Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Escuta, podemos entrar nos detalhes todos que quiseres, podemos descrever a forma como captas os fotões na parte de trás do olho, como são levados à parte de trás do cérebro, e como é depois tratado em várias zonas para "formar" uma espécie de imagem coerente, e isto é feito constantemente. A realidade é que tens de tratar várias "slices" de informação para criar uma imagem final, aquela que tu "vês". E a questão aqui é que o teu cérebro faz isso naturalmente, e preenche os locais com falta de detalhe, muitas vezes com uma espécie de arrastamento/blur. A ideia de "tratar" imagens é uma aproximação boa que chegue para passar a ideia de base. Mas nós não tratamos imagem como uma máquina/câmera digital, obviamente. Mas é uma aproximação fácil de se fazer apenas para facilitar a compreensão.

Tens aqui um vídeo onde tudo é explicado de uma forma muito genérica/simples. Aquilo que não é mencionado aí (e ainda não me consegui lembrar de qual era aquele onde tinha visto essa parte) é a parte de imagem composta. Mas isso poderei procurar mais tarde.

Mesmo que os teus olhos só consigam uma stream de dados limitada, a frequência importa para a claridade do movimento, que é isso que é importante retirar, mas existem limites até para o que é confortável para nós. Infelizmente não vou ter tempo para procurar dados mais concretos e estudos, mas pelo menos, ficam com uma ideia genérica de que há limites até para isto ;)
 
Estás fazer confusão com conceitos. Tu todos os dias vês o mundo a infinitos fps quando não estás a olhar para um ecrã, isso faz-te alguma coisa? Não, o nosso sistema de visão não funciona por imagens regularmente espaçadas no tempo. Muito menos um pipeline de dados onde muitos fps ultrapassam a largura de banda... Já vi ecrãs de 600 Hz (protótipos de projetores com DLP modificados) e o efeito era... 99,99% do mesmo efeito de usares um ecrã a 120Hz: indistinguível a não ser que usasses videos criados para mostrar diferenças (movimentos largos e rápidos na imagem).
 
ROG SWIFT PG248Q specifications:
https://www.asus.com/Monitors/ROG-SWIFT-PG248Q/specifications/

Interessante:
Display Colors : 16.7M (real 8 bit)
PG248Q supports 1920x1080 @ 144Hz (Overclock to 180Hz)
DisplayPort (Normal):67~166KHz(H)/30~144Hz(V)
DisplayPort (Overclock):67~212KHz(H)/30~180Hz(V)

Edit:
Sgnifica que nao usa o painel do costume (AUO M240HW01 V8), pq esse é 6 bits, nativo 120Hz e OC 144Hz.


EDIT:
A Asus editou as specs e retirou a referencia a 8 bits.
Segundo esta review, este painel é de 6 bits:
https://pcmonitors.info/reviews/asus-pg248q/
 
Última edição:
Pessoal eu tenho um Asus pg278q 144hz .. Vem com um cabo DisplayPort 1.2 ... Tenho de comprar um cabo DisplayPort 1.4 para ter os 144hz ? É que ontem a jogar the division não dava para colocar mais de 60hz ..
 
Ok obrigado .. Porque será que no the division só dá até 60hz nas opções gráficas do jogo ? Será que tem alguma coisa haver com o g-sync estar activo ?
 
Boas pessoal, eu ando com umas dúvidas, eu ando para comprar um monitor 34" e o que ando a "namorar" é o asus pg348q rog, no entanto também pondero outras opções desde que tenham a mesma qualidade, mas sempre 34" ou minimo de 32" alguém que possa oferecer o seu conhecimento e alguns artigos decentes sobre este monitor (sem serem comprados) em que confirmem a existência ou não de bleed, comparação de blacks etc etc...

Desde já obrigado!!!
 
no overclock.net tens uma thread para cada monitor, acer asus, etc

avalia por ti proprio.

eu nao compraria, o controlo de qualidade é pessimo
 
Ao nível da Asus nunca tive razão de queixa, tanto com apoio ao cliente como com a qualidade dos produtos que tenho adquirido deles, portateis, graficas e boards e nenhum problema, tive um problema com o portátil, repararam em 48h e sem custos para mim e vieram buscar a casa e trazer!

Edit:

Efectuei a resposta no post oficial para monitores, obrigado pela correcção biakuya!!!
 
Boas pessoal, eu ando com umas dúvidas, eu ando para comprar um monitor 34" e o que ando a "namorar" é o asus pg348q rog, no entanto também pondero outras opções desde que tenham a mesma qualidade, mas sempre 34" ou minimo de 32" alguém que possa oferecer o seu conhecimento e alguns artigos decentes sobre este monitor (sem serem comprados) em que confirmem a existência ou não de bleed, comparação de blacks etc etc...

