenho a versão barata dessa lente e o intervalo focal é muito útil e está quase sempre num dos corpos... Também estava a pensar fazer um upgrade semelhante e em comprar essa, pois começa no 2.8, mas está apenas disponível nos 12mm e cai logo e pelo que estive a ler, e no meu caso, a diferença na qualidade de imagem para a que tenho não é assim tão grande tendo em conta a diferença abismal de preço e o que "ganho" (comprei a minha por €150 usada meia dúzia de vezes).

A 12-35 f2.8 II será provavelmente a minha escolha, porque ainda que perca em distância focal, ao menos tenho a abertura constante que pode não ser muito mas como é para viagem pode fazer a diferença em sítios com menos iluminação.

Querer, querer, queria a 10-25mm f1.7, mas para isso precisava de vender um rim :)
 
Pois... Entretanto ando aqui a fazer "tilt", pois quando se começa a pensar em upgrades, às tantas entra em cena a hipótese de trocar de sistema por completo... :blubomte::Whatever::rrotflm:
 
Back
Topo