Desde já obrigado!!!

asus pg348q rog, tenho um e só tenho a dizer bem:). Não veio com problemas . Boa imersão , 100hz fazem boa diferença vs 60hz, g sync boa tecnologia onde desaparece imperfeições nos movimentos bruscos na imagem , monitor é lindo , como apresenta boa qualidade de imagem pela tecnologia usada .
 
asus pg348q rog, tenho um e só tenho a dizer bem:). Não veio com problemas . Boa imersão , 100hz fazem boa diferença vs 60hz, g sync boa tecnologia onde desaparece imperfeições nos movimentos bruscos na imagem , monitor é lindo , como apresenta boa qualidade de imagem pela tecnologia usada .

E como é que fica na secretária, pq tenho medo do suporte traseiro ocupar muito espaço na secretária??
 
Tv aqui a ler a review do PG248Q:
https://pcmonitors.info/reviews/asus-pg248q/

E tem de se escolher entre Gsync e ULMB, devo dizer que nunca experimentei Gsync, mas usei o equivalente ao ULMB no Benq xl2411z com os tweaks do blurbuster e achei excelente.

Na review ve-se bem a diferença de BLUR entre GSYNC e 120Hz ULMB:
PG248Q-blur.png


Sendo assim acho que prefiro usar 120Hz ULMB ou equivalente em vez de 144Hz Gsync, ou penso mal?
Alguem já comparou o 120Hz ULMB vs 144Hz GSYNC num jogo?
 
O grande problema do ULMB é e sempre foi a perda substancial de luminosidade. Para além disso pessoal que como eu é sensível a flickers vai notar imenso.

Depois há o problema do motion em que nem com 120Hz vai ser compensado pois o eliminar o efeito de ghosting provoca uma maior percepção saltos de animação (obviamente que esta percepção varia de pessoa para pessoa).

Há quem curta ULMB mas para mim é uma tecnologia imensamente defeituosa e inútil.
 
No caso do Benq xl2411z (a minha unica experiencia com este tipo de monitores), sem os tweaks do blurbuster, o ULMB nao presta, realmente tira muita luz ao monitor e a experiencia nao é excelente.
Contudo depois de usar o "Blur Busters Strobe Utility" e o "VT1502" a luz fica muito forte.
Neste monitor, com strobe a 120Hz e estes tweaks, no meu caso nao tenho nenhuma perceção de cintilação, contudo nao suporto luzes fluorescentes.
Com estes tweaks, a experiencia que tive a jogar sem nenhum blur, só é igualada pelos antigos CRT.

Um pequeno detalhe que não gostei, foi do monitor comutar o modo de imagem entre desktop 60Hz e jogo 120Hz, no caso do BF4, vou muito ao desktop para mudar o mapa. O benq foi devolvido à amazon (há uns anos atras), tinham um pixel morto no meio do ecran.

Neste momento continuo com um LG W2442PA de 2ms 60Hz, um TN com um painel de 8 bits e input lag muito baixo.
Costumo jogar BF4 a 120 ou 144 FPS com o VSYNC off.

Procurava a experiencia que tinhamos nos antigos CRT, sem blur.

Não quero com isto dizer, que o strobe é a melhor opção, mas neste benq foi a que gostei mais.
Percebo as tuas objeções, e como dizes, existem diferentes percepções da mesma realidade, nomeadamente no caso do strobe.

Não queria gastar mais de 400 eur num monitor, se calhar, pelo preço, até fico bem servido com um LG 24GM77 para o que quero gastar.
Tb é opção manter o 60Hz que tenho, estou contente com ele.

Nos monitores 144Hz, sem usar ULMB ou equivalente, o blur continua como nos de 60Hz de 1ms?
 
O blur que tu sentes não vem dos 1ms, vem dos 60Hz. A 10ms reais, o blur dos 60Hz já é maior que o tempo de resposta dos pixels. Tanto quanto sei, a 144Hz, a experiência não sendo igual aos CRT's, já é uma grande melhoria em relação aos 60Hz. Agora, tens de conseguir é framerates muito elevadas para alimentar isto. Um outro ponto, o ULMB não usa flicker no sentido normal, porque não existe PWM por trás. Existem é frames negras entre as frames normais. Não é igual, mas suponho que possa ter um efeito algo semelhante em alguns pontos.

Posto isto, eu acho que com a fluidez de 144Hz, preferia o sync (para evitar tearing) do que o ULMB, mas isto é a opinião de quem naõ sente os arrastamentos como tu.. É mais fácil ver quebras na imagem sempre à mesma frequência, do que sentir quebras de fluidez quando baixas uns Hz no monitor. Em suma, o gsync traz-te consistência de imagem, e o ULMB traz-te 0 arrastamentos.
 
Pois, na foto do PG248Q, quando se passa de 60Hz para 144Hz, dá para ver uma melhoria no blur e a 180Hz ainda melhora mais e com ULMB fica com 0 blur.
 
Back
Topo